Gestão

A licenciatura em Gestão (1º ciclo) desenvolve as competências necessárias para o exercício da profissão de gestor de organizações privadas e públicas. As competências adquiridas na licenciatura em Gestão, preparam o acesso aos programas de pós-graduação (2º ciclo) e em qualquer das áreas especializadas da Gestão.

Tipo de Curso | 1º Ciclo / Licenciatura
Coordenadoras do Curso | Cristela Bairrada e Maria João Alves
Numerus Clausus (vagas) | 89
Duração | 3 anos
Prova de Ingresso | Prova nacional: Matemática A ou Matemática A e Economia ou Matemática A e Português

¬ DGES - Guia Geral de Exames 2021

Plano Curricular indicativo
ano letivo 22-23 | Unidades curriculares - Conteúdos programáticos
ano letivo 21-22 | Unidades curriculares - Conteúdos programáticos

Apresentação


A Licenciatura em Gestão (1º Ciclo) procura fornecer aos estudantes as competências necessárias para poderem exercer a profissão de gestor de organizações privadas e públicas. Com as competências adquiridas na licenciatura em gestão, os estudantes ficarão também preparados para aceder a um programa de pós-graduação (2 º ciclo) em qualquer das áreas especializadas da gestão. Na sua estrutura científica de base, proporciona aos alunos conhecimentos nos domínios relevantes da gestão, bem como um conjunto de conhecimentos essenciais em áreas sociais e técnicas, tais como economia, métodos quantitativos, direito, história, e sistemas de informação.
A licenciatura em gestão procura ainda facultar aos estudantes oportunidades de desenvolvimento pessoal relevantes para a vida ativa, assim como promover a mobilidade internacional de estudantes e docentes.

Para todos os/as estudantes que se inscrevam pela primeira vez e que o solicitem, é designado um/a Tutor/a que o/a acompanha ao longo do 1º Ciclo e o/a aconselha na escolha do perfil de curso que melhor se adapte às suas preferências e aptidões.

¬ Regime Tutorial

Estrutura curricular


A Licenciatura em Gestão (1º Ciclo), com a duração de três anos (seis semestres), é atribuída a quem obtiver 180 ECTS, repartidos de acordo com a estrutura curricular por unidades curriculares obrigatórias (150 ECTS) e optativas (30 ECTS).

A inscrição nas unidade curriculares optativas está sujeita à aprovação pela coordenação de forma a assegurar o cumprimento dos regulamentos e dos limites de inscrições em cada unidade curricular.

Prémio FEUC Exemplar 1º CICLO


O prémio de mérito “FEUC Exemplar 1º CICLO” visa galardoar os melhores estudantes das Licenciaturas em Economia, Sociologia, Gestão e em Relações Internacionais, incentivando a continuidade dos seus estudos e a realização de investigação científica na Faculdade. Esta distinção consiste na oferta, em cada ano letivo, ao/à melhor estudante de uma das quatro licenciaturas, de um apoio à investigação com o valor mensal de 350€, durante 18 meses consecutivos, com início em outubro do ano letivo subsequente ao ano de conclusão da licenciatura.

Acesso a um nível de estudos superior


No ano letivo de 2015-2016, o acesso ao mestrado em Gestão da FEUC (2º Ciclo) é ainda assegurado a todos/as os/as estudantes que concluam a licenciatura em Gestão no ano letivo de 2014-2015. Por recomendação da A3ES este acesso direto será, em breve, extinto, pelo que 2015-2016 constituirá já um ano de transição.

A Licenciatura de Gestão proporciona o acesso a vários cursos de 2º Ciclo da FEUC, entre os quais o Mestrado de Contabilidade e Finanças (MCF). Este mestrado fornece, entre outras, competências para Contabilista Certificado. Para este efeito, já na Licenciatura de Gestão, os estudantes deverão realizar as unidades curriculares mencionadas em LISTA DAS DISCIPLINAS A CONSIDERAR PARA A PROFISSÃO DE CONTABILISTA CERTIFICADO.

Além de várias u.c.’s (obrigatórias e optativas) constantes do plano de estudos da Licenciatura de Gestão, este documento refere também as u.c.’s do MCF a realizar posteriormente, no âmbito deste mestrado.

Saídas Profissionais


Os/as estudantes que tenham completado o 1º ciclo de estudos em gestão podem trabalhar na administração de organizações públicas e privadas, bem como nos diversos departamentos funcionais, nomeadamente financeiro, produção, recursos humanos e marketing.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO