Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Atividades 2020

30 de janeiro 
Conferência por Mário Gomes


Conferência por Mário Gomes: “Literatura – Máquinas – Friedrich Kittler”

No dia 30 de janeiro de 2020, pelas 14h30, na Sala do Centro de Literatura Portuguesa, teve lugar uma conferência por Mário Gomes (Universidade de Concepción, Chile) intitulada “Literatura – Máquinas – Friedrich Kittler”. Organização do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, Centro de Literatura Portuguesa e Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, com o apoio do DAAD – Deutscher Akademischer Austauschdienst (Serviço de Intercâmbio Académico Alemão).


Voltar ao Topo
5 de março

Régio_expo

"Ousa duvidar": Inauguração de Exposição dedicada a José Régio

No dia 5 de março, pelas 17h30, na Sala de São Pedro (piso 2, BGUC), foi inaugurada a exposição “Ousa duvidar: não sei por onde vou, não sei para onde vou, sei que não vou por aí”, dedicada a José Régio e integrada na Semana Cultural da UC.

Fez a intervenção de abertura o Doutor António Apolinário Lourenço, que, juntamente com o Doutor Osvaldo Manuel Silvestre, assessorou cientificamente a exposição em representação do CLP.

José Régio, natural de Vila do Conde e formado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi um dos mais importantes nomes da literatura portuguesa do séc. XX. O romancista, ensaísta e poeta modernista deixou-nos uma obra que continua a ser estudada em escolas e universidades.


Voltar ao Topo
8 de abril

Publicação Dinâmicas da Personagem_Colóquio Figuras da Ficção %

Publicação: Dinâmicas da Personagem em acesso livre

Foi publicado o livro Dinâmicas da Personagem (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020). Os textos reunidos neste volume correspondem às comunicações que foram apresentadas no Colóquio Internacional “Figuras da Ficção 5”, que teve lugar na Faculdade de Letras de Coimbra, a 20, 21 e 22 de novembro de 2017. Tendo adotado o tema genérico “Dinâmicas da Personagem”, o colóquio seguiu-se aos que se realizaram em anos anteriores, no âmbito do projeto de investigação “Figuras da Ficção”. Para além das comunicações que aqui se encontram, as quatro conferências que integraram o colóquio serão editadas em livro que proximamente aparecerá. (Ver aqui).


Voltar ao Topo
20 de abril

Imagem Prémio Isabel Branco e Silva

Prémio Isabel M. Aguiar Branco e Silva: 2.ª edição

Teve início no dia 20 de abril (e estendendo-se até ao dia 26 de junho de 2020) o prazo para a apresentação de candidaturas ao Prémio Isabel M. Aguiar Branco e Silva. Promovido pelo Centro de Literatura Portuguesa e apoiado pela Fundação Eng.º António de Almeida, este Prémio destina-se a professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Mais informação aqui.


Voltar ao Topo
30 de abril 
Videoconferência: Criação Poética e Materialidade

Videoconferência: Criação poética e materialidade

No dia 30 de abril de 2020, pelas 11h00, Alexandre Graça Faria (Universidade Federal de Juiz de Fora) apresentou a videoconferência “Criação poética e materialidade”. Tratou-se de uma iniciativa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, organizada pelo Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), Centro de Literatura Portuguesa (CLP) e Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC).


Voltar ao Topo
13 de maio

Sessões online Arquivo LdoD - 1a sessão

Sessões Online Arquivo LdoD. Sessão 1: Introdução ao Arquivo LdoD

Decorreu no dia 13 de maio de 2020 a primeira edição das Sessões Online Arquivo LdoD (Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego, https://ldod.uc.pt/), dinamizada por Cecília Magalhães (Universidade de Coimbra). A “Sessão 1: Introdução ao Arquivo LdoD” foi uma Iniciativa do MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades. Organização: Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.


Voltar ao Topo
20 de maio

Sessões online Arquivo LdoD - 2a sessão

Sessões Online Arquivo LdoD. Sessão 2: Sarau no Arquivo LdoD

No dia 20 de maio de 2020 teve lugar a segunda edição das Sessões Online Arquivo LdoD (Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego, https://ldod.uc.pt/), dinamizada por Cecília Magalhães (Universidade de Coimbra). A “Sessão 2: Sarau no Arquivo LdoD” foi uma Iniciativa do MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades. Organização: Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.


