Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

O Fantástico: Teoria e Formas

7 de Outubro de 2005

Workshop «O Fantástico: Teoria e Formas»

Dentro da série de workshops previstos nas Actividades do Centro de Literatura Portuguesa, e no âmbito do Sub-Projecto Poéticas na Literatura Portuguesa, exposto no Plano de Actividades apresentado à FCT, propõe-se agora a realização do Workshop sobre o Fantástico à semelhança da realização do Workshop sobre o Grotesco, que teve lugar em Março de 2005.
O Fantástico tem dado origem a intensos debates entre os críticos e teóricos da arte, dos quais emergem opiniões diversas e contraditórias no que diz respeito ao seu entendimento como categoria estética, levando mesmo Louis Marin a dizer que não há teoria do fantástico e a proclamar a sua insubmissão às leis de um género, ou às regras de um modo, ou sequer às normas de uma instituição.
A partir do sentido adjectival e substantivo do Fantástico, este Workshop pretende reabrir, mais uma vez, o debate sobre as questões levantadas pelo Fantástico nomeadamente a sua capacidade subversiva face a múltiplas convenções culturais, no âmbito da representação literária e da representação artística em geral.
O Workshop tomará a forma de uma jornada de trabalhos, a decorrer no dia 14 de Outubro, tendo a iniciar as conferências proferidas pelo Professores Roger Bozzetto e Vítor Aguiar e Silva, seguida das intervenções da responsabilidade de membros do CLP, segundo o seguinte formato:

Programa

9h30
Roger Bozzetto

11h00
Vítor Aguiar e Silva

14h30
Cristina Robalo Cordeiro
Gianluca Miraglia
Maria João Simões

A organização e divulgação desta actividade, inserida no Sub-Projecto Poéticas na Literatura Portuguesa, coordenado pelo Professor Doutor José Oliveira Barata, ficará a cargo de Maria João Simões, membro do Centro de Literatura Portuguesa.