Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Atividades 2022

19 de janeiro 
Podcast Vox Lit


Vox Lit 4

Saiu o quarto episódio do podcast Vox Lit, uma iniciativa do grupo de investigação Vox Media, do CLP, com participação ativa de estudantes e doutorados do Programa Doutoral FCT em Materialidades da Literatura. O episódio está disponível nesta ligação.


Voltar ao Topo
25 de janeiro 
Apresentação REL11 Inst. Cervantes


Apresentação da Revista de Estudos Literários 11

Dia 25 de janeiro às 18h30, no Instituto Cervantes, foi apresentado o nº. 11 da Revista de Estudos Literários, dedicada ao tema 'Estudos Ibéricos: diálogos plurais'. A sessão contou com a presença de Carlos Reis, Pedro Ferré, António Apolinário Lourenço, António Sáez Delgado e Iñaki Abad.


Voltar ao Topo
10 de fevereiro

Prémio Isabel Aguiar Branco Silva_logo


Prémio M. Aguiar-Branco e Silva (Edição de 2021)

Teve lugar no dia 10 de fevereiro, às 17h00, na Sala dos Conselhos da FLUC, a entrega do Prémio M. Aguiar-Branco e Silva (edição de 2021), uma iniciativa do Centro de Literatura Portuguesa com o apoio da Fundação Eng. António de Almeida.


Voltar ao Topo
15 de fevereiro 
Colóquio/Letras: A Voz na Literatura


Apresentação da revista Colóquio Letras Nº 209 “A Voz na Literatura”

Foi recentemente publicado o último número da revista Colóquio/Letras, cuja secção temática, dedicada a "A Voz na Literatura", foi coordenada por Osvaldo Manuel Silvestre e Pedro Serra, membros do projeto "VOXMEDIA. A Voz na Literatura", integrado no Grupo de Pesquisa Mediação Digital e Materialidades da Literatura, coordenado por Manuel Portela no Centro de Literatura Portuguesa.

Teve lugar no dia 15 de fevereiro, pelas 18h, uma apresentação online desse número da Colóquio/Letras, com a participação dos colaboradores dessa secção temática.


Voltar ao Topo
19 de fevereiro 
Cartaz AF para professores


Formação de Professores: Ação de Curta Duração

Decorreu no dia 19 de fevereiro de 2022, das 10h00 às 18h00, no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC, o segundo módulo da acção de formação 'De aluno a professor: futuros previstos para o ensino na escola pública', uma iniciativa co-organizada pelo CLP


Voltar ao Topo
11 de março 
3 Minute Thesis


MATLIT na 3MT

Na edição de 2022 da 3MT (3 minute-Thesis Competition, entre os 20 finalistas UC encontra-se Elena Soressi, estudante da edição 2020-2021 do Doutoramento em Materialidades da Literatura, cujo projeto se intitula «Cartografia da cidade contada: de como as narrativas sobre Luanda criam uma polifonia de vozes literárias». A final da UC decorreu no dia 11 de março na Sala Almedina do Convento de São Francisco e foi transmitida pelo canal YouTube da UC.


Voltar ao Topo
12 de março 
Podcast Vox Lit


Vox Lit 5

Saiu o quinto episódio do podcast Vox Lit, uma iniciativa do grupo de investigação Vox Media, do CLP, com participação ativa de estudantes e doutorados do Programa Doutoral FCT em Materialidades da Literatura. O episódio está disponível nesta ligação.


Voltar ao Topo
16 de março 
cartaz_V Colóquio Internacional Interlocuções Literárias Brasil/Portugal


V Colóquio Internacional Interlocuções Literárias Brasil/Portugal

Teve lugar, de 14 a 16 de março de 2022, online, o V Colóquio Internacional Interlocuções Literárias Brasil/Portugal, co-organizado pelo CLP, CLEPUL e Departamento de Letras da USP. O programa pode ser consultado nesta ligação.


