a carregar...

CLP

Centro de Literatura Portuguesa

Atividades 2017

18 de janeiro 
Cartaz_O que aconteceu com a teoria?

Seminário por Fabio Akcelrud Durão: "O que aconteceu com a teoria?"

Fabio Akcelrud Durão (Unicamp, Brasil) apresentou um seminário intitulado «O que aconteceu com a teoria?», no dia 18 de janeiro de 2017, pelas 14h30, no Instituto de Estudos Brasileiros (5º piso, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Este seminário foi coorganizado pelo Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e pelo Instituto de Estudos Brasileiros. Informação detalhada disponível aqui.


Voltar ao Topo
27 de janeiro 
Cartaz_Conferências MatLit - Sónia Deus e Matheus de Brito

Conferências MATLIT: Sónia Deus e Matheus de Brito

No dia 27 de janeiro de 2017, pelas 15h00, na Sala Ferreira Lima (6º piso, FLUC), teve início um novo ciclo de conferências. As Conferências MATLIT pretendem dar a conhecer a investigação levada a cabo no âmbito do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, em particular através de uma apresentação pública dos contributos originais para o conhecimento das teses de doutoramento em Materialidades da Literatura recém-concluídas. 

Sónia Deus apresentou a conferência intitulada «O “mecanismo do livro” na laudatória fúnebre Barroca. Últimas Acções do Duque D. Nuno Álvares Pereira de Mello – uma leitura da materialidade do texto».

Matheus de Brito fez a conferência intitulada «Da indústria da hermenêutica à verdade estética».

Mais informação aqui.


Voltar ao Topo
21 de fevereiro 
Cartaz_Conferência “Literatura no Amazonas: 1954-2010”

Conferência por Rita Barbosa de Oliveira: “Literatura no Amazonas: 1954-2010”


«Literatura no Amazonas 1954-2010», conferência pela Professora Rita Barbosa de Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas realizada no dia 21, pelas 14h, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros da FLUC. A conferência, com organização do CLP e do Instituto de Estudos Brasileiros, apresentou o resultado de um projeto de pesquisa, financiado pelo CNPq, nos últimos anos. Cartaz com resolução de leitura e mais informação disponível aqui.


Voltar ao Topo
24 de fevereiro 
Cartaz_Conferência O que Eça e Ramalho não comentaram

Conferência de Lucia Guimarães: "O que Eça e Ramalho não comentaram"


No dia 24 de fevereiro, pelas 11h30, Lucia Maria Paschoal Guimarães, Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), proferiu a conferência intitulada “O que Eça e Ramalho não comentaram: a primeira viagem de D. Pedro II a Portugal (1871-1872)”. O evento, organizado pelo Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, teve lugar na Sala do CLP.


Voltar ao Topo
3 de março 
Cartaz_Seminário “Smartfiction: New Forms for Writing and Reading”

Seminário por Kate Pullinger: “Smartfiction: New Forms for Writing and Reading”


Kate Pullinger (Bath Spa University, UK) lecionou um seminário intitulado “Smartfiction: New Forms for Writing and Reading”, no dia 3 de março de 2017, pelas 14h30, na Sala Ferreira Lima (6º piso, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Este seminário foi coorganizado pelo Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e pelo Mestrado em Tradução. A visita de Kate Pullinger à Universidade de Coimbra foi apoiada pelo Centro de Literatura Portuguesa e incluiu ainda, a 2 de março, uma reunião do grupo de trabalho do projeto de tradução da obra “Inanimate Alice” para português. Trata-se de um grupo de trabalho coordenado por Ana Maria Machado, com a participação de Ana Aguilar (Materialidades da Literatura) e António Oliveira (Tradução), integrado no projeto de investigação “ReCodex: Formas e Transformações do Livro”.

Mais informação aqui.


