Evento | Debate com Francisco Allen Gomes - As Transformações da Sexualidade | 26 NOV

Publication date: 05-10-2015 10:00

Debate com Francisco Allen Gomes - As Transformações da Sexualidade | 26 NOV

Ciclo Artes e Cuidados na Saúde Mental

As transformações da Sexualidade

Francisco Allen Gomes (Psiquiatra)

26 de novembro de 2015, 18h00, Sala 3.5, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo
Em discussão estarão temas como o desejo, a medicalização, a deficiência e a sexualidade e a sexualidade e a doença mental. Estarão à conversa com Francisco Allen Gomes, Ana Cristina Santos e Fátima Alves (sociólogas).

Nota biográfica
Francisco Allen Gomes. Psiquiatra, foi chefe de serviço de psiquiatria e responsável pela consulta de sexologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra até à sua aposentação em 2001. É sócio honorário da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) da qual foi sócio fundador e presidente dos primeiros corpos gerentes. Tem a medalha de ouro da Federação Europeia de Sexologia e a medalha de mérito da Ordem dos Médicos. Coordenou, com Afonso de Albuquerque e Silveira Nunes os livros “Sexologia Clínica” e “Sexualidade e Cultura” publicadas pela SPSC em 1987. Durante 10 anos, foi responsável, em colaboração com Carlos de Oliveira, por um Curso de Introdução à Sexologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Tem colaborado em dezenas de cursos pós-graduados na área da sexologia, das quais se destacam os cursos de terapeutas sexuais da SPSC e os cursos de “Introdução à Sexologia Clínica”, da sua inteira responsabilidade, no âmbito da formação pós-graduada em psiquiatria do Hospital Magalhães de Lemos.

Publicou mais de 70 trabalhos científicos e 40 artigos de divulgação. É autor de dois livros: “Sexualidade Traída – Abuso Sexual Infantil e Pedofilia” (em colaboração com Tereza Coelho) e “Paixão, Amor e Sexo”.

Organização: Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE)/ NES - Núcleo de Estudantes de Sociologia da FEUC