Voltar ao Topo
17 de março 
Publicação_A Oficina de Camões


Publicação: A Oficina de Camões: Apontamentos sobre Os Lusíadas

Recentemente publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, o livro A Oficina de Camões: Apontamentos sobre Os Lusíadas, da autoria de José Augusto Cardoso Bernardes, Professor Catedrático da FLUC e membro do CLP, oferece uma revisitação crítica de Os Lusíadas. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-2248-4


Voltar ao Topo
29 de março

Aula aberta_Gil Vicente_Nuno Meireles_cartaz


Aula aberta: Gil Vicente, nosso contemporâneo? por Nuno Meireles

No dia 29 de março de 2022, às 9h00, na sala 12, teve lugar a aula aberta 'Gil Vicente, nosso contemporâneo?', dada por Nuno Meireles.


Voltar ao Topo
29 de março

Aula aberta_Camilo novelista_Luciana Namorato_cartaz


Aula aberta: Camilo novelista, por Luciana Namorato

No dia 29 de março de 2022, às 14h00, na sala do ILLP, teve lugar a aula aberta 'Camilo novelista', dada porLuciana Namorato.


Voltar ao Topo
30 de março

Seminários GarrettOnline


Seminários GarrettOnline 2022: Viagens por Portugal: Garrett e Saramago, por Helena Buescu

Decorreu no dia 30 de março de 2022 a primeira sessão do ciclo de Seminários GarrettOnline uma iniciativa organizada pelo IELT, CIAC, CLP e Fundación Ramón Menéndez Pidal.

O seminário 'Viagens por Portugal: Garrett e Saramago' foi apresentado por Helena Buescu, da Universidade de Lisboa.


Voltar ao Topo
23 de abril

Documentário Viver e escrever em trânsito


Documentário "Viver e escrever em trânsito: entre Angola e Portugal"

No dia 23 de abril, sábado, às 15 horas, foi exibido o documentário "Viver e escrever em trânsito: entre Angola e Portugal", na Casa do Cinema, em Coimbra.

O documentário é um dos resultados do projeto de Doris Wieser, "Identidades nacionais em diálogo", sedeado no Centro de Literatura Portuguesa da FLUC e financiado pela FCT.

Após a exibição teve lugar uma breve apresentação pela Investigadora responsável e por Zetho Cunha Gonçalves, um dos escritores entrevistados. 

Mais informação na página da Casa do Cinema.


Voltar ao Topo
23 de abril

As mil e duas noites


As mil e duas noites (Materialidades da Literatura no Anozero 21-22, Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra)

O Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura através do projeto “As mil e duas noites”, produzido por Elizama Almeida, Elena Soressi e Mafalda Lalanda, em colaboração com o projeto “Paginário”, de Leonardo Villa-Forte (PUC-Rio), participou na programação convergente do Anozero 21-22, Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (09-04-2022 a 26-06-2022). A apresentação d’ “As mil e duas noites” decorreu no dia 3 de maio de 2022, pelas 18h30, via Zoom. Além das autoras, a apresentação contou com a participação de Lu Lessa Ventarola e Manuel Portela. Tratou-se de uma iniciativa do MATLIT LAB: Laboratório de Humanidades, com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa.


Voltar ao Topo
4 de maio

Seminários GarrettOnline


Seminários GarrettOnline 2022: Viagens por Portugal: Garrett e Saramago, por Helena Buescu

Decorreu no dia 4 de maio de 2022, às 14h30, a segunda sessão do ciclo de Seminários GarrettOnline uma iniciativa organizada pelo IELT, CIAC, CLP e Fundación Ramón Menéndez Pidal.

O seminário "Editar a correspondência e o teatro de Garrett" foi apresentado por Sérgio Nazar David, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e membro do CLP.


Voltar ao Topo
6 de maio

Literatura Digital no ensino_cartaz1

Literatura Digital no Ensino: propostas e experiências

A Universidade de Coimbra, por meio do Centro de Literatura Portuguesa (CLP-FLUC), do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (MATLIT) e do Núcleo de Estudos em Ensino da FLUC, promoveu na sexta-feira, 6 de maio, das 14h às 17h, o encontro “Literatura Digital no Ensino: propostas e experiências”.

O evento decorreu na sala do CLP, 7º. piso da Faculdade de Letras, e online por meio da plataforma Zoom.


Voltar ao Topo
12 de maio

Saramago na dança_v2



Genealogia Literária Saramaguiana. Making of: Saramago na dança

No decorrer do Centenário de José Saramago (1922-2022), realizaram-se no dia 12 de maio às 16h30, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras, três conferências sob o tema "Genealogia Literária Saramaguiana. Making of: Saramago na dança",


Voltar ao Topo
13 de maio

materialidades da literatura na torre literária


Materialidades da Literatura na Torre Literária

No passado dia 13 de maio de 2022, o Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas fez uma visita de estudo à Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão. Esta visita integra-se num conjunto de iniciativas que pretendem dar a conhecer o património artístico e literário da Fundação, por um lado, e as atividades de investigação, ensino e criação desenvolvidas no DLLC e na FLUC, por outro.

Foram apresentadas três comunicações exemplificativas de abordagens teóricas e metodológicas aos processos de mediação e construção da experiência literária. Tendo como objetivo principal dar a conhecer o DML aos participantes nesta visita, as comunicações incidiram sobre tópicos como escrita e leitura, invenção e permutação, escuta e interação, analógico e digital


Voltar ao Topo
15 de maio

publicação song of exile


Publicação: Song of Exile, por Joshua Alma Enslen

Foi publicado em abril de 2022 o livro Song of Exile: A Cultural History of Brazil’s Most Popular Poem, 1846–2018 (Purdue University Press), de Joshua Alma Enslen. Integrada na coleção Purdue Studies in Romance Literatures, esta obra é um dos resultados do projeto pós-doutoral em Materialidades da Literatura de Joshua Enslen, desenvolvido no ano letivo 2015-2016. Outros resultados desse projeto incluem um ciclo de três exposições (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, 2016, Festival FOLIO 2016 e Galeria Caleidoscópio da Universidade de Lisboa, 2017), um protótipo de um sítio web para visualização das redes intertextuais entre as 500 imitações e paródias do poema de António Gonçalves Dias analisadas, além de vários artigos. O livro está também disponível em acesso aberto nesta ligação: https://docs.lib.purdue.edu/psrl/1/

 
Voltar ao Topo
20 de maio

Aula aberta Luís Quintais



Encontro com Luís Quintais

O poeta Luís Quintais deu uma aula aberta, no dia 20 de maio às 11h00, no Instituto de Estudos Espanhóis.

 
Voltar ao Topo
19 e 20 de maio

Colóquio Desbundados e porraloucas - A Contracultura revisitada


Colóquio 'Desbundados e porraloucas. A Contracultura revisitada'

Nos dias 19 e 20 de maio teve lugar no Instituto de Estudos Brasileiros um colóquio internacional com o título DESBUNDADOS E PORRALOUCAS. A CONTRACULTURA REVISITADA. O colóquio contou com o apoio do DLLC, do CLP e da FLUC.


Voltar ao Topo
3 e 17 de junho

simpósio pós-doc matlit


Simpósio Pós-Doc MATLIT 2022

«Deslizamentos e Deslocações» é o título do simpósio de pós-doutoramento 2022 do Grupo de Investigação «Mediação Digital e Materialidades da Literatura» (MDML) do Centro de Literatura Portuguesa. Neste simpósio foram apresentados resultados de projetos de investigadores associados ao Grupo MDML: Eloise Porto, Diego Giménez, Álvaro Seiça, Daniela Côrtes Maduro e Ana Marques. Participa ainda Justin Tonra, investigador visitante da Universidade Nacional da Irlanda, Galway.