Voltar ao Topo
22 de maio

VideoConf_22maio2020

Videoconferência: Figurações da sexualidade feminina na literatura caboverdiana (1947 – 2006)

No dia 22 de maio de 2020, a Professora Doutora Audrey Castañón de Mattos (Universidade Estadual Paulista – Unesp) apresentou a videoconferência "Figurações da sexualidade feminina na literatura caboverdiana (1947 – 2006)". Organização: Centro de Literatura Portuguesa.


Voltar ao Topo
27 de maio 
remixLdoD

Sessões Online Arquivo LdoD. Sessão 3: Oficina LdoD Remix

No dia 27 de maio de 2020 teve lugar a terceira edição das Sessões Online Arquivo LdoD (Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego, https://ldod.uc.pt/), dinamizada por Cecília Magalhães (Universidade de Coimbra) e Liliana Vasques (Universidade de Coimbra). A terceira sessão é uma parceria entre os projetos Fragmentos em Prática e Operation Room. A “Sessão 3: Oficina LdoD Remix” foi uma Iniciativa do MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades. Organização: Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.


Voltar ao Topo
30 de maio 
Dossier Geração de 70 - ColóquioLetras

Publicação: Dossier temático "Geração de 70" na Revista Colóquio/Letras nº 204

Foi publicada, em maio 2020, a Revista Colóquio/Letras N.º 204. Este volume inclui o dossier temático "Geração de 70", organizado por Carlos Reis e com participação de vários membros do CLP. Disponível em Colóquio/Letras Número 204 (Maio 2020).


Voltar ao Topo
8 a 12 de junho 
 

MATLIT-RIT Summer School: 3ª edição

Agendada para os dias 8 a 12 de junho de 2020, entre as 10h00 e as 17h00 na Sala 6 (FLUC, 4º piso), a 3ª edição MATLIT-RIT Summer School (com a participação de Ana Sabino e Rui Silva [módulo 1], Ana Albuquerque e Aguilar [módulo 2] e Tiago Schwäbl [módulo 3]) foi cancelada por força das várias restrições a que a crise pandémica em curso obriga. [CANCELADO]


Voltar ao Topo
24 de junho 
Edição Crítica de Eça de Queirós - Textos de Imprensa II

Publicação: Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós, Textos de Imprensa II

Foi publicado o 18.º volume da Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós. Com o título Textos de Imprensa II (do Distrito de Évora) (Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2020) e editado por Ana Teresa Peixinho, membro do CLP, o referido volume, com uma extensão de 993 páginas, insere-se na secção que acolhe os textos de imprensa publicados pelo romancista ao longo da sua vida.


Voltar ao Topo
26 de junho 
Publicação 20 anos sem Saramago

Publicação: José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel

Foi publicado o livro eletrónico José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020), que reúne as comunicações apresentadas por ocasião do congresso com o mesmo nome. Realizado a 8, 9 e 10 de outubro de 2018, o congresso  (o maior que alguma vez se fez sobre Saramago) permitiu atualizar e debater conhecimentos sobre praticamente todos os aspetos da vasta e multifacetada obra do escritor: os seus romances e os grandes temas que neles estão representados, as personagens e os seus modos de existência, a poesia e o teatro, a cronística e as adaptações da ficção a outras artes. No total, foram cerca de cinco dezenas de comunicações, da autoria de participantes oriundos de vários países, com destaque para Portugal e para o Brasil. São essas comunicações que se publicam, com acesso livre em http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/57


Voltar ao Topo
20 de julho 
Cruzamentos Representados 2020

Publicação: Cruzamentos Representados: Imagologia e Figurações da Alteridade

Foi publicado o livro Cruzamentos Representados: Imagologia e Figurações da Alteridade (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020), disponível em acesso aberto em Open Monographs Publications. Organizado por Maria João Simões, membro do CLP, este volume de ensaios congrega a investigação que decorre no projeto “Literatura, Imagologia e Transnacionalismo”, desenvolvido no âmbito das atividades do Centro de Literatura Portuguesa.


