Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
Banner principal

Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento

  Língua-Inglês
Coordenação do MestradoBernardo Fazendeiro
Língua (s) de aprendizagem / avaliaçãoPortuguês
 

São objetivos do curso proporcionar uma formação avançada no domínio das Relações Internacionais, alicerçando-a nas temáticas da paz, segurança, desenvolvimento e humanitarismo; dar resposta às solicitações de uma formação que combine o aprofundamento de conhecimentos conceptuais e teóricos nestas áreas com a criação de competências avançadas de cariz metodológico e empírico, aplicadas às temáticas em análise.

Esta abordagem procura beneficiar do ambiente intelectual e académico marcado pela interdisciplinaridade que caracteriza a FEUC. A formação de excelência na área das Relações Internacionais é uma prioridade deste ciclo de estudos com vista à capacitação para o desempenho de funções variadas, promovendo a inserção no mercado de trabalho e incentivando a componente da internacionalização através de programas de mobilidade ao nível do espaço europeu e para além deste.

O Mestrado em Relações Internacionais é reconhecido para efeitos de progressão na carreira docente dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, nos termos estabelecidos pelo artigo 54º do ECD (Estatuto da Carreira Docente). Poderá ver mais informações (nomeadamente, grupo/s de recrutamento e níveis de ensino a que se aplica) em https://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=1037 Cursos Reconhecidos e Não Reconhecidos ao abrigo da Portaria nº. 344/2008, de 30 de abril).

Curso acreditado pela Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2021 por um período de 6 anos.

Diploma de Criação do Mestrado em Relações Internacionais - Despacho 5179/2007 | DR nº 54 de 16 março 2007

Diploma de Alteração - Despacho n.º 9649/2016 | Diário da República, 2.ª série — N.º 143 — 27 de julho de 2016

Declaração de retificação do Diploma de Alteração n.º 1119/2016



Prémio “FEUC Exemplar 2º CICLO”

O prémio de mérito “FEUC Exemplar 2.º CICLO” consiste na oferta, em cada ano letivo, de um apoio no valor de 1000€ aos/às dois/duas melhores estudantes do primeiro ano de cada um dos mestrados de continuidade da FEUC. As regras podem ser consultadas aqui.



Bolsa para Dissertações/ Teses sobre Macau

A Fundação Macau oferece uma bolsa a mestrandos e doutorandos da Universidade de Coimbra cujo tema de dissertação ou tese esteja relacionado com Macau. A bolsa tem a duração de um ano (eventualmente renovável para um período máximo de 2 anos) e é dada numa única prestação de MOP60,000 (mais de 6 mil euros) para mestrandos, e de MOP100,000 (mais de 10 mil euros) para doutorandos. Mais informação pode ser encontrada em:

http://www.uc.pt/driic/bolsas/bolsas_estudos/fm



Bolsa no âmbito do Projeto PRONE

No âmbito do Projeto PRONE e da criação do Centro de Excelência Jean Monnet, focado nas relações entre a União Europeia, os Países de Leste e a Rússia, é oferecida uma Bolsa da área de Relações Internacionais, destinada aos estudantes inscritos no programa de Mestrado em Relações Internacionais – Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento.



Bolsa financiada pelo projeto e-NOTE: European Network On Teaching Excellence

O objetivo global da Rede Europeia de Excelência no Ensino é contribuir para mais transparência, coerência e convergência no campo da formação, promoção de competências de ensino no ensino superior, desenvolvendo um plano para um ensino superior comum. A UC está integrada na Equipa de Projeto em colaboração com várias Universidades Europeias como a Universiteit Leiden (Netherlands, lead Institution), Koberhavns Universitet (Danmark), Charles University (Czech Republic), Global Governance Institute (Belgium) and the Coimbra Group (Belgium). No âmbito deste Projeto é oferecida uma Bolsa da área de Relações Internacionais, destinada aos estudantes inscritos no programa de Mestrado em Relações Internacionais – Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento.



Peer2Peer

O Mestrado em Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento foi convidado a integrar o projeto “Peer to Peer: Facebook Global Digital Challenge”, promovido pelo EdVentures e financiado pelo US State Department e pelo Facebook, que contou com centenas de universidades participantes. No âmbito deste projeto, os/as alunos/as foram convidados/as a criar e desenvolver uma campanha (online ou offline) financiada que desafiasse extremismos e o discursos de ódio junto das comunidades locais e globalmente. No âmbito do Peer2Peer, os/as alunos/as tiveram a oportunidade de "aprender-fazendo" em diferentes áreas de interesse e de trabalho - marketing, investigação, estratégia, contabilidade, comunicação, relações públicas, advocacy, design - desenvolvendo competências criativas, analíticas, estratégicas, de resolução de problemas e de acomodação de diferentes agendas e interesses num único resultado.

No ano letivo de 2016/2017, o Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento desenvolveu a campanha "[RESPEECH] - Discurso com Respeito" que recebeu um prémio de US$500. No ano lectivo 2017-2018, o Mestrado voltou a ser convidado e desenvolveu a campanha "ROAR - React and Organize Against Racism".

Mais informações sobre a campanha [RESPEECH]:

https://www.facebook.com/respeechproject

Mais informações sobre a campanha ROAR:

https://www.facebook.com/CampaignROAR

O projeto "Peer to Peer (P2P): Facebook Global Digital Challenge" continua hoje em dia ativo em 75 países.