Voltar ao Topo
9 de março 
Cartaz_Conversa A BD e o Brasil, hoje

Conversa com André Diniz e João Miguel Lameiras: "A BD e o Brasil, hoje"

Decorreu no dia 9, pelas 15h, na sala do Instituto de Estudos Brasileiros da FLUC, uma sessão, organizada pelo IEB e pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, com André Diniz, desenhador brasileiro de BD, sobre o tema «A BD e o Brasil, hoje». A sessão, que se integrou na segunda edição da Coimbra BD, contou também com a intervenção de João Miguel Lameiras, especialista em BD.

Cartaz com resolução de leitura e mais informação disponíveis aqui.


Voltar ao Topo
16 de março 
Cartaz_Debate Quem somos e como nos imaginamos?

Debate com Lídia Jorge e Mário de Carvalho:"Quem somos e como nos imaginamos?"

Os escritores Lídia Jorge e Mário de Carvalho participaram num debate sob o tema “Quem somos, como nos imaginamos?”, organizado pelo CLP no âmbito da 19ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

O evento realizou-se na Faculdade de Letras, a 16 de março de 2017, pelas 14.30h, no Anfiteatro II. A organização esteve a cargo de Maria João Simões e Maria Helena Santana, e a moderação do debate coube a Ana Paula Arnaut.

Cartaz com resolução de leitura disponível aqui.


Voltar ao Topo
18 de março 
Pormenor_Exposição Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg

Exposição "Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg"


Foi inaugurada no passado sábado, dia 18 de março, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, a exposição do espólio de Carlos de Oliveira, com curadoria de Osvaldo Manuel Silvestre.

Mais informações sobre a exposição aqui.


Voltar ao Topo
21 de março 
Cartaz_Seminário Diogo Bernardes’ brandura: Poetics and Polemic in Portuguese Literary History

Seminário por Simon Park "Diogo Bernardes’ brandura: Poetics and Polemic in Portuguese Literary History"


Decorreu no dia 21 de março, pelas 11h, o seminário “Diogo Bernardes’ brandura: Poetics and Polemic in Portuguese Literary History”, lecionado por Simon Park (Universidade de Oxford). O seminário, com organização do CLP, decorreu na Sala 11 da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Voltar ao Topo
24 de março 
Cartaz_Seminário A Narrativa Simbolista Portuguesa — António Patrício

Seminário por Paulo Alexandre Pereira: "A Narrativa Simbolista Portuguesa — António Patrício"


Realizou-se no dia 24 de março, entre as 10 e as 13 horas, o seminário “A Narrativa Simbolista Portuguesa — António Patrício”, por Paulo Alexandre Pereira, Prof. da Universidade de Aveiro. Este seminário, organizado pelo CLP e pelo Programa de Doutoramento em Literatura Portuguesa, teve lugar na Sala do CLP.


Voltar ao Topo
31 de março

Cartaz_Colóquio Ex Machina: Inscrição e Literatura

Colóquio "Ex Machina: Inscrição e Literatura"

No dia 31 de março de 2017, no Instituto de Estudos Brasileiros (FLUC, 5º piso), realizou-se o colóquio “Ex Machina: Inscrição e Literatura”, no qual foram apresentadas comunicações do projeto de investigação do mesmo nome, desenvolvido no âmbito do Grupo de Investigação “Mediação Digital e Materialidades da Literatura” do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Coordenado por Paulo Silva Pereira, “Ex Machina: Inscrição e Literatura” permitiu conhecer parte da investigação em curso no Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura.

O colóquio contou ainda com a participação de dois oradores convidados: Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa) e Jorge Martins Rosa (Universidade Nova de Lisboa).

O programa detalhado, bem como cartaz em resolução de leitura, podem ser consultados aqui.


Voltar ao Topo
20 de abril 
Cartaz_ Digital humanities/ Humanidades Digitales / Informatica Umanistica. Un diálogo intercultural.

Mesa redonda "Digital humanities/ Humanidades Digitales / Informatica Umanistica. Un diálogo intercultural."


