Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Corpo Docente

Ana Raquel Matos |André Brito Correia | António Casimiro Ferreira | Claudino Ferreira | Daniel Francisco | Hermes Augusto Costa | José Manuel Mendes | Madalena Duarte | Paula Abreu | Paulo Peixoto | Pedro Góis | Silvia Ferreira | Sílvia Portugal



logo ds
Página web docentes FEUC


Ana Raquel Matos

Ana Raquel Matos

Ana Raquel Matos é professora auxiliar da FEUC, docente de Sociologia e investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Estudos Sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES). É doutorada em Sociologia no âmbito do programa "Governação, Conhecimento e Inovação" com a tese "Birthing democracy»: Between birth policies in Portugal and mothering new forms of democracy in Brazil". As suas áreas de interesse incidem em temas como "Democracia e Participação Pública", "Movimentos sociais e ação coletiva", "Participação dos/as cidadãos/ãs nos sistemas de saúde" e "Relação entre Ciência e Conhecimentos". Tem dedicado especial interesse à análise das ações de protesto enquanto mecanismos de participação cidadã em contextos deliberativos, sobretudo na área da saúde. Entre as suas publicações destacam-se os livros Saúde, Participação e Cidadania. Experiências do Sul da Europa. Coimbra: Almedina, 2014 (organizado com Mauro Serapioni) e Vítimas, Estado e Cidadania: Responsabilidades Cruzadas. Como se torna uma vítima num cidadão. Vila Nova de Famalicão: Húmus, 2012 (com Pedro Araújo e Susana Costa).


Gabinete: 413

Telefone: 239 790 500

E-mail: amatos@ces.uc.pt

CV

____________________

André Brito Correia

André Brito Correia

É docente de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo de Estudos Sobre Cidades, Culturas e Arquitetura. Obteve o grau de Licenciado e de Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Doutorou-se na área da Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e na École des hautes etudes en sciences sociales (Paris), tendo apresentado uma dissertação de doutoramento sobre a experiência teatral.

Os seus interesses de investigação focam-se nos domínios da criação artística, da atividade teatral em contextos urbanos, da relação entre atores e espetadores. No conjunto das suas publicações, destaca-se a autoria do livro "Arte como Vida e Vida como Arte – Sociabilidades num contexto de criação artística" (Coleção "Saber Imaginar o Social", publicada pela Editora Afrontamento).

Gabinete: 514

Telefone: 239 790 529

E-mail: correia[arroba]fe.uc.pt

CV

____________________

António Casimiro Ferreira

António Casimiro Ferreira

Doutorado em Sociologia do Estado e da Administração pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Auxiliar.

É investigador do Centro de Estudos Sociais integrado no Núcleo sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), coordenador do Núcleo de Ciências Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e coordenador Executivo do Programa de Doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", das Faculdades de Economia e de Direito da Universidade de Coimbra (FEUC e FDUC) e do Centro de Estudos Sociais (CES). É também consultor da Organização Internacional do Trabalho (Escritório de Lisboa).

De entre os seus livros destacam-se:

Política e Sociedade Teoria social em tempo de austeridade, Vida Económica, 2014, Sociedade da Austeridade e direito do trabalho de exceção, Vida Económica, 2012, O Trabalho e os seus Direitos: perspectivas da sociologia do direito do trabalho, Coimbra: Almedina, 2011; Impacto da Negociação Colectiva na Regulamentação do Mercado de Trabalho, Lisboa: Coleção Cogitum, 2006; Trabalho Procura Justiça: os tribunais de trabalho na sociedade portuguesa, Coimbra: Almedina, 2005; Acesso ao Direito e Mobilização dos Tribunais de Trabalho: o caso da discriminação entre mulheres e homens, Lisboa: CITE (2005).

Gabinete: 411

Telefone: 239 790 542

E-mail: casimiro[arroba]fe.uc.pt

CV

____________________

Claudino Ferreira

Claudino Ferreira

Doutorado em Sociologia (FEUC – 2006). Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos Sobre Cidades, Culturas e Arquitetura.

Coordenador Executivo dos Programas de Mestrado e Doutoramento em "Cidades e Culturas Urbanas".

Diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais.

Áreas de interesse: Cidades e culturas urbanas; Práticas e políticas culturais; Intervenção cultural nas cidades; Turismo, lazer e estilos de vida.

É autor de várias publicações sobre essas áreas, em torno das quais tem desenvolvido investigação. Coeditou recentemente O Turismo e a Cidade, Coimbra: Almedina, 2012; e Atlas cultural da Região Centro. Um estudo sobre os recintos de espectáculo, Coimbra: DRCC, 2011. Publicou também "São Paulo e Lisboa: reestruturação urbana, políticas públicas e novas centralidades", in Carlos Fortuna e Rogério P. Leite (orgs.), Diálogos urbanos, Coimbra: Almedina; e "Cultura e regeneração urbana: novas e velhas agendas da política cultural para as cidades", Tomo, 16, 2010.

Gabinete: 409

Telefone: +351 239 790 585

E-mail: claudef[arroba]fe.uc.pt

CV

____________________

Daniel Francisco

fotoDF

Daniel Francisco é doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra e mestre em Estudos Políticos (variante de Sociologia Política) pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po). Licenciado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, realizou o percurso académico em instituições francesas e portuguesas. É docente da Faculdade de Economia e investigador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o núcleo sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDE).

Os seus domínios de especialização são governação territorial, integração europeia, poderes locais na Europa, Sociologia política.

Publicou O Poder Local Português E A Construção Europeia – O Estado Labiríntico Revisitado, Coimbra: Almedina, em coautoria com Fernando Ruivo e Catarina Gomes. Publicou também, entre outros textos, "Territories Named Desire: From the Breadth of Concepts to the Containment of Experience", RCCS Annual Review.

Gabinete: 411

Telefone: 239 790 542

E-mail: danifran[arroba]fe.uc.pt

CV

____________________

Elísio Estanque

Foto Elísio Estanque

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra (1999). Licenciado em Sociologia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Docente da FEUC e investigador permanente do Centro de Estudos Sociais (onde ingressou em 1985), integrando o POSTRADE. Foi professor visitante na Universidade de São Paulo/Brasil (2007); na Universidade de Sciences Po – Boudeaux/França (2010); e na UNICAMP, SP/Brasil (2013). É cocoordenador dos Programas de Mestrado e Doutoramento em “Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo” ministrados na FEUC e no Centro de Estudos Sociais (CES).

Áreas de interesse: Sociologia do trabalho e das relações laborais; Sindicalismo e movimentos sociais; Juventude, modos de vida e ativismo político; Classes e desigualdades sociais.

Publicações recentes: A Classe Média. Ascensão e Declínio, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2012; coautor e coeditor de: Facetas do Trabalho na Contemporaneidade: Diálogos Luso-Brasileiros, Curitiba: Editora Appris, 2012 (com Leonardo Mello e Silva); Trabalho, Juventude e Precariedade: Brasil e Portugal, Bauru, SP: Editorial Praxis – Canal 6, 2011 (com Giovanni Alves); O Sindicalismo Português e a Nova Questão Social – crise, consolidação ou renovação? Coimbra: CES/Almedina, 2011 (com Hermes Costa).

Gabinete: 411

Telefone: 239 790 542

E-mail: estanque[arroba]fe.uc.pt

Curriculum Vitae

Academia

____________________

Hermes Augusto Costa

Foto HC

Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde exerce funções de Professor Auxiliar com Agregação.

Ao nível do ensino pós-graduado, é cocoordenador dos Programas de Mestrado e Doutoramento em “Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo” ministrados na FEUC e no Centro de Estudos Sociais (CES), respectivamente.

É investigador do CES desde 1993, tendo sido cocoordenador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Sindicalismo entre 2002 e 2010. Pertence atualmente à equipa de investigação do Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE).

