Carmen Amado Mendes, nomeada para o cargo de presidente do Centro Científico e Cultural de Macau

19 fevereiro
Carmen Amado Mendes
© FEUC

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acaba de designar Carmen Amado Mendes, professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, para o cargo de presidente do Centro Científico e Cultural de Macau. É intenção do Governo reestruturar e modernizar aquele instituto público nacional, cujas funções básicas são a investigação, a documentação e o museu. O Governo quer, nomeadamente, dinamizar e promover as instalações na Rua da Junqueira em Lisboa, como “polo de atração de investigadores e estudantes nacionais e estrangeiros, assim como do público em geral”.

Doutora pela School of Oriental and African Studies (Universidade de Londres) e mestre pelo Institut des Hautes Études Européennes (Universidade de Estrasburgo), Carmen Mendes é docente do Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da UC, onde também criou e coordena o curso “China and the Portuguese-speaking Countries in World Trade”.

O Centro Científico e Cultural de Macau é um Instituto Público, do Ministério da Educação e Ciência, vocacionado para as questões da China, para o universo das relações entre Portugal, e restante Europa, com a China/Ásia Oriental. Muito em especial, para os temas e problemas luso-chineses, no passado e no presente, e a realidade internacional que é Macau, fronteira multissecular por excelência da China com os Mundos do Mundo. O CCCM é, também, um espaço de estudo e de ensino da língua, cultura e história da China. Uma ponte da cooperação Portugal-China que, passo a passo, lança sementes para futuras gerações de sinólogos portugueses e lusófonos chineses. O CCCM é um centro de investigação científica, de formação contínua e avançada, de alta divulgação cultural e de especializada informação. Cumpre estas funções através de equipas de investigação, de um original Museu e de uma apetrechada e especializada Biblioteca.