Manuel Portela, investigador do CLP, participou em mesa redonda na Universidade de Roma em evento associado a "Ciencias Sociales y Humanidades Digitales del Sur", um projeto em que colaboram várias instituições, incluindo o CLP.


Voltar ao Topo
21 de abril 
Cartaz_Seminário O ensino da literatura em diálogo

Seminário por Rui Mateus: "O ensino da literatura em diálogo"


O seminário “O ensino da literatura em diálogo com as outras artes”, leccionado por Rui Mateus, investigador do CLP, teve lugar no dia 21 de abril, pelas 14 horas, na Sala do Instituto de Estudos Espanhóis. Esta foi uma organização conjunta do Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa e do Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa.


Voltar ao Topo
3 e 4 de maio 
Cartaz_ Curso Breve De Cartas e Mapas

Curso Breve "De Cartas e Mapas"


Sonia Miceli deu, nos dias 3 e 4 de maio de 2017, no Instituto de Estudos Brasileiros, um curso intitulado “De cartas e mapas. Os projetos de livro de Ruy Duarte de Carvalho e Bernardo Carvalho”. Mais informação e cartaz com resolução de leitura disponíveis aqui.


Voltar ao Topo
15 a 27 de maio

Cartaz_Dia D' África 2017

Dia D' África 2017


No âmbito da celebração do Dia Mundial de África, comemorado a 25 de maio, decorreu, na Universidade de Coimbra, o evento Dia D’África 2017. O programa desenrola-se de 15 a 27 de maio e conta com diversas atividades, incluindo conferências, mesas redondas e atividades culturais, gastronómicas e desportivas. Mais informação aqui.


Voltar ao Topo
17 de maio 
Cartaz_ Aula aberta “Os atritos da criação artística contemporânea na obra de Laura Erber”

Aula aberta de Alva Teixeiro: “Os atritos da criação artística contemporânea na obra de Laura Erber”

Alva Teixeiro, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, lecionou, no dia 17 de maio, no Instituto de Estudos Brasileiros, uma aula aberta intitulada “Os atritos da criação artística contemporânea na obra de Laura Erber”.

Informação mais detalhada e cartaz com resolução de leitura disponível aqui.


Voltar ao Topo
19 de maio 
Cartaz_ Seminário-conferência “Literaturas de Língua Portuguesa: Sexualidades e Género - Traços Distintivos / Visões Renovadoras”

Seminário-conferência por Philip Rothwell: “Literaturas de Língua Portuguesa: Sexualidades e Género - Traços Distintivos / Visões Renovadoras”


No dia 19 de maio, pelas 14h30, Phillip Rothwell, da Universidade de Oxford, proferiu o seminário-conferência “Literaturas de Língua Portuguesa: Sexualidades e Género — Traços Distintivos / Visões Renovadoras”. O evento, com organização do CLP e do Doutoramento em Literatura Portuguesa, teve lugar na Sala do CLP.


Voltar ao Topo
19 de maio

Cartaz_Corporeidade virtual enquanto experiência estética

Seminário por Catarina Carneiro de Sousa: "Corporeidade virtual enquanto experiência estética"

Catarina Carneiro de Sousa, artista digital e professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, lecionou um seminário intitulado «Corporeidade virtual enquanto experiência estética», no dia 19 de maio de 2017, pelas 17h30, na Sala de Seminários de Estudos Ingleses (6º piso, FLUC). Mais informação aqui.



Voltar ao Topo
23 de maio

Cartaz_Conferências MatLit - Manaíra Aires Athayde

Conferências MATLIT: Manaíra Aires Athayde


No dia 23 de maio de 2017, pelas 11h30, na Sala Ferreira Lima, Manaíra Aires Athayde fez a conferência “O poema circunscrito: a casa, o espólio, o arquivo”. Manaíra Aires Athayde é doutorada em Materialidades da Literatura pela Universidade de Coimbra, com a tese Ruy Belo e o Modernismo Brasileiro. Poesia, Espólio (2017). Mais informação aqui.


