Planeamento Urbano Insurgente: Reflexões teóricas e práticas espaciais

22 março
Professor Elson Pereira

No dia 22 de março, no âmbito do Doutoramento em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas, decorre o Seminário com o tema “Planeamento Urbano Insurgente: Reflexões teóricas e práticas espaciais” proferido por Elson Manoel Pereira, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil.

O evento decorre na sala 2, do CES – Alta, pelas 10h30.

Resumo
Combinando antigas e novas formas estratégicas de luta, práticas sociais insurgem no cenário urbano e buscam contornar o cerceamento do espaço urbano pelo capital financeiro, utilizando-se de formas alternativas de apropriação do espaço e de territorialização para ocupar os espaços da cidade e reinvindica-lo enquanto bem comum. O seminário abordará essas práticas na cidade de Florianópolis/Brasil, fazendo a ligação com a reflexão internacional.

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento em «Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas» (CES/FEUC

Nota biográfica
Elson Manoel Pereira - Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, o responsável pelo Seminário foi Prof. da Cátedra CAPES de Ciência Sociais e Humanas em 2016.

Doutorado em Urbanisme et Aménagement - Institut d'Urbanisme de Grenoble (1999) e Pós-doutorado no Institut de Geographie Alpine (Grenoble). Atualmente é professor de Planejamento Urbano do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e foi Secretário Executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR. É ainda professor visitante na Universidade de Grenoble.