|
2016/2017 | 2017/2018 | 2018/2019
Língua de ensino: inglês
Esta unidade curricular de licenciatura visa abordar um assunto de suma importância na agenda europeia, as relações externas. O objetivo é analisar os vários processos de integração europeia e o desenvolvimento das suas dimensões institucional e procedimental, com enfoque no desenvolvimento das relações externas da União Europeia. Política Externa, identidade, relações com a vizinhança a Sul e a Leste, parceiros estratégicos e os desafios associados à actorness europeia são alguns dos assuntos debatidos neste seminário. Espera-se que os alunos consolidem os seus conhecimentos sobre estes temas de forma integrada, desenvolvendo capacidade de análise e crítica.
2017/2018 | 2018/2019
Língua de ensino: inglês
A partir do tema central das relações da União Europeia com a vizinhança a Leste, esta unidade curricular é ampla na forma como aborda as relações externas da União Europeia de uma perspetiva conceptual, e específica na abordagem regional que propõe. Esta unidade curricular começa por discutir dinâmicas de integração e alargamento no processo de construção interna da União Europeia e o impacto que este processo tem na sua dimensão como ator internacional. Foca a vizinhança a Leste da União Europeia, abordando os vários assuntos na agenda e a forma como as relações com a Federação Russa têm contribuído para facilitar ou obstaculizar as políticas europeias nesta região. A unidade curricular também explora as potencialidades e limitações destes processos, bem como os seus desafios futuros.
2016/2017 | 2017/2018 | 2018/2019
Língua de ensino: português
Este seminário de mestrado visa fomentar o conhecimento e reflexão crítica dos debates conceptuais sobre violência, paz e segurança na área das Relações Internacionais. A desconstrução dos conceitos de violência, paz e segurança, bem como o entendimento da relação entre estes conceitos e as práticas de política internacional, servirão de plataforma para a análise das relações externas da União Europeia, com um enfoque especial na sua vizinhança de Leste. Os casos específicos da Geórgia e da Ucrânia serão analisados com base nestes conceitos distintos, mas relacionados, permitindo, desta forma, uma interpretação mais ampla e aprofundada das políticas externas da União Europeia e das suas respostas concretas a estes dois casos.
janeiro e fevereiro de 2017
Língua da formação: português
Formação especializada para professores do ensino secundário sobre relações externas da União Europeia, em particular nas relações com os países do espaço pós-soviético, focando os processos de integração e alargamento europeus, bem como a forma como as relações com a vizinhança a Leste se desenvolveram, os principais tópicos na agenda, possibilidades, limites e desafios futuros. Esta formação intensiva permite aprofundar conteúdos (em conformidade com os programas letivos deste nível de ensino que incidem sobre temáticas da União Europeia, incluindo processos associados à dimensão externa da União Europeia) e explorar metodologias combinadas de ensino adaptadas à audiência alvo (professores do ensino secundário) e ao perfil dos estudantes do ensino secundário.
Documentos de trabalho:
No período de realização de atividades no âmbito da Cátedra, participei de outras iniciativas letivas e de conferências, que se traduziram na divulgação do trabalho desenvolvido neste quadro. Estas atividades foram uma oportunidade de apresentação e discussão do meu trabalho, bem como de divulgação da Cátedra Jean Monnet.
Narratives of/for Europe Series foi em evento promovido pela Universidade de Colónia em cooperação com o Coimbra Group, envolvendo vários Professores Jean Monnet, e onde apresentei uma comunicação sobre as Narrativas da e para a Europa sob a perspetiva Portuguesa. Dia 14 de maio de 2019.
A
Conferência Internacional 'The European Union and the Eastern Partnership:
Security Challenges' abordou temáticas centradas na Parceria Oriental (PO) da
UE com representantes de vários países da UE e da PO. No evento apresentei uma
comunicação dedicada a questões energéticas neste contexto intitulada
'Socialization Practices and Dynamics of (In)Security in EU-Russia-Neighbours
Energy Relations'. Dias 26 e 27 de abril de 2018.
O Seminário na Universidade Estatal da Bielorrússia, em Minsk, teve por tema a política externa da União Europeia num contexto geopolítico em mudança, abordando as políticas e práticas associadas à Parceria Oriental. Dia 23 de abril de 2018.