Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Chamada para artigos: José Saramago: personagem e figuração

Revista de Estudos Literários. Centro de Literatura Portuguesa.
26 janeiro, 2021

Na obra de José Saramago, a personagem ocupa um papel central, como é amplamente confirmado por trabalhos que têm sido consagrados à produção literária do romancista. Além disso, os estudos de personagem conheceram, nas últimas décadas, um desenvolvimento assinalável, na sequência da diversificação interdisciplinar que caracteriza os estudos narrativos. Aquele desenvolvimento contempla a reflexão, em vários âmbitos, acerca da personagem, bem como a sua conjugação com outros campos de análise.

A complexidade da obra de Saramago, com fortes implicações sociais, ideológicas e alegóricas, bem como a capacidade de inovação que revela justificam que se consagre um número da Revista de Estudos Literários (https://impactum-journals.uc.pt/rel/index),  publicação anual do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, à personagem saramaguiana, coincidindo com a celebração do seu centenário. Nesse número, organizado por Carlos Reis, Ana Paula Arnaut e Sara Grünhagen, não estará em equação apenas a figuração da personagem do romance, mas também a do teatro, a do conto e ainda a de outros géneros (p. ex., a crónica). Por outro lado, a personagem saramaguiana  revela uma capacidade de sobrevida atestada na sua dinâmica transliterária, motivando transposições intermediáticas que, em vários suportes e linguagens, a prolongam e reinventam.

De acordo com estas linhas de abordagem, o número 12 da Revista de Estudos Literários, subordinado ao tema “José Saramago: personagem e figuração”, aceitará, para submissão a arbitragem, artigos sobre os seguintes subtemas:

    a) Dispositivos de figuração da personagem saramaguiana;

    b) Ficcionalidade e metaficcionalidade na personagem saramaguiana;

    c) A personagem como símbolo e como alegoria;

    d) Figurações do feminino em José Saramago;

    e) Sobrevidas e refigurações da personagem saramaguiana (cinema, teatro, pintura, ópera, caricatura, banda desenhada, etc.);

    f) A personagem saramaguiana em contexto pedagógico.

As propostas de artigos a enviar à Revista de Estudos Literários obedecerão às seguintes diretivas e calendário:

    a) Extensão: 6 000 a 7 000 palavras;

    b) Línguas aceites: português (com a grafia do Acordo Ortográfico), espanhol, francês, italiano e inglês;

    c) Data limite de receção: 31 de julho de 2021;

    d) Endereço eletrónico a utilizar: clp@fl.uc.pt (indicação no assunto: Revista de Estudos Literários, 12);

    e) Comunicação do resultado da arbitragem: até 30 de setembro de 2021.

© Pedro Soares