As suas principais áreas de investigação são os processos de globalização e regionalização do sindicalismo, os Conselhos de Empresa Europeus e as relações laborais. Nestes domínios, tem publicado nacional e internacionalmente vários artigos e livros. De entre os seus livros mais recentes contam-se: Sindicalismo global ou metáfora adiada? Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT, Porto: Afrontamento, 2008; As vozes do trabalho nas multinacionais: impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal (coautoria com Pedro Araújo), Coimbra: Almedina/CES, 2009 [Prémio Agostinho Roseta/6.ª edição, atribuído pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social]; O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? (coorganização com Elísio Estanque), Coimbra: Almedina/CES, 2011; Conselhos de Empresa Europeus: um estudo dos setores metalúrgico, químico e financeiro em Portugal, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014 (com Paula Reis Costa).

Gabinete: 413

Telefone: 239 790 544

E-mail: hermes[arroba]fe.uc.pt

CV

____________________

José Manuel Mendes

José Manuel Mendes

Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce as funções de Professor Associado com Agregação. Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), tem trabalhado nas áreas das desigualdades, mobilidade social, movimentos sociais e ação coletiva e, mais recentemente, nas questões relacionadas com o risco e a vulnerabilidade social.

É cocoordenador do Observatório do Risco – OSIRIS, sediado no CES , e Diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais. È cocoordenador do Programa de Doutoramento "Território, Risco e Políticas Públicas" e da Licenciatura em Sociologia.

Publicou recentemente Mendes, José Manuel; Araújo, Pedro (2016), Sofrer e Morrer Onde se Está. O Estado posto à prova e as provas do Estado. Coimbra: Almedina – CES; (2015), Sociologia do Risco. Uma breve introdução e algumas lições. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Coorganizou recentemente (com Caetano, António; Ferreira, José Maria Carvalho) (orgs.) (2016), Sucesso e abandono no Ensino Superior em Portugal. Coimbra: Almedina /CES; Os lugares (im)possíveis da cidadania. Estado e risco num mundo globalizado, Coimbra: Almedina, 2013; e, entre outros, os artigos Catastrophes, Imaginary and Citizenship: The Production of the Other and the Singularity of Experiences, in Isabel Gil and Cristoph Wulf (org.), Hazardous Future. Disaster, Representation and the Assessment of Risk. Berlin: De Gruyter, 2015.

Gabinete: 409

Telefone: 239 790 585

E-mail: jomendes[arroba]fe.uc.pt

CV

____________________

Madalena Duarte

Madalena Duarte

Madalena Duarte é Socióloga e Investigadora do Centro de Estudos Sociais onde cocoordena o Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito e integra o Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

É doutorada em Sociologia com a tese "Para um direito sem margens: representações sobre o Direito e a violência contra as mulheres". A sua tese de mestrado deu origem ao livro "Movimentos na Justiça: Direito e Movimento Ambientalista em Portugal".

A sua investigação tem focado a sociologia do direito em múltiplas vertentes; a criminologia numa perspetiva sociológica; a sociologia do poder e da política; os estudos feministas; a violência de género; os movimentos sociais, em particular ambientalista e feminista; e imigração irregular e o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e laboral.Tem vários artigos publicados e comunicações apresentadas sobre estes temas em conferências nacionais e internacionais.

Está a realizar o Pós-Doutoramento sobre o tema "Homicídios nas relações de intimidade em Portugal: perspetivas sociojurídicas".

Entre as suas publicações mais recentes conta-se "Gender and Judging in Portugal: opinions and perceptions", Oñati Socio-Legal Series, Vol.5; Mulheres brasileiras na conexão ibérica: um estudo comparado entre imigração irregular e tráfico, Brasília: Editora Apris, 2013 (em coautoria); "The feminization of the Judiciary in Portugal: dilemmas and paradoxes ", Utrecht Law Review, 10, 1, 29-43 (em co-autoria) e "Prostitution and Trafficking in Portugal: Legislation, Policy, and Claims", Sexuality Research and Social Policy , 9, 3, 258-268.

Gabinete 415

Telefone: 239 790 500

E-mail: madalena@ces.uc.pt

cv

____________________

Paula Abreu

Foto Maria Paula Abreu

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra, professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde atualmente coordena o primeiro ciclo de sociologia e leciona nos três ciclos de ensino da sociologia.

Investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCA).

Os seus interesses de investigação focam-se nos domínios da produção e do consumo culturais, das políticas culturais, das culturas urbanas, do turismo, do património imaterial e das culturas populares.

