FEUC

Notícias

Mesa Redonda 2018 | Relações Externas da UE: Um olhar para os BRICS | 1 fevereiro 2018

Publication date: 12-11-2018 17:41

Foto Mesa R 1 fev 2018_2

1 de fevereiro de 2018 | Sala dos Conselhos | FEUC

Relações externas da UE: Um olhar para os BRICS

Esta mesa-redonda centrou-se nas relações externas da União Europeia (UE) com particular enfoque nas relações com os BRICS, quer no seu formato multilateral quer bilateral. Face a um sistema internacional complexo, onde a multiplicidade de atores e formatos é evidente, perceber a visão do mundo que a UE promove, no contexto das suas relações externas, e a visão particular que os BRICS aportam da ordem internacional, seja na lógica da diplomacia de clube, seja em lógicas mais individualizadas, revela-se premente. Além do mais, pensar os formatos de cooperação que se têm desenvolvido entre a UE e os BRICS, e mesmo dentro do formato BRICS, e questionar os limites nas relações existentes, também se revelou relevante.

De que modo as relações a nível bilateral entre a UE e estes estados se têm desenvolvido foi objeto de discussão, ajudando a contextualizar os diferentes níveis de análise implicados, nos formatos multilateral e bilateral, bem como as áreas setoriais que têm sido privilegiadas e o porquê destas escolhas políticas.

Este encontro permitiu discutir o momento atual, percebendo os contextos que o informam, e refletir sobre possíveis caminhos e recomendações para o futuro.