a carregar...

FLUC

Curso de Estudos Artísticos

3.º Ciclo


A criação da licenciatura em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a sua evolução posterior para um 1.º ciclo e um 2.º ciclo de estudos, já no sistema de Bolonha, permitiu acomodar a recomposição dos saberes, a pluralidade artística e as mediações tecnológicas que caracterizam a contemporaneidade. 

O 3.º ciclo de estudos, conducente ao grau de doutor, pretende consolidar o trajecto iniciado em 2002. Assumindo a formação transversal no domínio das artes, tem por objectivo
   a) aprofundar a especialização iniciada no 2.º ciclo;
   b) desenvolver projectos de investigação com elevada autonomia e capacidade de execução;
   c) avançar com a conceptualização (formal, técnica, expressiva, política e social) das artes e das artes do espectáculo em particular;
   d) suscitar a mobilização crítica e teórica do arquivo, num tempo marcado pela circulação e pela apropriação indiferenciada da memória.

Cumprindo o desígnio específico dos estudos artísticos em contexto universitário, o 3.º ciclo visa ainda estabelecer um diálogo especialmente qualificado entre a investigação, a experimentação e a criação contemporânea.


Propina:

O curso não é abrangido pela Propina de Estudante Internacional. Os estudantes do curso pagam a Propina do Estudante Nacional ou Equiparado.  


Organização:

O 3.º ciclo de estudos de doutoramento em Estudos Artísticos organiza-se não de modo escolar (unidades curriculares), mas em conformidade com um plano de estudos estruturado, de maneira a permitir a redacção de uma tese original especialmente elaborada para obtenção do grau num período de três anos lectivos, sob a direcção do orientador previamente contactado pelo candidato, mediante a apresentação do seu projecto e/ou tema e a elaboração de relatórios anuais sujeitos a avaliação.

O número de créditos necessário à obtenção do grau de Doutor em Estudos Artísticos é de 180 ECTS, repartidos por 60 ECTS por ano, em conformidade com a lei e com a formação prevista para a creditação dos cursos normais de doutoramento no Ensino Universitário. Aos 180 ECTS previstos correspondem 4860 horas totais de trabalho (1620 por ano).

O curso contempla as seguintes áreas de especialidade:

   a) Estudos Fílmicos e da Imagem;
   b) Estudos Musicais;
   c) Estudos Teatrais e Performativos.

Para efectuar a sua candidatura consulte a página oficial de candidatura aos cursos de pós-graduação da Faculdade de Letras: http://www.uc.pt/candidatos/online.


Condições de acesso
:

Podem candidatar-se ao Curso:

   1. Titulares do grau de Mestre em Estudos Artísticos ou noutra área de saber, uma vez avaliado o respectivo currículo científico e profissional, que apresentem um projecto de tese devidamente avalizado por um docente doutorado da direcção científica do curso.
   2. Titulares de grau de Licenciado, detentores de um currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras de Coimbra, que apresentem um projecto devidamente  avalizado por um docente doutorado da direcção científica do curso;
   3. Podem ainda aceder à candidatura, matrícula e inscrição no curso os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras de Coimbra, que apresentem um projecto de tese devidamente avalizado por um docente doutorado da direcção do curso.


Critérios de selecção:

   1. Os candidatos à matrícula no curso são seleccionados e seriados pelo Conselho Científico, tendo em conta: 
      a) as classificações obtidas no percurso académico anterior;
      b) o curriculum académico, científico e profissional;
      c) as habilitações específicas, relevantes para a área de doutoramento.
   2. Poderá ser exigida uma entrevista pessoal.

Prazos e calendário lectivo:

Os prazos e condições de candidatura, matrícula e inscrição serão os que vigorarem na Faculdade de Letras Universidade de Coimbra para os 3.ºs ciclos sem parte escolar. Sendo o 3º ciclo de Estudos Artísticos um curso tutorial, sem componente curricular, podem ser apresentadas candidaturas em qualquer momento do ano letivo, desde que existam vagas por ocupar. Para mais informações, contactar por favor a direção do curso através do seguinte email: fmatos@fl.uc.pt

Progressão no curso:

A progressão no curso é determinada pela avaliação anual dos relatórios dos candidatos, sem cuja aprovação não é permitido o acesso à prestação de provas finais.

N.º total de créditos necessários à concessão do grau e atribuição de unidades de crédito às áreas científicas obrigatórias: são concedidos 180 ECTS créditos à realização e defesa pública da dissertação.


Classificação final:

A classificação final do programa, após defesa da tese, nos termos do disposto no nº 4 do artigo 19º do Regulamento de Doutoramentos da Universidade de Coimbra, será expressa pelas fórmulas de Aprovado com distinção e louvor, Aprovado com distinção, Aprovado e Reprovado.


Tese – escolha de tema, supervisão, júri e prestação de provas:

As normas aplicáveis ao processo de escolha do tema, à respectiva supervisão e designação de orientadores e/ou co-orientadores, de nomeação e funcionamento do júri e as regras sobre a prestação de provas são as constantes do Regulamento dos Doutoramentos pela Universidade de Coimbra.


Diploma:

Os alunos que tenham obtido aprovação na defesa da tese terão direito a uma carta doutoral.


Omissões:

Em todos os outros aspectos em que os regulamentos forem omissos ou suscitarem dúvidas aplicar-se-á a Lei geral.

Direcção do 3.º ciclo (Doutoramento): Fernando Matos Oliveira
Coordenação dos Estudos Fílmicos e da ImagemSérgio Dias Branco
Coordenação dos Estudos MusicaisPaulo Estudante
Coordenação dos Estudos Teatrais e PerformativosFernando Matos Oliveira