Voltar ao Topo
30 de maio 
Cartaz_Conferência Eça de Queirós e os brasileiros

Conferência por Cristiane Navarrete Tolomei: "Eça de Queirós e os brasileiros"


Realizou-se, no dia 30 de maio, pelas 14h30, a conferência “Eça de Queirós e os brasileiros”, impartida por Cristiane Navarrete Tolomei, da Universidade Federal do Maranhão. A atividade decorreu na Sala do CLP.


Voltar ao Topo
31 de maio 
Cartaz_ Conferência Perspectiva atual da obra de Aluísio Azevedo

Conferência por Maria Cleci Venturini e Vanderleia Oliveira: "Perspectiva atual da obra de Aluísio Azevedo"


Num evento com organização do CLP, Maria Cleci Venturini (UNICENTRO) e Vanderleia Oliveira (UENP) proferiram a conferência “Perspectiva atual da obra de Aluísio Azevedo”. A conferência realizou-se no dia 31 de maio, pelas 14h, na Sala 12, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Voltar ao Topo
5 de junho 
Cartaz_Conferência Editar Criticamente Mário de Sá-Carneiro

Conferência por Ricardo Vasconcelos: "Editar Criticamente Mário de Sá-Carneiro"


Ricardo Vasconcelos, Diretor do Programa de Português da San Diego State University, proferiu a conferência “Editar Criticamente Mário de Sá-Carneiro” no dia 5 de junho, pelas 14h30, na Sala do CLP.


Voltar ao Topo
9 de junho 
Cartaz_Seminário MatLit com Susan Schreibman, Anxo Abuín González e Paulo Franchetti

Seminário MATLIT com Susan Schreibman, Anxo Abuín González e Paulo Franchetti


No dia 9 de junho de 2017, pelas 14h15, no Instituto de Estudos Brasileiros (5º piso, FLUC), realizou-se um Seminário MATLIT, com a participação de Susan Schreibman (Universidade de Maynooth), Anxo Abuín González (Universidade de Santiago de Compostela) e Paulo Franchetti (Universidade Estadual de Campinas). Os três conferencistas integram a Comissão de Acompanhamento Externa (CAE) do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura. Informação detalhada disponível aqui.


Voltar ao Topo
17 de junho 
Colóquio Gândara e cultura popular em Carlos de Oliveira

Colóquio "Gândara e cultura popular em Carlos de Oliveira"

O Colóquio “Gândara e cultura popular em Carlos de Oliveira”, decorreu a 17 de junho 2017, em Cantanhede, no Auditório do Centro Social e Paroquial de S. Pedro. O colóquio, que integra a programação em torno da exposição do espólio de Carlos de Oliveira no Museu do Neo-Realismo, de que o CLP é também entidade organizadora, tentará explorar as questões formuladas neste texto:

Carlos de Oliveira escreveu, em O Aprendiz de Feiticeiro, que a Gândara o tinha «tatuado», e daí a «pouca distanciação» com que dela falava. Qual o alcance dessa «tatuagem» e quais as dimensões da Gândara, e da cultura popular (a local e a não local), que é possível rastrear na obra de Carlos de Oliveira?

Participantes: Gustavo Rubim, Ida Alves (UFF-Brasil), Ricardo Namora, Rui Mateus, Osvaldo Manuel Silvestre, Sonia Miceli.

Organização: Câmara Municipal de Cantanhede, Museu do Neo-Realismo, Centro de Literatura Portuguesa.


Voltar ao Topo
22 a 24 de junho 
V Congresso do Romanceiro

V Congresso Internacional do Romanceiro

O V Congresso Internacional do Romanceiro teve lugar entre 22 e 24 de junho de 2017, parte de uma iniciativa conjunta da Fundación Menéndez Pidal, do Centro de Literatura Portuguesa e da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. A conferência de encerramento esteve a cargo de Giuseppe Di Stefano (Università Di Pisa), que apresentou "Entre ira regia y fin amor: el romance de Carlos de Viana y sus ecos".