Voltar ao Topo
24 de agosto 
Publicação 8o volume Edição Crítica Almeida Garrett

Publicação: 8.º volume da Edição Crítica das Obras de Almeida Garrett

Foi publicado o 8.º volume da Edição Crítica das Obras de Almeida Garrett (Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2020). A obra inclui as peças dramáticas Filipa de Vilhena e A Sobrinha do Marquês, editadas por Sérgio Nazar David.


Voltar ao Topo
12 de setembro 
RelendoAlmeidaFaraia

Lançamento:O véu de Maia. Relendo Almeida Faria

Decorreu, no dia 12 de setembro de 2020, às 16h30 na Casa da Escrita (Coimbra), o lançamento do livro O véu de Maia. Relendo Almeida Faria, de Cristina Robalo Cordeiro.


Voltar ao Topo

28 de setembro
 
Última Lição Carlos Reis

"Última Lição" de Carlos Reis

O dia 28 de setembro de 2020 marcou a data em que Carlos Reis, professor catedrático da Faculdade de Letras, atingiu a jubilação. A sua “Última Lição” foi, por isso, proferida pelas 16h30 dessa mesma segunda-feira, no Auditório da Reitoria.

Da vida académica do professor e ensaísta, salienta-se o seu contributo para os Estudos Literários e, em particular, para os estudos sobre Literatura Portuguesa. Autor de obras como "Estudos Queirosianos" (1999), "Pessoas de livro. Estudos sobre a personagem" (2015) e "Dicionário de Estudos Narrativos" (2018), Carlos Reis foi recentemente agraciado com o Prémio Eduardo Lourenço (2019) e com o Prémio Vergílio Ferreira (2020).


Voltar ao Topo

3 de novembro
 
D. Francisco Manuel de Melo_As Musas
Publicação: D. Francisco Manuel de Melo, As Musas Portuguesas. As segundas três Musas do Melodino.


Foi publicada a Edição crítica de D. Francisco Manuel de Melo, As Musas Portuguesas. As segundas três Musas do Melodino, com Introdução e Notas de Evelina Verdelho. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2020. (939 págs). Evelina Verdelho é investigadora do CLP.


Voltar ao Topo

13 de novembro
 
Colóquio Internacional Medievalismo Literário Português_cartaz

Colóquio Internacional Medievalismo Literário Português

Realizou-se no dia 13 de novembro, entre as 10h00 e as 18h00, o Colóquio Internacional Medievalismo Literário Português, com coordenação de Ana Maria Machado, membro do CLP e Professora da FLUC. Este colóquio teve lugar online e contou com dez comunicações.


Voltar ao Topo

25 de novembro
 
NasPalavrasdeAidaGomes

Encontro: Nas Palavras de Aida Gomes

Teve lugar no dia 25 de novembro de 2020, pelas 17h00, na Cena Lusófona, (Pátio da Inquisição, Coimbra), um encontro com a escritora Aida Gomes, autora do romance Os pretos de Pousaflores.

Este evento foi organizado pelo projeto "Identidades Nacionais em Diálogo: Construções de Identidades Políticas e Literárias em Portugal, Angola e Moçambique (1961-presente)" (IF/00654/2015), em colaboração com o Gender Workshop Series XI (CES).

De acordo com as normas em vigor, foi assegurado o distanciamento entre pessoas e a utilização de máscara durante o evento.


Voltar ao Topo

4 de dezembro
 
foto_Fernando-Assis-Pacheco

Homenagem a Fernando Assis Pacheco

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Coimbra e do Centro de Literatura Portuguesa (CLP), realizou-se no dia 4 de dezembro, pelas 18 horas, na Casa da Escrita, em Coimbra, uma sessão evocativa dos 25 anos da morte de Fernando Assis Pacheco.

Nesta sessão, moderada por António Apolinário Lourenço, participaram Francisco Louçã e Teresa Carvalho. Houve igualmente leitura de poemas de Assis Pacheco, por João Maria André e Paula Santos do grupo de teatro Bonifrates. A sessão foi transmitida em streaming.

Esta sessão foi a primeira de um conjunto de iniciativas em torno da obra de Fernando Assis Pacheco. O encerramento ocorrerá no dia 30 de novembro de 2021, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.