Apresentação de livro | «O fim do império cognitivo» de Boaventura de Sousa Santos

Boaventura de Sousa Santos
© FEUC – Ana Raquel Rodrigues

No dia 12 de abril, pelas 19 horas, na Livraria Almedina Estádio (Coimbra), será apresentado o livro “O fim do império cognitivo” de Boaventura de Sousa Santos.

A apresentação do livro será feita por Hjalmar Joffre-Eichhorn, estudante do Doutoramento em Pós-colonialismos e Cidadania Global, e Jessica Morris, estudante do Doutoramento em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas.

Sinopse
Neste livro o autor desenvolve o seu conceito de «Epistemologias do Sul», delineando um universo teórico, metodológico e pedagógico que desafia o domínio do pensamento eurocêntrico. À semelhança de uma coleção de conhecimentos oriundos das experiências de povos marginalizados que resistem ativamente ao capitalismo, ao colonialismo e ao patriarcalismo, as Epistemologias do Sul representam assim formas de conhecimento que são geralmente desacreditadas, apagadas e ignoradas pelas culturas dominantes do Norte global. Observando o declínio da eficácia das soluções sociais e políticas estabelecidas para combater a desigualdade e a discriminação, Boaventura de Sousa Santos sugere que a justiça global só pode existir através de uma mudança epistemológica que garanta a justiça cognitiva. Esta mudança cria novas estratégias alternativas de mobilização política e ativismo, fornecendo aos grupos sociais oprimidos os meios pelos quais representariam o mundo nos seus próprios termos.

Nota biográfica do autor
Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra, a 15 de Novembro de 1940. É Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973), Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison.

É Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

Temas de pesquisa: Epistemologia, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais, direitos humanos.

Os seus livros têm sido publicados em português, inglês, italiano, espanhol, alemão, francês e chinês.