a carregar...

FEUC

Contabilidade e Finanças

Equipa docente - competências e áreas de interesse

 

André Brito Correia

Foto Carlos André

É docente de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo de Estudos Sobre Cidades, Culturas e Arquitetura. Obteve o grau de Licenciado e de Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Doutorou-se na área da Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Comunicação na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e na École des hautes etudes en sciences sociales (Paris), tendo apresentado uma dissertação de doutoramento sobre a experiência teatral.

Os seus interesses de investigação focam-se nos domínios da criação artística, da atividade teatral em contextos urbanos, da relação entre atores e espetadores. No conjunto das suas publicações, destaca-se a autoria do livro "Arte como Vida e Vida como Arte – Sociabilidades num contexto de criação artística" (Coleção "Saber Imaginar o Social", publicada pela Editora Afrontamento).

 

António Marques Mendes

António J. Marques Mendes

Doutorado em Economia pela Univ. Kent at Canterbury, Reino Unido (1985). Previamente, obteve uma Licenciatura em Economia (Univ. Técnica de Lisboa, 1976) e um Mestrado em Economia (Univ. Kent, 1982). Ingressou na FEUC em 1987, onde tem lecionado unidades curriculares na área das finanças. Fundou a SADIF –Investment Analytics, foi deputado ao Parlamento Europeu e banqueiro no BERD. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da teoria do investimento e das finanças empresariais e na banca de investimento, estendendo-se ainda aos aspetos filosóficos da ética, do tempo, do liberalismo político e das virtudes individuais. Publicou vários livros, incluindo Economic Integration and Economic Growth in Europe (Croom Helm Ltd), Short Essays in Economics and Finance (CreateSpace) e Repensar Portugal (Editorial Bizâncio).

 

António Martins

Foto António Martins

Doutorado em Gestão pela Universidade de Coimbra (1999), realizou a sua dissertação na área temática da fiscalidade.

Membro do painel de peritos fiscais externos do FMI, tem efectuado missões técnicas em África e América Latina. Juiz-árbitro dos tribunais arbitrais fiscais que funcionam no CAAD, Lisboa. Consultor fiscal, sendo autor de vários estudos e pareceres.

Exerce atualmente as funções de coordenador do curso pós-graduação em Gestão Financeira e Fiscal na APEU/FEUC.

Tem como principais interesses de investigação a  Fiscalidade.

Os resultados da sua investigação têm sido publicados em diversas revista de circulação internacional, nomeadamente European Taxation Journal, Intertax, Journal of Applied Accounting Research, International Journal of Law and Management, Management of Environmental Quality, Journal of Human Resource Costing & Accounting, Journal of Modern Accounting and Auditing. A sua investigação tem sido apresentada em diversas conferências internacionais nomeadamente National Tax Association, European Accounting Association, American Society for Public Administration, Enanpad, International Association for Accounting Research, Academy of Entrepreneurial Finance.

 

Catarina Frade

fotCatarina_Frade

Doutorada em Economia (Especialidade de Estruturas Sociais da Economia e História Económica) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2008). Previamente obteve uma licenciatura em Direito (FDUC, 1993) e um Mestrado em Economia Europeia (FEUC, 1996). Iniciou a sua atividade docente na FEUC em 1996, onde tem lecionado diversas unidades curriculares na área do Direito. É investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde integra o núcleo DECIDe (Democracia, Cidadania e Direito) e no CeBER (Centre for Business and Economics Research). Os seus interesses de investigação situam-se nos domínios do consumo e endividamento das famílias, direito da insolvência e direito da concorrência. É membro da European Consumer Debtnet (ECDN) e da European Financial Inclusion Network (EFIN). Possui diversas publicações nacionais e internacionais, nomeadamente no Indiana Jounal of Global Legal Studies e no Jounal of Consumer Policy.

 

Elisabete Ramos

Maria Elisabete Ramos

Doutorada em Direito (especialidade de Ciências Jurídico-Empresariais) pela Universidade de Coimbra (2010). Previamente, obteve uma Licenciatura em Direito (Faculdade de Direito da Univ. Coimbra, 1991) e um Mestrado em Direito, Ciências Jurídico-Empresariais (Faculdade de Direito da Univ. Coimbra, 1997). Ingressou na FEUC em 2005, onde tem lecionado unidades curriculares na área do Direito. Os seus interesses de investigação centram-se no Direito das Empresas, no Direito dos seguros, no Direito das sociedades, no Direito da Concorrência e na Economia social. Faz parte da equipa que, no âmbito do Instituto de Direito do Trabalho e das Empresas (FDUC), está a anotar e comentar o Código das Sociedades Comerciais em sete volumes. Integra o Conselho Científico da Association International de Droit des Assurances (Portugal). Publicou em co-autoria, na Enciclopédia JurisClasseur, o fascículo intitulado Portugal. JurisClasseur Droit Comparé, V Portugal, Droit Commercial e publicou em 2010 a obra “O seguro de responsabilidade civil dos administradores – Entre a exposição ao risco e a delimitação da cobertura”. Tem artigos publicados na Revista de Derecho de Sociedades, em revistas portuguesas e em publicações brasileiras.

