Conferência de abertura do ano letivo 2020/21 | Recursos Energéticos, Geopolítica e o Futuro da Economia Global

14 setembro
António Costa Silva

No dia 23 de setembro, realiza-se a conferência de abertura do ano letivo 2020/21 na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

“Recursos Energéticos, Geopolítica e o Futuro da Economia Global”, é o tema da conferência que será proferida por António Costa Silva, Presidente da comissão executiva da Partex Oil and Gas e consultor do Governo. A sessão será encerrada por Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra.

O evento tem início às 17 horas, no auditório da FEUC com transmissão em streaming, via youtube.

Esta iniciativa está inserida no programa que assinala o arranque do ano letivo 2020-21, que tem como parceiros o Diário As Beiras, o Diário de Coimbra e a RUC – Rádio Universidade de Coimbra.

António Costa Silva é um engenheiro, professor universitário e gestor português. Licenciou-se em Engenharia de Minas pelo Instituto Superior Técnico, fez o mestrado em Engenharia de Petróleos pelo Imperial College e doutorou-se pelas duas faculdades com uma tese sobre O Desenvolvimento de Modelos Estocásticos aplicados aos Reservatórios Petrolíferos.

Em 1980, iniciou a sua atividade profissional na Sonangol, em Angola. Entre 1984 e 1997, trabalhou na Companhia Portuguesa de Serviços e, de 1998 a 2001, foi diretor executivo da multinacional francesa CGG. De 2001 até à ida para a Partex, em 2003, trabalhou no Instituto Francês do Petróleo, em Paris.

É professor agregado no Instituto Superior Técnico e presidente da Comissão Executiva da empresa petrolífera Partex Oil and Gas.

Em junho de 2020, foi designado pelo Governo Português para coordenar os trabalhos preparatórios de elaboração do Programa de Recuperação Económica e Social 2020-2030.