Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Fundo de Apoio a Estudantes de Doutoramento (FAE)

Foto FEUC 2


(novas regras)

O Fundo de Apoio a Estudantes de Doutoramento (FAE) destina-se a estimular a qualidade na investigação desenvolvida pelos estudantes de doutoramento, através de apoios que proporcionem o reforço das condições para a sua inserção na comunidade científica internacional.

O FAE apoia o trabalho de investigação dos/as estudantes de doutoramento, estimulando a participação ativa, com apresentação de comunicações, em encontros científicos de qualidade, como passo intermédio para a submissão de trabalhos a revistas científicas de referência.

Este apoio consubstancia-se na disponibilização de uma verba para suportar, em
parte ou na totalidade, os custos incorridos com estas apresentações, nomeadamente inscrição, viagem e alojamento. O FAE pode ainda ser usado para acesso ou aquisição de outros recursos ou serviços essenciais ao trabalho de investigação dos/as estudantes.

Este apoio aplica-se apenas quando as atividades não estão integradas ou não podem ser suportadas por outras fontes de financiamento, estando a sua atribuição sempre sujeita a decisão do/a Diretor/a da FEUC.

O acesso a este fundo é feito através de candidatura, nos seguintes termos:
 
  • o FAE aceita candidaturas de doutorandos/as cujo projeto de tese já tenha sido formalmente aceite e registado.
 
  • o número de ECTS de inscrição do doutorando/a não supere 1.5 vezes o número de ECTS previsto para a duração do respetivo curso de doutoramento.

  • apenas poderão aceder a este fundo estudantes com as propinas regularizadas no momento do pedido e no momento de execução da despesa.

  • As candidaturas ao apoio à participação em encontros científicos devem ser acompanhadas da aceitação da comunicação no encontro científico a que foi proposta, do parecer do/a orientador/a acerca da pertinência e da qualidade da comunicação e de um resumo da comunicação. Deve igualmente ser apresentada uma estimativa das despesas envolvidas e que possam ser documentadas posteriormente para efeitos de justificação da bolsa.

  • Serão critérios de decisão a qualidade do encontro científico em que a comunicação é apresentada, a demonstração da relevância da comunicação no programa de investigação do candidato, o montante disponível para o financiamento e os montantes utilizados pelo estudante no ano anterior.

  • O financiamento é atribuído de acordo com o Regulamento de bolsas diversas da Universidade de Coimbra (Bolsas de curta duração para deslocações no âmbito de actividades de investigação ou extensão universitária). Os doutorandos com candidatura aceite deverão apresentar a documentação especificada na ficha de inscrição.

  • O FAE pode ainda ser usado para acesso ou aquisição de outros recursos ou serviços essenciais para o trabalho de investigação dos/as estudantes, mediante justificação detalhada da necessidade. O pedido deve ser acompanhado de parecer do/a orientador/a que justifique a necessidade para o desenvolvimento do trabalho de investigação.

  • As publicações e comunicações cujos trabalhos de investigação tenham tido apoio através deste Fundo devem mencionar o apoio concedido pela FEUC e, na afiliação, que o/a autor/a é doutorando/a da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.


Candidaturas

Candidatura  A formalização da candidatura deverá ocorrer até 45 dias antes da data da realização do Encontro Científico ou aquisição de outros serviços/ recursos.  
    
Como apresentar candidatura  

Por favor preencha a formulário de candidatura e envie-a para eea@fe.uc.pt, juntamente com:
- parecer do seu orientador

- aceitação da comunicação (apenas para encontros científicos)

- resumo da comunicação (apenas para encontros científicos)

 
    

Candidaturas aceites

Documentos a entregar (até 15 dias após a realização do evento)
 - Faturas/recibos em nome da Universidade de Coimbra (NIF:501617582) relativos às despesas para as quais pretende o reembolso.
- Talões de embarque (ida e volta)
- Certificado de presença na Conferência
- Breve relatório de missão
- Comunicação integral em formato pdf