O simpósio divide-se em duas partes, agendadas para os próximos dias 3 e 17 de junho de 2022 (15-17h) no Centro de Literatura Portuguesa.


Voltar ao Topo
20 e 21 de junho

seminário burla poesia clandestina


Seminario Internacional «Burla y poesía clandestina en el mundo ibérico (Siglo de Oro)»

O Seminario Internacional «Burla y poesía clandestina en el mundo ibérico (Siglo de Oro)» decorreu nos dias 20 e 21 de Junho, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

Organização: Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra, Grupo de Investigación Siglo de Oro (GRISO) da Universidad de Navarra, Universidad de Salamanca, Grupo de Investigación en Estudios Portugueses y Brasileños (GIR EP&B), Centro de Estudos Ibéricos (CEI).


Voltar ao Topo
22 de junho

As mil e duas noites



As mil e duas noites no CLP

No dia 22 de junho, o MATLIT LAB acolheu a preparação do projeto com o professor e artista brasileiro Leonardo Villa-Forte, autor de Escrever sem escrever (2021) e MixLit – O DJ da Literatura. O encontro aconteceu no Centro de Literatura Portugues.


Voltar ao Topo
23 de junho

declinações_publ


Publicação: DecliNações. Género e nação nas literaturas e culturas africanas de língua portuguesa

No âmbito do projeto  “Identidades nacionais em diálogo: Construções de Identidades Políticas e Literárias em Portugal, Angola e Moçambique (1961-presente)”, coordenado por Doris Wieser, foi publicado o livro DecliNações. Género e nação nas literaturas e culturas africanas de língua portuguesa (Edições Almedina, junho de 2022).


Voltar ao Topo
5 de julho

voxlit6


Vox Lit 6

Saiu o sexto episódio do podcast Vox Lit, uma iniciativa do grupo de investigação Vox Media, do CLP, com participação ativa de estudantes e doutorados do Programa Doutoral FCT em Materialidades da Literatura.


Voltar ao Topo
9 de julho

foto_Fernando-Assis-Pacheco


Tertúlia de homenagem a Fernando Assis Pacheco

No dia 9 de julho, pelas 17 horas, integrada na programação da Feira do Livro de Coimbra, realizou-se uma tertúlia de homenagem a Fernando Assis Pacheco, que constitui o segundo ato de um evento promovido pelo Centro de Literatura Portuguesa em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra.


Voltar ao Topo
19 de julho

Memorando CLP-Fundacao Eca de Queiros


Memorando de Entendimento com a Fundação Eça de Queiroz

No dia 19 de julho, foi assinado na FLUC um Memorando de Entendimento entre a Fundação Eça de Queiroz e o Centro de Literatura Portuguesa. Albano Figueiredo (Diretor da Faculdade) e Carlos Reis (Coordenador Científico do CLP) receberam Afonso Reis Cabral, presidente da Fundação Eça de Queiroz.


Voltar ao Topo
22 de setembro

Colóquio Agostinho Neto e José Craveirinha


Colóquio: Sagradas esperanças - os centenários do nascimento de Agostinho Neto e José Craveirinha

Dia 22 de setembro terá lugar, no Anfiteatro III da FLUC e no TAGV, o Colóquio "Sagradas Esperanças: Os centenários do nascimento de Agostinho Neto e José Craveirinha".

Organização e apoios: Centro de Literatura Portuguesa; Casa de Angola; Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas; Teatro Académico de Gil Vicente.


Voltar ao Topo
23 de setembro

dossier Mulemba


Publicação: Dossiê "Regimes de Verdade. História e Ficção nas Literaturas da África Subsaariana"

Foi recentemente publicado na revista Mulemba (v. 14, n. 26) o Dossiê "Regimes de Verdade. História e Ficção nas Literaturas da África Subsaariana", organizado por Doris Wieser (CLP) e Fabrice Schurmans (CES).