Publicou recentemente (com Guerra, Paula) (2016), "Culturas musicais contemporâneas", Revista Crítica de Ciências Sociais, 109, 5-10; (2015), A propósito do campo da música gravada: contributos para uma discussão teórica acerca dos campos culturais industriais, in Paula Guerra (org.), More than loud. Os mundos dentro de cada som. Porto: Afrontamento, 67-80; "The Phonographic Industry and the Recorded Music Market: A Long Misunderstanding", RCCS Annual Review, 2010; e em coautoria "A reorganização da exibição cinematográfica no México e em Portugal", in Carlos Fortuna e Rogério Proença Leite (orgs.), Diálogos urbanos, Coimbra: Almedina, 2013.  

Gabinete 406

Telefone: 239 790 592

E-mail: pabreu[arroba]fe.uc.pt

CV

____________________

Paulo Peixoto

Paulo Peixoto

É professor de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo Cidades, Cultura e Arquitetura. Integra e coordena também o Observatório das Políticas de Educação e Formação e o Mestrado em Sociologia. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, é licenciado e mestre em Sociologia pela mesma instituição. Coordenador do Mestrado e do Núcleo de Sociologia.

Integra a Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos, executa atualmente projetos de investigação sobre património e turismo e sobre ensino superior, desenvolve atividades de extensão coordenando a avaliação de projetos de intervenção social e de políticas públicas e é Diretor da Ensino Superior – Revista do SNESup. É membro das Direções da Associação para a Extensão Universitária e do Sindicato Nacional do Ensino Superior.

Os seus interesses atuais de investigação centram-se nos domínios das cidades e culturas urbanas, património, turismo, exclusão, violência urbanas, ensino superior e políticas de educação e ciência. Publicou recentemente (com Cardielos, João Paulo) (2016), A água como património: experiências de requalificação das cidades com água e das paisagens fluviais. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra; (com Almeida, Filipe; Seixas, Ana Maria; Gama, Paulo; Esteves, Denise) (orgs.) (2016), Fraude e Plágio na Universidade: a Urgência de uma Cultura de Integridade para o Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra; (com Gomes, Rui; Lopes, João Teixeira; Vaz, Henrique; Cerdeira, Luísa; Ganga, Rafaela; Machado, Maria de Lourdes; Magalhães, Dulce; Cabrito, Belmiro; Patrocínio, Tomás; Silva, Sílvia; Brites, Rui) (2015), Fuga de cérebros. Retratos da emigração portuguesa qualificada. Lisboa: Bertrand Editora; O Papel dos Conselhos Gerais no Governo das Universidades Públicas Portuguesas: A Lei e a Prática. Braga e Coimbra: NEDAL e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014 (com António Cândido de Oliveira, e Sílvia Silva); Academic Fraud Higher Education Students in Portugal: A Study of Types, Practices and Tolerance of Fraud, in Aurora A.C. Teixeira, António Maia, José António Moreira and Carlos Pimenta (org.), Interdisciplinary Insights on Fraud. Newcastle upon Tyne : Cambridge, 2014 (em co-autoria).

Gabinete: 514

Telefone: 239 790 529

E-mail: pp[arroba]fe.uc.pt

CV

____________________

Pedro Góis

Pedro Góis

Sociólogo (Universidade de Coimbra, 1996), Mestre em Sociologia (Universidade de Coimbra, 2003) e Doutor em Sociologia (Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação) (Universidade de Coimbra, 2011). É Professor Auxiliar na FEUC e investigador do Centro de Estudos Sociais. Foi até 2015 docente na Universidade do Porto onde leccionou disciplinas das áreas de Sociologia, Metodologias de Investigação e Comunicação. Nos últimos anos foi consultor da Organização Internacional de Migrações em países como Timor, Armenia, Nigeria, Irlanda, Brasil, Cabo Verde ou Bélgica.

