Exposição Fotográfica “Caminhos” de Rosa Monteiro

08 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

Está patente no Bloco de Ensino da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a Exposição Fotográfica "Caminhos" de Rosa Monteiro, Professora da FEUC.

caminhos

É ousado desafiar com “caminhos” quem tem sido itinerante. Itinerante, errante, (in)determinada. Quem tem muitas direções e que poucas linhas retas seguiu, consciente das ramificações e das muitas avenidas experimentadas.

Olhando sempre para o lado, vendo quem vai em paralelo, ou em contramão, ou até mesmo lá bem longe e distante. Imensos nomes, mas muitas mais caras. Nas bifurcações e confluências, o olhar sociológico afina-se ao mirar as desigualdades, a dureza das vidas, e também o que as faz sublimes.

Talvez a fotografia das coisas que nos rodeiam e inquietam cumpra o papel de desvendamento do não visível, do não reconhecido, tornando público o até então privado e, assim, se possa também, modestamente, constituir como pedra de toque de transformação, de justiça social e de combate às discriminações. Pudesse a fotografia ser uma ferramenta eficaz nestes propósitos. Pudessem estes 'olhares' cumprir esse caminho.

Rosa Monteiro, fevereiro 2024

Partilhe