Jean Monnet Lectures | A Europeização da Defesa: Os Labirintos da Construção Europeia

19 março
Ana Santos Pinto

No dia 19 de março, pelas 16 horas, decorre na sala Keynes  um seminário no âmbito da Cátedra Jean Monnet.

Ana Santos Pinto, Secretária de Estado da Defesa Nacional, é a convidada deste seminário onde abordará o tema A Europeização da Defesa: Os Labirintos da Construção Europeia.

Biografia
Doutorada em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em História das Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) e Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade Nova de Lisboa. Tem como principais áreas de investigação académica as Identidades em Política Internacional, a Política Externa e de Segurança da União Europeia e geopolítica do Médio Oriente. Colabora, regularmente, com vários órgãos de comunicação social.

Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Nova FCSH), Investigadora e Membro do Conselho Executivo do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-Nova) e Investigadora Associada do Instituto da Defesa Nacional (IDN).

Entre outras atividades profissionais, desempenhou funções de Consultora de Investigação para a Organização das Nações Unidas, no Projeto Aliança das Civilizações (2008-2010), foi Assessora para as Relações Internacionais do Ministro da Defesa Nacional do XVII Governo Constitucional (2006-2009) e Assistente de Investigação no Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (2001-2003)

Sobre a Cátedra Jean Monnet | EU External Relations to the East

A Cátedra Jean Monnet é uma posição docente, com especialização em estudos sobre a União Europeia, para professores universitários. Os titulares da Cátedra Jean Monnet são selecionados pela Comissão Europeia através do seu programa Erasmus +, que incluem as Ações Jean Monnet, através de um processo altamente competitivo.

Mais informação.