 

Filipe Coelho

Filipe Coelho

Doutorado em Gestão pela Universidade de Manchester (2000). Previamente, obteve uma Licenciatura em Economia (FEUC, 1992) e um Mestrado em Gestão (ISCTE, 1995). Iniciou a atividade docente na FEUC em 1992, onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas do marketing. É ainda investigador no CeBER. Os seus interesses de investigação centram-se no Marketing, com particular foco na criatividade, motivação e orientação para o cliente dos empregados de contacto (comerciais, empregados em serviços), inovação, marketing internacional e comportamento do consumidor, com particular destaque para a lealdade à marca, customer co-creation, a compra de marcas de distribuidor, comportamentos ecológicos, comportamentos financeiros, e o bem-estar/felicidade dos indivíduos. Tem várias publicações em revistas internacionais como o Journal of Retailing, Journal of Service Research, Industrial Marketing Management, International Journal of Human Resources Management, European Journal of Marketing, International Journal of Contemporary Hospitality Management, Journal of Product and Brand Management, International Journal of Selection and Assessment, Journal of Consumer Affairs, Social Indicators Research, Service Industries Journal, Journal of Happiness Studies, entre outros.

 

Helder Sebastião

Foto Helder Sebastião

Helder Sebastião licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) em 1993, onde também obteve o mestrado em Economia Financeira em 1997. Obteve o doutoramento pela Lancaster University-Management School em Finanças em 2007. Atualmente é Professor Auxiliar na FEUC, onde leciona unidades curriculares nas áreas de economics financeira, economia bancária e derivados. É ainda investigador no CeBER, onde tem realizado investigação nas áreas dos mercados financeiros e derivados.

 

Isabel Cruz

Isabel Cruz

Doutorada em Gestão na especialidade de Contabilidade desde 2015, pelo ISCTE-IUL, no seu percurso académico concluiu um Bacharelato em Contabilidade e Administração, uma licenciatura em Controlo de Gestão, ambos pelo ISCAC, uma licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pela FEUC (1994) e um mestrado em Finanças Empresariais pela mesma Faculdade (1999). É Professora Auxiliar da FEUC onde tem lecionado, desde 1994, unidades curriculares na área das Finanças, sendo a atual responsável pelas unidades curriculares de Controlo de Gestão, de Contabilidade de Gestão e Metodologia da Investigação (Mestrado em Contabilidade e Finanças). É coautora de vários livros, entre os quais Manual de Gestão Financeira Empresarial (Coimbra Editora) e Entrepreneurial and Innovative Practices in Public Institutions (Elsevier), bem como de vários artigos em atas de conferências nacionais e internacionais, arbitrados pelos pares. É membro da Management Control Association, da European Accounting Association, da Ordem do Contabilistas Certificados e pertence ao GRUDIS (Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade). As áreas de investigação privilegiadas relacionam-se com a mudança dos sistemas de contabilidade e de controlo de gestão, com base em teorias organizacionais (nomeadamente, a teoria institucional), questões sobre a implementação de sistemas de contabilidade de gestão e seu impacto (activity-based costing and management - ABC/M, balanced scorecard e time-driven activity-based costing - TDABC) em organizações públicas e privadas, bem como a avaliação do desempenho e o controlo de gestão nos hospitais públicos e privados.

 

José Manuel Mendes

José Manuel Mendes

Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce as funções de Professor Auxiliar. Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), tem trabalhado nas áreas das desigualdades, mobilidade social, movimentos sociais e ação coletiva e, mais recentemente, nas questões relacionadas com o risco e a vulnerabilidade social. É cocoordenador, com Stefania Barca e Hermes Costa, do Núcleo POSTRADE.

É cocoordenador, com Rita Serra, do Observatório do Risco – OSIRIS, sediado no CES. É cocoordenador com Luísa Sales do Centro de Trauma do CES.

