Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Percursos de Formação

Apresentação

 

O Doutoramento em Sociologia articula uma focalização disciplinar da sociologia partindo para o cruzamento de fronteiras disciplinares e valorizando o diálogo com outras áreas do saber visando uma abordagem científica e técnica dos problemas atuais. Ao mesmo tempo, permite um projeto de formação personalizado apoiado por um amplo corpo docente, quer ao nível da lecionação nas unidades curriculares, quer ao nível da orientação ou outras formas de acompanhamento.



Percurso de Formação

Este Programa de Doutoramento prevê um percurso de formação de base curricular alargada.

O processo de formação estrutura-se em vários elementos:

  • Participação em unidades curriculares correspondentes ao plano de estudos do Doutoramento.
  • Painel de avaliação do Projeto de Tese, no final do 1º ano, com o júri que simultaneamente avalia a progressão para a Tese e reforça o acompanhamento do Projeto. Este projeto será elaborado quer na unidade curricular Projeto de Tese (2º semestre do 1º ano), quer no acompanhamento pelo/a orientador/a.
  • Orientação da tese, a partir do 2.º semestre do 1.º ano.
  • Pesquisa individual no âmbito do projeto de tese que resultará numa Tese de Doutoramento.
  • Seminário de Investigação, que acompanha a elaboração da Tese, e reforça o acompanhamento e a colaboração entre os/as estudantes, podendo funcionar em modalidade b_learning para os/as estudantes que se encontram fora do país nesta fase da Tese.
  • Defesa da tese com a participação de um júri composto por membros internos e externos à FEUC e UC.

Para além da disponibilidade da coordenação do curso, são realizadas reuniões regulares de avaliação do seu funcionamento entre os/as estudantes e a coordenação tendo em vista identificar melhorias necessárias e clarificar eventuais dúvidas.



Comissões de Acompanhamento da Tese

Regulamento

Ponto 1:

A Comissão de Acompanhamento da Tese (CAT) é uma estrutura de avaliação e aconselhamento técnico-científico e de acompanhamento dos trabalhos de elaboração da Tese de Doutoramento. São assim constituídas tantas CAT quantas as Teses em progressão.

Ponto 2:

a) As CAT são compostas por entre 3 a 4 docentes ou investigadores/as da área científica da Sociologia ou áreas conexas, sendo pelo menos um/a forçosamente externo/a à FEUC. Em casos excecionais, mediante a apreciação do coordenador científico do Programa, o membro externo à FEUC pode ser substituído por um docente da FEUC externo ao Núcleo de Sociologia.

b) O/A coordenador/a do Programa de Doutoramento, assim como o/a orientador/a dos trabalhos de doutoramento integram obrigatoriamente a CAT.

c) A coordenação do Programa propõe ao Diretor da FEUC a composição das CAT e preside aos seus trabalhos.

Ponto 3:

a) Cabe à CAT avaliar a qualidade científica e aprovar o projeto de tese submetido em sessão de apresentação pública e sugerir correções, as quais serão discutidas com o/a candidato/a;

b) A CAT deve pronunciar-se sobre a admissibilidade do/a doutorando/a aos trabalhos de investigação e elaboração de uma Tese;

c) As decisões das CAT relativas à admissibilidade do/a estudante em Tese são tomadas por maioria simples dos seus membros, justificadas e vertidas em ata, cabendo ao/à coordenador/a do Programa o voto de qualidade em caso de empate. A decisão final é apresentada ao Diretor da FEUC para homologação.

No prazo de um mês, o/a estudante deve elaborar e submeter à coordenação do Programa um relatório da sessão da CAT, no qual devem constar os comentários e recomendações da CAT. Este relatório deve ser dado a conhecer aos elementos da CAT pela coordenação do Programa para que se pronunciem sobre a sua fidelidade.


Diploma de Curso de Especialização Avançada em Sociologia

O Programa de Doutoramento em Sociologia concede um Diploma de Especialização Avançada em Sociologia nas condições que se indicam de seguida:

No final do primeiro ano letivo, de acordo com o art.º 57.º, n.º 3 do Regulamento Académico da UC, a solicitação dos/as interessados/as, aos/às estudantes do Percurso Doutoral Regular poderá ser concedido um Diploma de Curso de Especialização Avançada em Sociologia desde que tenham obtido pleno aproveitamento (60 ECTS) na parte curricular do Programa (1.º e 2.º semestres).



FAQ


Como me posso candidatar a bolsa de estudos?

Quais os procedimentos para ter o CES como instituição de acolhimento para efeitos de bolsa?

Posso realizar o doutoramento em tempo parcial?

Posso inscrever-me num só semestre?

Posso inscrever-me em unidades curriculares adicionais?

Quando me devo inscrever nas unidades curriculares?

Posso obter o grau de doutoramento em duas universidades?

Como gerir a relação com o/a orientador/a?

Como elaborar o Projeto de Tese?

Posso aceder à base de dados bibliográfica estando fora da rede da UC?

Como posso melhorar a proficiência em Inglês Académico? E outras línguas | How may I improve my proficiency in Portuguese?

Existe apoio para a participação em eventos científicos?

Existe apoio para mobilidade internacional?

Quais as normas de formatação das teses da FEUC?

Que infraestruturas tenho ao meu dispôr?

Onde posso saber mais sobre as candidaturas e a trajetória na UC?

Onde posso saber mais sobre questões práticas da vida em Coimbra e na UC?





logo ds

Informações úteis

Este Curso é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54.º do ECD (Estatuto da Carreira Docente)

Curso acreditado pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2010.

Curso reacreditado em 2016, por um período de 4 anos.

Conclusão do Relatório Final da CAE

O curso possui um corpo docente de alta qualidade académica e integrado num centros de pesquisa muito bem classificado. As suas atividades de pesquisa e de publicação são extremamente relevantes. Apesar de um elevado nível de abandono, o curso atrai estudantes estrangeiros e tem um forte reconhecimento regional e nacional, com múltiplas parcerias. A estrutura curricular é adequada a um forte investimento em percursos de investigação. A CAE toma boa nota da pronúncia da instituição e concorda com a proposta de alteração do curso.



Documentos

(a bold documentos em vigor)