Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

[Adiada] Jean Monnet Lecture | Ontological security and its discontents

10 dezembro
Stefano Guzzini
Stefano Guzzini

No dia 10 de dezembro, às 11h (hora de Lisboa) realiza-se, na sala Keynes e via zoom, um seminário no âmbito do Centro de Excelência Jean Monnet.

Stefano Guzzini, do Danish Institute for International Studies, Uppsala University | IRI PUC-Rio, é o orador convidado desta “Jean Monnet Lecture” onde abordará o tema “Ontological security and its discontents”.

Zoom link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87318593756?pwd=bTJGTTBGcXFwZ1lyZXIycjVBWUZUZz09

Meeting ID: 873 1859 3756

Password: 867526

____________________________________________________________________

Stefano Guzzini

My research focus lies within the field of International Relations, relying on social and political theory, political science, sociology and political economy. The focus of my publications has been with realism and constructivism in international theory, foreign policy analysis (mainly applied in Europe), as well as with the conceptual analysis and theories of power. More recently, I have worked on interpretivist methodologies (process tracing and notions of causality) and critical geopolitics.

O Centro de Excelência Jean Monnet é um dos Programas Jean Monnet criados pela Comissão Europeia e destinados a promover a valorização do ensino superior e a investigação científica de alto nível em matéria de integração europeia em qualquer parte do mundo. Entre os Programas Jean Monnet ele é o mais exigente e, por isso, o mais difícil de ser obtido. É outorgado por concurso público de âmbito mundial. É atribuído a uma Universidade no seu conjunto, embora a candidatura possa ser apresentada por uma ou mais Faculdades ou por um ou mais Titulares de uma Cátedra Jean Monnet. Deste grau de exigência resulta que o Centro de Excelência só é concedido a Universidades de mérito já comprovado em matéria de integração europeia e que na respetiva candidatura demonstrem possuir capacidade e condições, designadamente a nível de meios humanos e científicos, para merecer essa distinção. Na sua atribuição é privilegiado o carácter pluridisciplinar do Centro.

O Centro de Excelência da Universidade de Coimbra foi-lhe concedido através de uma candidatura sob o tema geral PRONE - Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours, apresentada pela sua Faculdade de Economia e tendo como sua Coordenadora Académica a Professora Doutora Maria Raquel Freire, Professora Catedrática da FEUC e Titular de uma Cátedra Jean Monnet. O Centro de Excelência irá envolver, ainda, Professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.