Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Procedimentos administrativos

Matrícula
A matrícula é o ato pelo qual o/a estudante se vincula à Universidade, adquire a qualidade de estudante e o direito à inscrição num dos seus cursos. A matrícula é feita pelo estudante.É feita online, no Inforestud@nte,
em prazos fixados anualmente e de acordo com as instruções que lhe forem dadas.
Inscrição
A inscrição em frequência é o ato que faculta ao/à aluno/a a frequência  das unidades curriculares de um curso. A inscrição anual é obrigatória. Assim, deverá ser renovada todos os anos, mesmo que esteja em fase de elaboração da sua tese de doutoramento.
A inscrição é feita pelo/a estudante.

É feita online, no Inforestud@nte,
em prazos fixados anualmente e de acordo com as instruções que lhe forem dadas.

Prazos académicos

Se for aluno/a do primeiro ano, não se esqueça de, após realizar a matrícula, efetuar a inscrição em frequência.

Certificado de inscrição/ matrícula

A Universidade de Coimbra disponibiliza o certificado multiusos para todos os seus estudantes. Este documento é gratuito e é certificado eletronicamente através de uma chave de acesso (tal como as certidões, diplomas e suplemento ao diploma), podendo ser descarregado sempre que o estudante entender. 

Só poderá emitir este certificado multiusos se tiver a situação financeira com a Universidade de Coimbra devidamente regularizada.

No âmbito do Programa Simplex, foi desenvolvido o Serviço de Verificação de Autenticidade de Documentos Académicos para responder à necessidade de facilitar, agilizar e autenticar o processo de emissão de documentos certificativos aos seus estudantes.
Taxa de inscriçãoA taxa de inscrição, no valor total de 20€ (vinte euros), inclui o seguro escolar e é paga após o/a estudante efetuar a inscrição no ano letivo. As referências para pagamento por multibanco são criadas imediatamente após a inscrição, ficando disponíveis na opção "Propinas e Emolumentos" do Inforestud@nte.

A taxa de inscrição tem de ser paga todos os anos, quer esteja a frequentar a parte letiva, quer esteja a elaborar a tese.

A ausência do pagamento da taxa de inscrição também é considerada uma dívida para com a UC, e portanto, o/a estudante não se pode inscrever no ano letivo seguinte ou ser-lhe emitido qualquer documento oficial da Universidade.

Limites e alteração de inscrição
As regras de inscrição e limites de ECTS para a inscrição em frequência em cada ano letivo são definidas por cada unidade orgânica de acordo com o Regulamento Académico.Mais informação disponível em regras de inscrição em frequência e limites de inscrição em frequência. Poderá também consultar mais informações sobre alterações de inscrição aqui.
Propinas

Chama-se propina à taxa anual de frequência da Universidade. Todos os programas estão sujeitos ao pagamento de propina anual.

Assim, deverá pagá-la todos os anos,  quer esteja a frequentar a parte letiva, quer esteja a elaborar a tese.

Veja mais informações Propinas e emolumentos.

Propinas para estudantes internacionais - mais informação aqui.

*pagamento de uma só vez não dá lugar a qualquer redução no montante anual.

** O não pagamento das propinas no mês de calendário fica sujeito a juros de mora.

Cartão de estudante

A Universidade de Coimbra celebrou um convénio com o Banco Santander Totta, que inclui a emissão de um cartão identificativo de estudante.

Mais informações em cartão da UC.

Este cartão permite o acesso às Bibliotecas da UC.

Atendimento online
Este é o canal de comunicação para o Serviço de Gestão Académica.

FORMULÁRIO ACADEMICOS@uc.pt

Através desta plataforma é possível solicitar certidões e diplomas, requerer alterações de inscrição, inscrições em exames especiais e extraordinários, solicitar informações sobre assuntos académicos, registar sugestões, reclamações e agradecimentos.

Modelos de impressos

Desistência e interrupção dos estudos
Se decidir interromper os seus estudos, contacte imediatamente a EEA.

A desistência de estudos num curso conferente de grau desobriga o/a estudante do pagamento das mensalidades cujo pagamento seja devido a partir do mês seguinte.

31 de agosto de cada ano é a data limite para a desistência da inscrição no ano letivo, sem pagamento de propinas.

Veja mais informação aqui.

Conclusão e Cálculo da Média
O Estudante pode solicitar o seu diploma em qualquer momento, imediatamente após ser dado como concluído no InforEstudante. Deve ter em atenção as regras da FEUC para o cálculo da média.
Certidões | Diplomas | Cartas de Curso


Cálculo de média final do curso