Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Colóquio: en-re-dar a cidade: transformação e participação entre a teoria e a prática

ORGANIZAÇÃO

Doutoramento em Sociologia

Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo

Doutoramento em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas

Jazz ao Centro Clube

Há Baixa

cartaz enredar a cidade


APRESENTAÇÃO

No âmbito de de um conjunto de intervenções inovadoras desenvolvidas na Baixa de Coimbra, mobilizando uma rede de atores locais, entre as quais se contam as intervenções do Projeto Há Baixa, e do Museu Temporário de Memórias, e com o propósito de desenvolver reflexão e prática sobre formas de intervenção inovadoras na mobilização e participação da populações, organizações locais e a comunidade académica em processos de regeneração urbana, propomos este Encontro, onde se promovem aprendizagem mútuas e reflexões cruzadas entre as teorias e as práticas de transformação participativa das cidades.

No primeiro dia do encontro, na FEUC, envolve-se a comunidade académica, estudantes e docentes, e protagonistas de intervenções na Baixa com a apresentação de casos de boas práticas como é o do Rés-do-Chão e a Feira Vizinha, em Lisboa, e o do projeto Há Baixa, em Coimbra. Reflete-se sobe dimensões teóricas e práticas da inovação social e da intervenção urbana, sobre formas de participação inovadoras na gestão das cidades. Será também discutida a agenda a agenda das cidades criativas. Este será o mote para uma reflexão envolvendo os diversos participantes, num espaço reflexivo de interação entre a investigação e a prática, que visa gerar aprendizagens e propostas numa perspetiva de mobilização do conhecimento e da ação.

No dia seguinte, no Salão Brazil e Baixa de Coimbra, são apresentadas, in situ, as iniciativas realizadas pelo Projeto Há Baixa e Museu Temporário de Memórias, e reflete-se sobre aprendizagens com os protagonistas do Rés-do-Chão. Os projetos desenvolvidos pelo Rés-do-Chão serão depois apresentados à comunidade da Baixa de Coimbra, abrindo mais o diálogo para a possibilidades de mobilização participada e em rede para a intervenção na Baixa de Coimbra.



PROGRAMA

SEXTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO (FEUC, SALA 3.5)

14.30 APRESENTAÇÃO dos PROJETOS RÉS-DO-CHÃO E FEIRA VIZINHA (Margarida Marques)

15.30 APRESENTAÇÃO DO PROJETO HÁ BAIXA

16.15 COMENTÁRIO: INICIATIVAS DE CIDADÃOS NA GESTÃO DAS CIDADES (Isabel Ferreira, CES/FEUC)

17.15 PAUSA

17.45 CONFERÊNCIA: A AGENDA CRIATIVA EM PORTUGAL (CLAUDINO FERREIRA. FEUC/CES)

18.45 - 20.00 WORKSHOP: TRABALHO EM REDE (MODERAÇÃO: BEATRIZ CAITANA, FEUC/ECOSOL)

SÁBADO, DIA 17 DE DEZEMBRO (SALÃO BRAZIL)

09.00 VISITA À BAIXA DE COIMBRA

10.00 CONVERSA DEBATE

12.30 APRESENTAÇÃO DO PROJETO RÉS-DO-CHÃO À COMUNIDADE DA BAIXA

13.00 ALMOÇO COMUNITÁRIO I LARGO DO poço



PROJETOS

Rés do Chão

É um projeto de regeneração urbana que combate o problema da desactivação social e económica de bairros nos centros urbanos. Iniciou em 2015 uma estratégia de dinamização do espaço público enquanto dimensão que deveria ser reapropriada e repensada pela comunidade local segundo as suas necessidades... Realizou a Feira Vizinha e a 1ª experiência Parklet Piloto em Lisboa, traçando como meta novas relações de vizinhança e proximidade entre os comerciantes residentes e turistas transeuntes, segundo o principio de coesão social e territorial

Feira Vizinha

Mercado de rua, associado aos comerciantes locais, que ocupa de dois em dois meses o Largo Dr. António de Sousa de Macedo no primeiro sábado de cada mês. Surgiu do desejo dos comerciantes locais de ocupar um espaço público subvalorizado, com o objectivo de dinamizar o bairro, promovendo o comércio local e as actividades desenvolvidas para elas várias associações residentes.

Há Baixa

Há Baixa foi criado por estudantes do departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra com o objectivo de intervir sobre uma área específica da cidade de Coimbra, a Baixa. Foi feita a aproximação entre a universidade e a comunidade local com base em pequenas intervenções de reabilitação sobre habitações e espaços comerciais, bem como uma construção efémera num dos largos da Baixa.



INTERVENIENTES

Claudino Ferreira é doutorado em Sociologia. Professor Auxiliar da FEUC e Investigador do CES. Co-Coordenador do Programa de Doutoramento em Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas. Tem desenvolvido investigação e publicado sobre cidades e culturas urbanas, práticas e políticas culturais, políticas públicas, intervenção cultural nas cidades, turismo, lazer e estilos de vida e metodologia das ciências sociais

Beatriz Caitana é mestre em sociologia e doutoranda do Doutoramento em Sociologia da FEUC. Atualmente é membro do Grupo de Estudos em Economia Solidária - Ecosol do CES e membro-fundadora da Rede Portuguesa de Economia Solidária e da ISFEUC-Incubadora Social Académica (2009-2014).

Isabel Ferreira é investigadora no Centro de Estudos Sociais, integrando atualmente a equipa do projeto EMPATIA - Enabling Multichannel Participation Trough ICT Adaptations, um projeto europeu financiado pelo H2020. É doutoranda no programa Sociologia - Cidades e Culturas Urbanas, FEUC/CES