Coorganizou recentemente Os lugares (im)possíveis da cidadania. Estado e risco num mundo globalizado, Coimbra: Almedina, 2013; e, entre outros, os artigos Catastrophes, Imaginary and Citizenship: The Production of the Other and the Singularity of Experiences, in Isabel Gil and Cristoph Wulf (org.), Hazardous Future. Disaster, Representation and the Assessment of Risk. Berlin: De Gruyter, 2015; Equality, Democratic Citizenship and Solidarity: Is There a Role For Higher Education in the Framing of an Alternative Paradigm?, in António Teodoro e Manuela Guilherme (org.), European and Latin American Higher Education Between Mirrors. Rotterdam: Sense Publishers, 23-40, 2014

 

José Vaz Ferreira

José Vaz Ferreira

Doutorado em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra (2007). Previamente, obteve uma Licenciatura em Economia (FEUC, 1982) e um MBA em Finanças (Ancell School of Business - Universidade de Connecticut, EUA, 1986). Iniciou a atividade docente na FEUC em 1993, onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas da auditoria e contabilidade. É Investigador do Coimbra Centre for Innovative Management (CCIM) e do CeBER (Centre for Business and Economics Research). Os seus interesses de investigação abarcam as áreas de Finanças, Gestão, Contabilidade e Auditoria. É Autor de várias publicações internacionais, que incluem o livro The Performance of Newly Privatized and Family Firms After Going Public and its Determinants (2012).

 

Mário Augusto

Mário Augusto

Doutorado em Organização e Gestão de Empresas (especialidade de Finanças) pela Universidade de Coimbra (2004). Previamente, obteve uma Licenciatura em Economia (FEUC, 1991) e um Mestrado em Economia Europeia (FEUC, 1996). Ingressou na FEUC em 1991, onde tem lecionado diversas unidades curriculares da área de finanças. É, atualmente, investigador do CeBER (Centre for Business and Economics Research) e do Instituto de Sistemas e Robótica – Coimbra. As suas principais áreas de interesse em termos de investigação situam-se no domínio do corporate finance, corporate governance, avaliação de empresas e no interface entre as decisões financeiras estratégicas e a estratégia em geral e o marketing. Os resultados da sua investigação têm sido publicados em revistas científicas nacionais e internacionais com referee, bem em atas de conferências internacionais onde tem participado. Para além de diversos capítulos em livros, é autor do livro “Política de Dividendos e Estrutura do Capital: Respostas e Dúvidas do Estado da Arte” e coautor dos livros “Estatística Aplicada à Gestão”, “Cálculo Financeiro” e “Manual de Gestão Financeira Empresarial”. Recebeu 4 prémios ou distinções relativos a trabalhos de investigação.

 

Óscar Lourenço

Óscar Lourenço

Doutorado em Economia, na especialidade de Economia Matemática e Modelos Econométricos, Universidade de Coimbra (2007). Previamente, obteve uma Licenciatura em Matemática (Universidade de Aveiro, 1993) e Mestrado em Economia Financeira (Universidade de Coimbra, 1997). Ingressou na FEUC como docente em 1994, onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas da análise estatística, métodos quantitativos, informática e economia da saúde. É investigador do CeBER (Centre for Business and Economics Research) e é ainda investigador no CEIS-UC (Centro de Estudos e Investigação em Saúde). Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da aplicação de modelação empírica a questões de economia da saúde, assim como na avaliação económica de programas de saúde. É autor ou coautor de publicações em revistas internacionais, incluindo artigos nas revistas Health Economics, Empirical Economics, Osteroporosis International.

 

Patrícia Pereira da Silva

Foto Patricia Pereira Silva

Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade Economia da Universidade Coimbra em Julho 1994 (licenciatura de 5 anos).

Iniciou em 1994 a sua actividade profissional na Caixa Geral de Depósitos. Enquanto téncica superior  da CGD exerceu funções técnicas de avaliação e análise de projectos de investimento e concessão de crédito a empresas. Em 1996 abandonou os quadros da  CGD para encetar carreira na Universidade de Coimbra.

Obteve o Doutoramento em Organização e Gestão de Empresas (especialidade de Finanças) pela Universidade de Coimbra em 2006. Actualmente é Professora Auxiliar de nomeação definitiva da FEUC (Faculdade Economia da Universidade Coimbra ), na qual ingressou em 1996, no núcleo de Gestão de Empresas. Tem leccionado diversas disciplinas nas áreas das f inanças, contabilidade e mercados de energia. Os seus int eresses de investigação centram-se na análise e avaliação de projectos de investimento, finanças, mercados de energia e em aplicações em sistemas sustentáveis de energia.

