Cerimónia de entrega dos diplomas de Bachelor | Programa Integrado Bordéus-Coimbra

22 março
Cadeiras auditório
© FEUC – Ana Raquel Rodrigues

A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra organiza na próxima sexta-feira, dia 22 de março, pelas 12 horas, no Auditório da FEUC, a sessão solene de entrega dos diplomas de Bachelor aos estudantes que completaram o terceiro ano do Programa Integrado Bordéus-Coimbra (Fileira Integrada França-Portugal) iniciado em 2015.

A cerimónia de entrega dos diplomas de Bachelor de sexta-feira contará com a presença de representantes da Embaixada de França em Portugal e do Institut Français du Portugal, além da representação da direção da FEUC. Estarão igualmente presentes Michel Cahen, Professor do Instituto de Estudos Políticos de Bordéus e coordenador, juntamente com o Prof. Patrick Zimmerman, da Fileira Integrada em Bordéus, e os Professores Elísio Estanque e Daniel Francisco, coordenadores do Programa integrado na FEUC.

O diploma de Bachelor corresponde, na instituição francesa envolvida nesta cooperação académica com a Universidade de Coimbra — o Instituto de Estudos Políticos de Bordéus, Sciences Po Bordeaux —, a um certificado de estudos de 1º Ciclo, equivalente à Licenciatura no currículo universitário português. Este diploma (iniciado em 2003) é atribuído ao fim de três anos, validando as capacidades dos estudantes de prosseguir estudos para o grau de Mestre (2º Ciclo), que pode ser concluído em Sciences Po – Bordeaux (em 4 grandes áreas e duas dezenas de especialidades) ou na FEUC, onde os Mestrados escolhidos podem ser em Sociologia ou em Relações Internacionais.

Uma vez concluído com sucesso o 5º ano de estudos, cada estudante recebe dois diplomas: o do Mestrado da FEUC e o do Diplôme de Sciences Po Bordeaux, os quais conferem o grau de mestre em ambas as instituições. Globalmente, duas dezenas de estudantes por ano (10 oriundos da FEUC e 10 do Instituto de Estudos Políticos de Bordéus) recebem o diploma de Bachelor, enquanto nos cinco anos do Programa Integrado estão atualmente envolvidos oitenta estudantes, metade em Coimbra e metade em Bordéus.