Tem vários livros e artigos publicados sobre emigração e imigração em Portugal e/ou na Europa, sobre emigração cabo-verdiana, ucraniana ou emigração brasileira. Entre os mais recentes: (2015), Vagas Atlânticas: Migrações Entre Brasil e Portugal no Início do Século XXI. Lisboa: Mundos Sociais, 2015, Impacto das Políticas de Reagrupamento Familiar em Portugal. Lisboa: Acidi IP, 2014 (com Marques, José Carlos; Morais e Castro, Joana); (com Marques, José Carlos (2014), Processos de admissão e de integração de imigrantes altamente qualificados em Portugal e a sua relação com a migração circular. Lisboa: Acidi IP, 2014; Identity Processes and Dynamics in Multiethnic Europe. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2010.; (com Baganha, Maria Ioannis; Marques, José Carlos, Imigração ucraniana : a emergência de uma ou várias comunidades?. Lisboa: Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo, 2010.

Gabinete: 407

Telefone: 239 790 500

E-mail: pmgois[arroba]gmail.com

Curriculum Vitae

____________________

Sílvia Ferreira

Foto Silvia Ferreira

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster (RU). Professora auxiliar em Sociologia na FEUC, investigadora do Centro de Estudos Sociais (onde integra o POSTRADE) e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES). Cocoordenadora do Doutoramento em Sociologia da FEUC e da Pós-Graduação em Economia Social do CECES.

A sua investigação tem focado a reforma da segurança social, o terceiro setor e as políticas sociais, a complexidade na governação democrática em rede através de parcerias locais, o empreendedorismo social no terceiro setor e na economia social, o voluntariado e as empresas

sociais. Coordena o projeto “TIMES-Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal”, Compete2020/FCT. É vice-presidente da COST Action “EMPOWER-SE-Empowering the Next Generation of Social Enterprise Scholars”. Integra as equipas de investigação de outros projetos sobre inovação social e proteção social.

Entre as suas publicações conta-se: Social enterprises and their ecosystems in Europe. Updated country report: Portugal, Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2019; “A economia social na hibridização com o Estado, o mercado e a sociedade: perspetivas analíticas macro, meso e micro, in VVAA, Economia Social ─ olhares cruzados. Coimbra: Almedina (no prelo); (com Hulgard, L.); “Social Innovation and Public Policy”, in Howaldt, J.; Kaletka, C.; Schröder, A.; Zirngiebl, M. (org.), Atlas of Social Innovation. New Practices for a Better Future, Dortmund.: Sozialforschungsstelle, TU Dortmund Universit, 2019; (com Meneses, P.; Araújo, S.; Safradin, B.) Comparative report on the types of distributive claims, interests and capabilities of various groups of the population evoked in the political and economic debates at the EU and at the nation state level, Utrecht: ETHOS, 2018; "New Paths for Third Sector Institutions in a Welfare State in Crisis: The Case of Portugal", Nonprofit Policy Forum, 2015; "Sociological Observations of the Third Sector through Systems Theory", Voluntas, Voluntas, 25, 6, 1671–1693, 2014.Gabinete: 410

Telefone: 239 790 541

E-mail: smdf[arroba]fe.uc.pt

Curriculum Vitae

Academia

____________________

Sílvia Portugal

Foto Sílvia Portugal

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) onde integra o Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE).

O seu trabalho de investigação tem usado a teoria das redes para discutir as relações entre sistemas formais e informais de produção de bem-estar. Neste âmbito, tem pesquisado sobre a importância da família no sistema de proteção social português, dando especial destaque ao papel das mulheres.

Tem diversas publicações nacionais e estrangeiras sobre estas temáticas, de entre os livros mais recentes: Famílias e Redes Sociais: Ligações fortes na produção de bem-estar, Coimbra: Almedina, 2014Coeditou recentemente Cidadania, Políticas Públicas e Redes Sociais, IUC, 2011; e Doença Mental, Instituições e Famílias. Os desafios da desinstitucionalização em Portugal, Coimbra: Almedina, 2012. Entre os artigos recentes conta-se "As teias que a doença tece: a análise das redes sociais no cuidado da doença mental",Dados - Revista de Ciências Sociais, vol. 57, nº4, 935-968, 2014 (com Cláudia Nogueira e Pedro Hespanha); Os custos da deficiência: uma avaliação para as políticas públicas e para as famílias , in Hêrnani Veloso Neto e Sandra Lima Coelho (org.), Responsabilidade Social, Respeito e Ética na Vida em Sociedade. Porto: Civeri Publishing , 93-119, 2014 (em coautoria).