Voltar ao Topo
28 de junho
Rascunhos de Ricardo Reis

Conferência por Jerónimo Pizarro: "Rascunhos de Ricardo Reis"


Realizou-se no dia 28 de junho de 2017, pelas 14h30, na Sala Ferreira Lima (6º piso, FLUC), a conferência intitulada “Rascunhos de Ricardo Reis”, por Jerónimo Pizarro (Universidade de Los Andes).


Voltar ao Topo
6 de julho
Collaborative worldbuilding

Palestra e workshop por Trent Hergenrader

Trent Hergenrader (Rochester Institute of Technology) realizou uma palestra (seguida de oficina) intitulada "Collaborative Worldbuilding with Maps and Wikis", no dia 6 de julho de 2017, 11h00, na Sala Ferreira Lima.


Voltar ao Topo
13 de julho
Congresso Carlos de Oliveira e geração neo-realista coimbrã

Colóquio "Carlos de Oliveira e a geração neo-realista coimbrã"

Teve lugar, na Casa da Escrita, o colóquio intitulado “Carlos de Oliveira e a geração neo-realista coimbrã”, contando com a participação de António Apolinário Lourenço, António Pedro Pita, Eduardo Lourenço e Osvaldo Manuel Silvestre.


Voltar ao Topo
15 de setembro
 

Colóquio "Carlos de Oliveira e a Ideia do Moderno"


Decorreu, no dia 15 de setembro, na Casa Pessoa, em Lisboa, o colóquio "Carlos de Oliveira e a Ideia do Moderno". Inserido na programação paralela à exposição do espólio do autor no Museu do Neo-Realismo, o colóquio é uma organização da Casa Pessoa, do Museu do Neo-Realismo e do Centro de Literatura Portuguesa.


Voltar ao Topo
26 de setembro
Autoridade e poder no século de ouro

Conferência-debate por Ignacio Arellano: "Projeto Autoridade e Poder no Século de Ouro: passado, presente, futuro"


Realizou-se no dia 26 de setembro, pelas 11 horas, na sala de leitura do Instituto de Estudos Espanhóis, a conferência-debate “Projeto Autoridade e Poder no Século de Ouro: passado, presente, futuro”, proferida por Ignacio Arellano, professor catedrático da Universidade de Navarra e Diretor do Grupo de Investigación Siglo de Oro (GRISO).


Voltar ao Topo
23 de outubro
Camilo Pessanha 150 anos - Clepsydra um livro por haver

Camilo Pessanha 150 anos


No âmbito das comemorações do centésimo quinquagésimo aniversário do nascimento de Camilo Pessanha, o Centro de Literatura Portuguesa e a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra levaram a efeito, no dia 23 de outubro, as seguintes atividades:

10 horas - Inauguração da Exposição “Um Precursor do Modernismo: Camilo Pessanha (1867-1926)”. Biblioteca Joanina (Piso Intermédio).

11 horas - Conferência de Paulo Franchetti: “Clepsydra: um Livro por Haver”. Anfiteatro III, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Voltar ao Topo
24 a 27 de outubro
2º Colóquio Interlocuções Poéticas Brasil-Portugal

II Colóquio Internacional Interlocuções Poéticas Brasil-Portugal


Decorreu, de 24 a 27 de outubro, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o II Colóquio Internacional Interlocuções Poéticas Brasil-Portugal, fruto da cooperação entre o Centro de Literatura Portuguesa (CLP) e a Universidade de São Paulo (USP). 


Voltar ao Topo
em atualização
 

Voltar ao Topo
em atualização
 

Voltar ao Topo
em atualização
 

Voltar ao Topo
em atualização
 

Voltar ao Topo
em atualização
 

Voltar ao Topo