Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Adelino Fortunato | Última Lição

19 fevereiro
Adelino Fortunato
Adelino Fortunato

TRANSMISSÃO ONLINE

Realiza-se no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no dia 4 de março, a partir das 18h30, a “Última Lição” do Professor Doutor Adelino Fortunato com o título «De 'O Significado do Desenvolvimento' à 'Nova Agenda do Desenvolvimento': Em defesa da Transformação produtiva, dos Empregos de boa qualidade, da Igualdade e da Mudança Estrutural Sustentável».

Adelino Manuel Guimarães Fortunato nasceu no Porto em 1950, cidade onde completou os estudos de nível primário, na Escola Primária do Carvalhido, secundário, no Liceu D. Manuel II (atual Rodrigues de Freitas) e superior, licenciando-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Em 1978 ingressou na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sendo nesta universidade que obteve o Doutoramento em Economia e prestou provas de Agregação.
Como professor universitário e investigador em Economia no GEMF e no CeBER dedicou-se especialmente às áreas do Desenvolvimento e do Crescimento Económico, bem como à Economia Industrial e à Regulação Económica, com especial incidência no desempenho dos Serviços Públicos. Publicou artigos científicos em revistas como Journal of Evolutionary Economics, Empirica, Small Business Economics, Utilities Policy, Water Policy, International Journal of Transport Economics, Journal of Productivity Analysis, International Journal of the Economics of Business, European Research Studies Journal.
É co-autor do artigo B. OLIVEIRA e A. FORTUNATO (2006) “Testing Gibrat’s Law: an Empirical Evidence from a Panel of Portuguese Manufacturing Firms”, International Journal of the Economics of Business, Vol. 13 (1): 65-81, que obteve em 2013 o prémio 20 ARTICLES FOR 20 YEARS, da editora Routledge Economics e do editor desta revista no seu 20º aniversário, por ter sido considerado um dos 20 melhores.
Participou nas movimentações estudantis contra o regime anterior ao 25 de abril de 1974 e foi dirigente da Liga Comunista Internacionalista e do Partido Socialista Revolucionário, este desde a sua fundação. Atualmente é dirigente do Bloco de Esquerda. Tem publicado artigos de opinião sobre atualidade política e económica em diversos jornais com destaque para o Público.