Gabinete 406

Telefone: 239 790 592E-mail: sp[arroba]fe.uc.pt

CV

livro HC et al 2020

Costa, Hermes Augusto; Estanque, Elísio; Fonseca, Dora; Carvalho da Silva, Manuel (2020), Poderes sindicais em debate: desafios e oportunidades na Autoeuropa, TAP e PT/Altice. Coimbra: Almedina

livro CF2019


Carlos Fortuna (Organização e Apresentação); António Sousa Ribeiro (Tradução) (2019), Simmel: A ruína. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

livro SF2019


Ferreira, Sílvia (2019), Social enterprises and their ecosystems in Europe. Updated country report: Portugal, Luxemburgo: Publications Office of the European Union

livro ACF et al 2019


Ferreira, António Casimiro (Coord.); Santos, Andreia; Rodrigues, Cristina; Henriques, Marina; Lima, Teresa Maneca (2019), A Organização Internacional do Trabalho no direito do trabalho português: reflexos e limitações de um paradigma sociojurídico. Coimbra: Almedina

livro ACF2019


Ferreira, António Casimiro (orgs.) (2019), OIT e Portugal. 100 anos de História. Genebra: Bureau Internacional do Trabalho

livro violencia


Duarte, Madalena; Oliveira, Ana; Coelho, Lina; Fernando, Paula; Monteiro, Rosa; Ferreira, Virgínia (2019), Prevenção e Combate à violência contra as mulheres e violência doméstica nas entidades empregadoras: guião de boas práticas. Lisboa: CIG

Livro ACF2019

Ferreira, António Casimiro (2019), Sociologia das Constituições: desafio crítico ao constitucionalismo de exceção. Porto: Vida Económica

Livro PG 2019

Góis, Pedro (2019), Common Home. Migration and Development in Portugal. Moving further with practices: towards social inclusion and social cohesion. Lisboa: Caritas Portuguesa

livro EE2018

Estanque, Elísio; João Teixeira Lopes; Sebastião, João; Silva, José Pedro; Mineiro, João (orgs.) (2018), Caloiros e Doutores: um estudo sociológico sobre a praxe em Portugal (co-autor). Lisboa: Mundos Sociais

livro JMMBSS

Santos, Boaventura de Sousa; Mendes, José Manuel (orgs.) (2018), Demodiversidade, Imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: Autêntica

Livro ACF 2018

Ferreira, António Casimiro (2018), Émile Durkheim: o social, o político e o jurídico. Porto: Vida Económica.

Livro PG 2018

Góis, Pedro; Marques, José Carlos; Valadas, Carla (orgs.) (2018), Discriminação no recrutamento e acesso ao mercado de trabalho de imigrantes e portugueses de origem estrangeira. Lisboa: ACM, IP.

Livro VF 2018

Ventura, Isabel; Ferreira, Virgínia (orgs.) (2018), Media e violência sexual: da investigação à comunicação. Coimbra: APEM/CES

livro ACF 2017

Ferreira, António Casimiro (2017), La société d'austérité: l'avènement du droit d'exception. Paris: LGDJ

Livro JMM 2017

Santos, Boaventura de Sousa; Mendes, José Manuel (orgs.) (2017), Demodiversidade. Imaginar novas possibilidades democráticas. Lisboa: Edições 70

Livro HC 2017

Hermes Augusto Costa (org.) (2017), O futuro do trabalho em debate: simulação da Conferência Internacional do Trabalho na Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

livro EE2016

Estanque, Elísio (2016), Praxe e Tradições Académicas. Lisboa: Fundação Fr Manuel dos Santos

Gomes, Conceição; Fernando, Paula; Ribeiro, Tiago; Oliveira, Ana; Duarte, Madalena (2016), Violência Doméstica. Estudo avaliativo das decisões judiciais. Coleção estudos de género 12: Comissão p/ a Cidadania e Igualdade de Género

