Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Novo Programa de Doutoramento CES/FEUC | Sociology of the State, Law and Justice / Sociologia do Estado, do Direito e da Justiça

17 dezembro, 2020
FEUC
FEUC
© FEUC

Novo Programa de Doutoramento CES/FEUC

Sociology of the State, Law and Justice / Sociologia do Estado, do Direito e da Justiça

Coord: Boaventura de Sousa Santos, António Casimiro Ferreira e Sara Araújo | Candidaturas: 2021

O Centro de Estudos Sociais (CES) e a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) passam a integrar no seu plano de estudos, já no ano letivo de 2021/2022, um novo programa de doutoramento em «Sociology of the State, Law, and Justice / Sociologia do Estado, do Direito e da Justiça».

Coordenado por Boaventura de Sousa Santos, António Casimiro Ferreira e Sara Araújo, professores/a e investigadores/a das duas instituições tutelares, cujos currículos científicos comprovam as suas competências nas áreas de estudo em análise, foi urdido um plano de estudos marcado por referenciais de nível superior no espectro internacional no campo da sociologia do direito.

De acordo com a sua coordenação, este Programa de Doutoramento de âmbito internacional único «assenta no legado de quatro décadas de reflexão e investigação empírica internacional do CES e da FEUC na área da sociologia do direito e da política e responde aos desafios do rigor científico, da interdisciplinaridade e da descolonização do saber, promovendo simultaneamente o uso de metodologias inovadoras de investigação e um conhecimento crítico que contribua para o desenvolvimento e a democratização das sociedades». Lecionado em inglês, mas assegurando a possibilidade de realizar a avaliação individual em inglês, português ou espanhol, este programa preenche uma lacuna na oferta académica internacional e pretende atrair candidatos/as de todos os continentes.

Poderão candidatar-se a este doutoramento titulares de grau de mestre ou equivalente legal em ciências sociais ou humanidades; titulares do grau de licenciado, que sejam detentores de um currículo escolar, científico especialmente relevante, que ateste a capacidade para realizar este ciclo de estudos; ou simplesmente detentores de um currículo escolar, científico ou profissional ou especialmente relevante, que se entenda suficientemente capaz.

A equipa de coordenação identificou um conjunto de áreas e saídas profissionais que respondem ao desígnio fundamental de apetrechar os/as estudantes ao nível da: docência universitária; investigação em estudos interdisciplinares; formação avançada e de nível superior e médio para quadros superiores, de entidades públicas e privadas; definição de políticas públicas; jornalismo especializado; administração pública e desempenho de funções altamente habilitadas no âmbito do terceiro setor.

Estruturado em 8 semestres, correspondentes a 240 ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos), o programa aborda temáticas prementes e emergentes de relevância internacional, tais como: Teorias sociais do direito e da justiça; Crime e violências de gênero; Estado, democracia e pluralismo jurídico; Acesso ao direito e à justiça, tribunais e políticas de administração da justiça; Modernidade, colonialismo e violência racial e Direitos sociais, financeirização e desigualdades. A realização de um estágio de pesquisa de curta duração numa instituição parceira, nacional ou estrangeira, assegurará uma breve experiência de mobilidade.

Outras informações > AQUI