 

Paula Abreu

Foto Maria Paula Abreu

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra, professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde atualmente coordena o primeiro ciclo de sociologia e leciona nos três ciclos de ensino da sociologia.

Investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura (CCA).

Os seus interesses de investigação focam-se nos domínios da produção e do consumo culturais, das políticas culturais, das culturas urbanas, do turismo, do património imaterial e das culturas populares.

Publicou recentemente "The Phonographic Industry and the Recorded Music Market: A Long Misunderstanding", RCCS Annual Review, 2010; e em coautoria "A reorganização da exibição cinematográfica no México e em Portugal", in Carlos Fortuna e Rogério Proença Leite (orgs.), Diálogos urbanos, Coimbra: Almedina, 2013.   

 

Paulo Gama

Paulo Gama

Doutorado em Gestão na especialidade de Finanças pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL), em 2005. Previamente obteve uma Licenciatura em Economia (FEUC, 1991) e um Mestrado em Ciências Empresariais (ISCTE-IUL, 1997). Iniciou a carreira docente na FEUC em 1992, onde tem lecionado unidades curriculares na área das finanças empresariais e mercados financeiros. Está a desempenhar funções de subdiretor da FEUC. É ainda investigador do CeBER (Centre for Business and Economics Research) e do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR – Coimbra). Os seus interesses de investigação centram-se nos mercados de capitais internacionais e na relação entre características das empresas, incluindo PMEs, e desempenho. É co-autor do Manual de Gestão Financeira Empresarial (Coimbra Editora) e tem várias publicações em revistas internacionais, de que se destacam, o Journal of Banking and Finance e o Journal of Financial and Quantitative Management.

 

Pedro Cerqueira

Foto Pedro Cerqueira

Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, e está afiliado ao CeBER (Centre for Business and Economics Research – Coimbra). É doutorado em Economia (2007, Instituto Universitário Europeu, Florença, Itália), Mestrado em Economia Monetária e Financeira (2000, ISEG, Universidade Técnica de Lisboa, Portugal) e Licenciado em Economia (1996, Universidade de Coimbra, Portugal) ). Esteve como “Visiting Scholar” na Universidade de Massachusetts, Amherst, EUA, em 2013-2014. Desde junho de 2016 é membro da administração do INFER. Os seus interesses de investigação incluem a Economia da Integração Europeia, Ciclos Económicos, Crescimento Económico e Economia da Energia. Ele publicou em vários revistas internacionais, capítulos de livros e atas de conferências científicas, assim como, editou diversos livros.

 

Susana Jorge

Susana Jorge

Doutorada em Contabilidade e Finanças (especialização em Contabilidade dos Governos Locais) pela Universidade de Birmingham, Reino Unido (2003). Previamente, obteve uma Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas (FEUC, 1994) e um Mestrado em Gestão de Empresas (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, 1998). Iniciou a carreira docente na FEUC em 1996, onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas da contabilidade e finanças. É ainda Membro afiliado do Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas (NEAPP) e Membro colaborador do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF). Pertence ao GRUDIS (Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade) e ao Permanent Study Group em “Public Sector Accounting and Financial Management” do European Group of Public Management. É membro do Comité de Normalização Contabilística Público (CNCP) da Comissão de Normalização Contabilística e do Conselho Científico da rede internacional de investigação em Contabilidade Pública Comparative International Governmental Accounting Research (CIGAR). Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da Contabilidade Pública, da Contabilidade e Gestão de Autarquias Locais e Administração Pública. Tem sido autora e co-autora de diversas publicações nacionais e internacionais na área da gestão e contabilidade públicas, particularmente dos governos locais, incluindo a edição do livro Implementing Reforms in Public Sector Accounting (Imprensa da UC). Entre outras revistas científicas, é membro do Conselho Editorial da Contabilidade & Gestão – Revista Científica da OTOC.

PROFESSORES CONVIDADOS E EM COLABORAÇÃO


 
Foto Clotilde
Clotilde Palma (ISCAL) | CV
 
Foto Liliana
Liliana Pimentel (ESTG-IPL e Câmara Municipal de Condeixa) | CV
 
Manuela Fantasia (ISCAC - Coimbra Business School) | CV
 
Foto MCF Suzana Silva
Suzana Tavares da Silva (FDUC) | CV
 
Foto MCF Teresa Eugénio
Teresa Eugénio (ESTG-IPL) | CV