Livro Elísio Estanque e Hermes Costa 2016
Estanque, (2016), Desigual e Combinado. Precariedade e Lutas Sociais no Brasil e em Portugal, Elísio; Braga, Ruy; Costa, Hermes A. (orgs.), São Paulo: Alameda
Livro Paulo Peixoto et al 2016
A Água como património: Experiéncias de requalificação das cidades com água e das paisagens fluviais. Paulo Peixoto and João Paulo Cardielos (orgs.), Coimbra: Impressada Universidade de Coimbra, 2016
Livro: O impacto social e institucional da crise económica e financeira nas organizações do Terceiro Setor
O impacto social e institucional da crise económica e financeira nas organizações do Terceiro Setor, Elizabeth Santos, Fátima Veiga, Paula Cruz, Mónica Lopes, Sílvia Ferreira, EAPN Portugal. 2016
Novo Livro: Regresso ao Futuro - A Nova Emigração e a Sociedade Portuguesasa
Regresso ao Futuro - A Nova Emigração e a Sociedade Portuguesa, João Peixoto, Isabel Tiago de Oliveira, Joana Azevedo, José Carlos Marques, Pedro Góis, Jorge Malheiros, Paulo Miguel Madeira (Orgs.), Gradiva, 2016
Novo Livro: Fraude e plágio na universidade
Fraude e plágio na universidade, Filipe Almeida, Ana Seixas, Paulo Gama, Paulo Peixoto e Denise Esteves (coord.), Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016
Novo Livro: A fraude académica no Ensino Superior em Portugal
A fraude académica no Ensino Superior em Portugal, Filipe Almeida, Ana Seixas, Paulo Gama e Paulo Peixoto, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016
Novo Livro: Sofrer e Morrer Onde se Está. O Estado Posto à Prova e as Provas do Estado
José Manuel Mendes e Pedro Abreu, Sofrer e Morrer Onde se Está. O Estado Posto à Prova e as Provas do Estado, Coimbra: CES/Almedina, 2014
Livro Discurso, Trabalho e Movimentos Sociais
Elísio Estanque, Discurso, Trabalho e Movimentos Sociais, São Carlos, SP: Editora Pedro&João, 2015
Livro Ensaios de Direito e Sociologia
Gisela Maria Bester, Hermes Augusto Costa e Gloriete Marques Alves Hilário (Coord.), Ensaios de Direito e de Sociologia a Partir do Brasil e de Portugal: Movimentos, Direitos e Instituições, Instituto Memória Editora, 2015



















Novo Livro: Cultura, Emprego e Cidadania
Carlos Fortuna (org.), Cultura, Formação e Cidadania. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura, 2014



Livro Conselhos Gerais
António Cândido de Oliveira, Paulo Peixoto, Paulo; Sílvia Silva, O Papel dos Conselhos Gerais no Governo das Universidades Públicas Portuguesas: A Lei e a Prática. Braga e Coimbra: NEDAL e Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014



Livro Classe Média e Lutas Sociais
Elísio Estanque, Classe Média e Lutas Sociais, Campinas: Editora da Universidade de Campinas, 2015




Novo Livro: Política e Sociedade
António Casimiro Ferreira, Política e Sociedade Teoria social em tempo de austeridade, Vida Económica, 2014



Livro Hermes Costa_Conselhos Empresa Europeus
Hermes Augusto Costa; Paula Reis Costa, Conselhos de Empresa Europeus: um estudo dos setores metalúrgico, químico e financeiro em Portugal, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014



A Economia Política do Retrocesso
José Reis (org.), A Economia Política do Retrocesso - Crise, Causas e Objetivos - Observatório sobre Crises e Alternativas. Coimbra: CES/Almedina, 2014




LivroVF13
Virgínia Ferreira e Rosa Monteiro, Trabalho, Igualdade e Diálogo Social: Estratégias e Desafios de um Percurso, Lisboa: CITE, 2013



Capa Livro SPortugal
Sílvia Portugal, Famílias e Redes Sociais: Ligações fortes na produção de bem-estar, Coimbra: Almedina, 2014



Capa Livro Voluntariado
Mauro Serapioni, Sílvia Ferreira, Teresa Maneca Lima, Voluntariado em Portugal. Contextos, Atores e Práticas, Évora: Fundação Eugénio de Almeida, 2013




