a carregar...

FEUC

Sociologia

Apresentação

 
Língua-Inglês


O Doutoramento em Sociologia é um programa de formação avançada vocacionado para o desenvolvimento de competências de investigação científica e qualificações profissionais elevadas no âmbito da sociologia e do diálogo interdisciplinar entre esta e outras áreas científicas.

Enquanto patamar mais elevado da formação académica em Sociologia, e atendendo às tradições do pensamento crítico, o Programa estimula a procura de objetos de investigação relevantes e convida ao uso de abordagens inovadoras sobre as mais diversas dimensões socioculturais dos dias de hoje.

Partindo da matriz teórica e metodológica da sociologia, não obstante, o Programa busca o cruzamento das fronteiras disciplinares e fomenta o diálogo intenso com outras áreas do saber. De igual modo, ao mesmo tempo que coloca uma ênfase particular no conhecimento da realidade portuguesa atual, o Programa de Doutoramento em Sociologia acolhe a reflexão sobre outros universos geoculturais, designadamente da Europa, África e América Latina, em particular no que se refere às suas dinâmicas de transformação social, política e cultural.

O Doutoramento em Sociologia visa os seguintes objetivos:

  • contribuir para a formação avançada de investigadores e de professores do ensino superior nas áreas de especialidade do programa;
  • contribuir para a formação de profissionais de elevada qualificação, com capacidade de aplicar com autonomia e espírito inovador competências de investigação e conhecimento científico avançado em atividades de âmbito social, económico, cultural e político.
  • contribuir para a inovação e o progresso dos conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos nos domínios da sociologia, assim como para a promoção de condições de aplicação desses conhecimentos em contextos de intervenção administrativa e técnica.

Corpo docente

O Programa está ancorado num corpo docente altamente qualificado, todo ele com dedicação exclusiva a tempo integral, que constitui o Núcleo de Sociologia da FEUC. O Núcleo de Sociologia oferece formação ao nível dos três Ciclos, possuindo ainda uma forte ligação à investigação científica, tendo estado na génese do Centro de Estudos Sociais, em 1978, nesta Faculdade. Os/as docentes do Núcleo são todos/as investigadores/as do CES, sendo aí que se desenvolve a maioria da sua investigação.

Derivado da longa e variada experiência de ensino e investigação em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o Programa está diretamente associado ao trabalho de investigação desenvolvido no CES, beneficiando, deste modo, do estimulante ambiente intelectual que estas duas instituições propiciam.

O CES, classificado desde 1997 como Excelente por um júri internacional no âmbito do Processo de Avaliação de Unidades de Investigação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, obteve do Ministério da Ciência, em 2002, o estatuto de Laboratório Associado. 

O CES acolhe não apenas a investigação dos docentes da FEUC, mas também os projetos de investigação dos estudantes de sociologia ao nível da sua formação pós-graduada, nomeadamente no âmbito das suas candidaturas a bolsas.

Para efeito de candidatura a bolsa e pretendendo ter o CES como instituiição de acolhimento, deve ser atempadamente efetuado um pedido ao CES incluindo a identificação completa do/a candidato/a, o CV atualizado, o Projeto e o parecer do/a orientador/a, o qual deverá ser investigador/a do CES (doutoramentos@ces.uc.pt)





logo ds



Coordenação

Carlos Fortuna

Carlos Fortuna

Gabinete: 503

Telefone: +351 239 790 538

E-mail: cfortuna[arroba]fe.uc.pt



Silvia Ferreira

Silvia Ferreira

Gabinete: 410

Telefone: 239 790 541

E-mail: smdf[arroba]fe.uc.pt



Comissão Científica

João Arriscado Nunes
José Manuel Mendes
Pedro Hespanha


Ambiente académico e científico



Informação Geral

O Doutoramento em Sociologia enquadra-se num ambiente académico e científico muito dinâmico,  quer em termos da sua diversidade interdisciplinar, quer em termos do seu grau de internacionalização, no âmbito da FEUC e do CES e da UC em geral.

As atividades de investigação e cooperação com a comunidade (projetos, cursos intensivos e de formação, seminários, colóquios, parcerias interinstitucionais, redes de cooperação nacionais e internacionais) que têm sido desenvolvidas constituem um espaço privilegiado de enquadramento científico dos doutorandos. Para além de proporcionar o acolhimento do seu percurso científico, estimulando o diálogo entre as suas pesquisas originais e o trabalho de investigação realizado, a colaboração com o CES permite ampliar o debate e a abordagem interdisciplinar de muitas das temáticas do programa de Doutoramento. Ao mesmo tempo, essa colaboração permite também o alargamento e aprofundamento da formação pós-graduada e da investigação, fundamental ou aplicada, em curso na FEUC e no CES em torno da temática geral da Sociologia.


São múltiplas as possibilidades de envolvimento oferecidas aos/às estudantes de doutoramento, como:

  • Participação em diversos tipos de eventos académicos (seminários, conferências, workshops, etc.), organizados quer no âmbito da FEUC, quer no âmbito do CES ou da UC e divulgados nas respetivas páginas web;
  • Oportunidades de apresentação de trabalhos em conferências organizados no âmbito da FEUC, do CES ou da UC;
  • Oportunidades de publicação em plataformas científicas, como as Oficinas do CES ou a Revista Crítica de Ciências Sociais;
  • Oportunidades de internacionalização, quer através do apoio à participação em conferências internacionais (Fundo de Apoio aos Estudantes de Doutoramento), quer através de estadas em universidades estrangeiras ou de trabalho de campo, potenciando o vasto leque de contactos internacionais institucionais e dos docentes (a este propósito contactar os Gabinete de Relações Internacionais da FEUC).

A FEUC e o CES oferecem ainda em termos de condições materiais de trabalho:

  • Um acervo bibliográfico rico e diversificado beneficiando da complementaridade das Bibliotecas da FEUC e dos seus fundos especializados, e da biblioteca especializada Norte/Sul do CES, da integração na bOn (Biblioteca do Conhecimento Online) e do empréstimo interbibliotecas;
  • Instalações das Bibliotecas da FEUC e do CES com boas condições, incluindo salas de leitura e acesso livre às estantes classificadas;
  • Espaço de estudo para estudantes de doutoramento com acesso a meios informáticos e à Internet na FEUC.




Escola de Estudos Avançados

Equipa:

Alexandra Sousa

José Almeida

Rodrigo Carvalho

Telefone:

+351 239 790 501/510
E-mail: eea@fe.uc.pt

Horário:

2.ª a 6.ª feira - das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30



Ligações Úteis

UC - Universidade de Coimbra

Centro de Estudos Sociais

AAC - Associação Académica de Coimbra

ABIC - Associaçao dos Bolseiros de Investigação Científica

APS - Associação Portuguesa de Sociologia

APSIOT - Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia

ESA - Associação Europeia de Sociologia

ISA - Associação Internacinal de Socioologia

- Global Dialogue

- Global Sociology

Sociedade Brasileira de Sociologia

Associação Britânica de Sociologia

Associação Americana de Socilogia

Sociología Contemporánea

Sociological Imagination

Sociologists for Women in Society

Everyday Sociology Blog

The Society Pages

Sociological Cinema


Língua (s) de aprendizagem / avaliação: Português