Conversa da família passional

Madalena Duarte e Amélia Augusto

16 dezembro, 18h, Tabacaria da OMT

Madalena Duarte

Socióloga e Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É Investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde participou em diversos projetos. É doutorada em Sociologia com a tese “Para um direito sem margens: representações sobre o Direito e a violência contra as mulheres”. A sua tese de mestrado deu origem ao livro “Movimentos na Justiça: Direito e Movimento Ambientalista em Portugal”. As suas áreas de interesse incluem a sociologia do direito, os estudos feministas, a violência de género, o tráfico de pessoas e os movimentos sociais. Tem vários artigos publicados e comunicações apresentadas sobre estes temas em conferências nacionais e internacionais. Atualmente é coordenadora do projeto “Homicídios nas relações de intimidade: desafios ao direito”.

Amélia Augusto

Doutorada em Sociologia, Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior e investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do ISCTE, Lisboa. Os seus interesses de investigação estão ligados à Sociologia da Saúde, à infertilidade e Tecnologias de Procriação Medicamente Assistida e à sociologia do género. Tem coordenado e lecionado unidades curriculares de área científica de sociologia da saúde, a ciclos de estudo em sociologia e a ciclos de estudos em ciências da saúde, colaborado, neste domínio, com várias instituições de ensino superior. A sua publicação tem sido realizada sob a forma de capítulos de livros e artigos, nacionais e internacionais. É coordenadora da Secção de Sociologia da Saúde da Associação Portuguesa de Sociologia.

Curadoria e Moderação

Sílvia Portugal

Ciclo de Conversas da família

O Ciclo de Conversas da família, é uma atividade paralela da nova criação do Teatrão, com seis temas a serem discutidos a partir dos contos de Valério Romão que apresentamos no espetáculo:

1. da família Contemporânea

2. da família e do Estado