Livro CF Cidade e Espetáculo
Carlos Fortuna, Lucia Bógus, Maria Corá e José Junior (orgs.) Cidade e espetáculo: a cena teatral luso-brasileira contemporânea, São Paulo: EDUC-PUC, 2013



Livro FRuivo acesso imigrantes
Fernando Ruivo, Clemens Zobel, Giovanni Allegretti, Carlos Elias Barbosa, Ilda Fortes, Acesso Formal dos Imigrantes aos Espaços Políticos, CES/Almedina, 2013



Diálogos Urbanos
Carlos Fortuna e Rogerio Proença Leite (orgs.), Diálogos Urbanos – Territórios, Culturas, Patrimónios,  CES/Almedina, 2013




Doença Mental
Pedro Hespanha, Sílvia Portugal, Cláudia Nogueira, José Morgado Pereira e Maria José Hespanha, Doença Mental, Instituições e Famílias: Os Desafios da Desinstitucionalização em Portugal, CES/Almedina, 2012



A Classe Média
Elísio Estanque, A Classe Média: Ascensão e Declínio, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2012



Lugares Impossíveis
José Manuel Mendes e Pedro Araújo (orgs.), Os Lugares (Im)possíveis da Cidadania. Estado e Risco num Mundo Globalizado, CES/Almedina, 2012




Livro EE Facetas do Trabalho
Elísio Estanque e Leonardo Mello e Silva Curitiba, Editora Appris, 2012



Sociedade da Austeridade
António Casimiro Ferreira, Sociedade da Austeridade e direito do trabalho de exceção, Porto: Vida Económica, 2012



Cidade e o Turismo
Carlos Fortuna, Carina Gomes, Claudino Ferreira, Paula Abreu e Paulo Peixoto, A Cidade e o Turismo – Dinâmicas e Desafios do Turismo Urbano em Coimbra, Almedina, 2012




Sindicalismo
Elísio Estanque e Hermes Augusto Costa (orgs.), O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? Coimbra: CES/Almedina, 2011



Economia Solidária
Pedro Hespanha e Aline Mendonça (orgs.), Economia Solidária: Questões Teóricas e Epistemológicas, Coimbra: CES/Almedina, 2011



PLP
Fernando Ruivo, Daniel Francisco e Catarina Antunes Gomes, O Poder Local Português e a Construção Europeia, Coimbra: CES/Almedina, 2011.




Cidadania Redes Sociais
Sílvia Portugal e Paulo Henrique Martins (orgs.), Cidadania, Políticas públicas e Redes sociais, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011



Simmel
Carlos Fortuna (org.), Simmel: A Estética e a Cidade, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.



Igualdade
Virgínia Ferreira (org.), A Igualdade de Mulheres e Homens no Trabalho e no Emprego em Portugal: Políticas e Circunstâncias, Lisboa: Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego, 2010.




Patients
Madeleine Akrich, João Arriscado Nunes, Florence Paterson e  Vololona Rabeharisoa (orgs.), The Dynamics of Patient Organizations in Europe, Paris: Presses de l’École des Mines, 2009.



Cuidados
Pedro Ferreira, Patrícia Antunes e Sílvia Portugal (2010), O valor dos cuidados primários. Perspectiva dos utilizadores das USF – 2009. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.



Economia Solidária
A. David Cattani, Jean-Louis Laville, Luiz Inácio Gaiger e Pedro Hespanha (orgs.), Dicionário Internacional da Outra Economia, Coimbra: Almedina, 2009.




Livro Hermes Costa Sindicalismo
Hermes Augusto Costa, Sindicalismo Global ou Metáfora Adiada Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT, Porto: Afrontamento, 2008.



Livro PH Microempreendedorismo
José Portela, Pedro Hespanha, Pedro, Cláudia Nogueira, Sérgio Mário Teixeira, Alberto Baptista, Microempreendedorismo em Portugal. Experiências e perspectivas. Lisboa: Inscoop, 2008.



Livro JAN objetos impuros
João Arriscado Nunes, Ricardo Roque (orgs.), Objectos Impuros: Experiências em Estudos Sobre a Ciência. Porto: Afrontamento, 2008.