Sociologia

A licenciatura em Sociologia (1º ciclo) procura proporcionar uma sólida formação dirigida à aquisição dos instrumentos teóricos e metodológicos de base para a prática da sociologia, desenvolvendo competências de compreensão sociológica do mundo atual e de utilização dos conhecimentos sociológicos nos contextos de prática profissional e de investigação científica.

A licenciatura em Sociologia abre uma possibilidade de frequentar o Curso Integrado de Coimbra-Bordéus.

Tipo de Curso | 1º Ciclo / Licenciatura
Coordenadores do Curso | André Brito Correia e Ana Raquel Matos
Numerus Clausus (vagas) | 41
Duração | 3 anos
Prova de Ingresso | Prova nacional: Português ou Geografia ou História

¬ DGES - Guia Geral de Exames 2021

Plano Curricular indicativo
ano letivo 22-23 | Unidades curriculares - Conteúdos programáticos
ano letivo 21-22 | Unidades curriculares - Conteúdos programáticos

Apresentação


A Licenciatura em Sociologia (1º Ciclo) procura proporcionar uma sólida formação dirigida à aquisição dos instrumentos teóricos e metodológicos de base para a prática da sociologia, desenvolvendo competências de compreensão sociológica do mundo atual e de utilização dos conhecimentos sociológicos nos contextos de prática profissional e de investigação científica.

Procura, ainda, promover estratégias de formação centradas na aprendizagem e no desenvolvimento de competências, sustentadas em metodologias de trabalho ativas e com forte articulação entre teoria e prática, bem como num compromisso entre formação de banda larga e formação especializada, adaptado às exigências e necessidades do mercado de trabalho.

Simultaneamente, pretende-se estimular a articulação entre o programa de estudos da licenciatura e os programas de formação avançada (2º e 3º ciclos) e investigação científica, concebida para responder às necessidades de aprofundamento e renovação de competências científicas e profissionais especializadas na área da sociologia.

Para todos os/as estudantes que se inscrevam pela primeira vez, pode ser designado um/a Tutor/a que o/a acompanha ao longo do 1º Ciclo e o aconselha na escolha do perfil de curso que melhor se adapte às suas preferências e aptidões.

¬ Regime Tutorial

Estrutura curricular


A Licenciatura em Sociologia (1º Ciclo), com a duração de três anos (seis semestres), é atribuída a quem obtiver 180 ECTS, repartidos de acordo com a estrutura curricular por unidades curriculares obrigatórias (150 ECTS) e optativas (30 ECTS).

A inscrição nas unidade curriculares optativas está sujeita à aprovação pela coordenação de forma a assegurar o cumprimento dos regulamentos e dos limites de inscrições em cada unidade curricular.

» A seleção das unidades curriculares de opção deverá ter em consideração o número de ECTS opcionais mínimo e máximo previsto por área científica na tabela de estrutura curricular. Assim, nas áreas científicas de “Ciência Política-Relações Internacionais”, “Economia”, “Gestão” e “Antropologia” poderão ser escolhidos entre 0 e 24 ECTS; na área científica “Sociologia” entre 0 e 30 ECTS; nas áreas científicas “Ciências da Comunicação”, “Direito”, “Estatística”, “História”, “Informação e Jornalismo”, “Informática”, “Língua Estrangeira” e “Psicologia” entre 0 e 12 ECTS.

» Na seleção das unidades curriculares de opção deverá ter em consideração a informação relativa às Calendário, Vagas e Condições de Seriação.

Os/as estudantes que reúnam pelo menos 30 ECTS em unidades curriculares de opção numa das áreas científicas das restantes licenciaturas (Economia, Gestão ou Relações Internacionais) obtêm um menor nessa área científica. Os menores consistem em componente secundárias específicas que abrangem áreas disciplinares da FEUC, segundo o Plano Curricular indicativo, que permitem alargar as competências adquiridas, reforçando, assim, a sua preparação em áreas específicas do seu interesse.

A inscrição nos menores carece de candidatura, sujeitas ao cumprimento dos critérios e das vagas definidas anualmente.

¬ Candidaturas

Prémio FEUC Exemplar 1º CICLO


O prémio de mérito “FEUC Exemplar 1º CICLO” visa galardoar os melhores estudantes das Licenciaturas em Economia, Sociologia, Gestão e em Relações Internacionais, incentivando a continuidade dos seus estudos e a realização de investigação científica na Faculdade. Esta distinção consiste na oferta, em cada ano letivo, ao/à melhor estudante de uma das quatro licenciaturas, de um apoio à investigação com o valor mensal de 350€, durante 18 meses consecutivos, com início em outubro do ano letivo subsequente ao ano de conclusão da licenciatura.

Acesso a um nível de estudos superior


No ano letivo de 2015-2016, o acesso ao mestrado em Sociologia da FEUC (2º Ciclo) é ainda assegurado a todos/as os/as estudantes que concluam a licenciatura em Sociologia no ano letivo de 2014-2015. Por recomendação da A3ES este acesso direto será, em breve, extinto, pelo que 2015-2016 constituirá já um ano de transição.

Saídas Profissionais


O plano curricular proposto tem como objetivo corresponder a perfis profissionais identificados, ou seja, preparação de profissionais versáteis, habilitados/as para o exercício de funções múltiplas e diversas em áreas relacionadas com política social, incluindo políticas locais, desigualdades sociais, justiça, integração social, saúde, ensino e administração escolar, formação, recursos humanos, emprego, cultura e território, comunicação e relações interpessoais.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO