FLUC

Curso de Estudos Artísticos

Cinema:Teoria/Prática

Cinema:Teoria/Prática (C:T/P) integra a área temática Artes e Teorias no grupo de investigação Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX.

Desde os seus primeiros movimentos de vanguarda (como o impressionismo francês e o cinema de montagem soviético) que o cinema tem sido um campo de intenso e criativo diálogo entre a teoria e prática, como se a reflexão e a criação se suportassem e alimentassem mutuamente. O território da investigação académica, em especial da prática como investigação, pode acolher e incentivar esta relação, abrindo possibilidades para o seu desenvolvimento — porque nela se joga a própria (re)definição do cinema como arte. Esta linha de investigação trabalha em estreita ligação com o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artística, espaço de investigação, reflexão e criação, no âmbito dos cursos de Estudos Artísticos, da Secção de Artes do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Investigador Responsável: Sérgio Dias Branco
Página do CEIS20

14 de junho, Sala do Carvão, Casa das Caldeiras
Irene LUSTIG (Universidade da California, Santa Cruz), “The Motherhood Archive”. Projeção e conversa. cartaz