Nos dias 24 e 25 de maio realiza-se, na sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a Escola de Verão em Métodos do Centro de Excelência PRONE. Lecionada em inglês, esta “Escola de Verão em Métodos” é dirigida a estudantes de doutoramento e tem como objetivo fornecer um fórum para apresentação e discussão de várias metodologias e técnicas de pesquisa que são fundamentais para a investigação de doutoramento. Destacam-se sessões sobre desenho de pesquisa, pesquisa de campo etnográfica, métodos críticos e visuais, como conduzir entrevistas ou estudos de caso.

A Escola de Verão em Métodos é uma iniciativa conjunta do Centro de Excelência PRONE e do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos (FEUC | CES).

O Centro de Excelência Jean Monnet é um dos Programas Jean Monnet criados e financiados pela Comissão Europeia destinados a promover a valorização do ensino superior e a investigação científica de alto nível em matéria de integração europeia em qualquer parte do mundo. Entre os Programas Jean Monnet este é o mais competitivo, sendo outorgado por concurso público de âmbito mundial. Deste grau de exigência resulta que o Centro de Excelência é concedido a Universidades e investigadores de comprovado mérito em matéria de integração europeia e que na respetiva candidatura demonstrem possuir capacidade e condições, designadamente a nível de meios humanos e científicos, para merecer essa distinção e reconhecimento. Na sua atribuição é privilegiado o carácter multidisciplinar do Centro.

O Centro de Excelência da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra tem como pano de fundo as relações da União Europeia com os vizinhos a Leste sob o acrónimo PRONE – Peace Relations, Ontologies and Narratives in Europe: EU and its Eastern Neighbours. É coordenado pela Professora Doutora Maria Raquel Freire, Professora Catedrática da FEUC e titular de uma Cátedra Jean Monnet e conta com uma equipa de 11 docentes, das Faculdades de Economia, Letras, e Ciência e Tecnologia. Prevê a organização de um conjunto alargado de iniciativas em três eixos principais: ensino e investigação; recomendações políticas; e ligação à comunidade. A extensão das atividades e dinamismo do Centro pretendem deixar a marca de qualidade da Universidade de Coimbra nas suas iniciativas a nível local, nacional e internacional.