Voltar ao Topo
26 de setembro

Dia Europeu das Línguas 2022


Mostra de Literatura Digital no Dia Europeu das Línguas

Como parte das atividades do Dia Europeu das Línguas, realizou-se no dia 26 de setembro, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), uma Mostra de Literatura Digital.

A iniciativa trouxe 18 obras literárias, com recursos e formatos diversos, disponíveis em seis diferentes línguas (Português, Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano). A Mostra aconteceu das 9h às 11 horas, na Sala 6 (de Informática), numa organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e dos Mestrados em Ensino de Português.


Voltar ao Topo
26 de setembro

Cartaz Metodologias de Leitura


Ação de formação: "Metodologias de leitura e estratégias de metacognição"

No dia 26 de setembro, entre as 14 e as 20 horas, decorreu, em regime híbrido, a ação de formação "Metodologias de leitura e estratégias de metacognição", com a participação de Ana Paula Loureiro, Maria Regina Rocha e Ana Maria Machado.


Voltar ao Topo
28 de setembro

Entrevista-Debate-CarlosReis


Entrevista/Debate: Carlos Reis - Palavras Ditas

No dia 28 de setembro, pelas 17 horas, no Centro de Literatura Portuguesa, decorreu um encontro com Carlos Reis sobre o cruzamento das suas memórias com os caminhos dos Estudos Literários.


Voltar ao Topo
29 de setembro

Apresentação livros 29 setembro 2022


Apresentação de livros

No dia 29 de setembro, às 18h, no Átrio do Teatro Paulo Quintela,  realizou-se uma apresentação de obras de poesia, em vários idiomas, da editora Shantarin, através de uma conversa entre os responsáveis por essas edições — Cinco Poetas de Coimbra, Mensagem de Fernando Pessoa e Odes Sensacionistas, Saudação a Walt Whitman e Ultimatum de Álvaro de Campos —, respetivamente Luís Quintais, António Apolinário Lourenço e Maria Irene Ramalho, todos docentes da FLUC ou da Universidade de Coimbra. A sessão, que foi moderada pelo jornalista Luís Caetano, da Rádio Antena 2, contou ainda com a presença dos tradutores literários, para espanhol, inglês e alemão, Antonio Sáez Delgado, Martin Earl e Orlando Grossegesse.


Voltar ao Topo
28 a 30 de setembro

Cartaz Exposição Palavras Ditas


Exposição: Palavras Ditas - o provável e o improvável na obra de Carlos Reis

Entre os dias 28 e 30 de setembro, a Sala Ferreira Lima (6º piso da FLUC) acolheu a exposição biobibliográfica 'Palavras Ditas: o provável e o improvável na obra de Carlos Reis'.

Esta é uma iniciativa das bolseiras de investigação do CLP.


Voltar ao Topo
30 de setembro

coloquio-IEB-Ensino da Literatura


Colóquio internacional: Sobre o Ensino da Literatura

No dia 30 de setembro teve lugar na sala do Instituto de Estudos Brasileiros um colóquio internacional intitulado Sobre o Ensino da Literatura. Colaboraram colegas da FLUC e de universidades portuguesas e brasileiras. O evento foi também uma homenagem a Paulo Franchetti (UNICAMP).

O colóquio conta com o envolvimento dos Mestrados em Ensino do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas, do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, do Mestrado e do Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa e ainda com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa e do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas.


Voltar ao Topo
30 de setembro

Noite Europeia dos Investigadores 22-23


CLP na Noite Europeia dos Investigadores

No dia 30 de setembro, o CLP esteve presente na Noite Europeia dos Investigadores.

Estivemos na Rua da Sofia, em Coimbra, no ponto 39 da Rota de Ciência, junto à Livraria Casa do Castelo, entre as 17h00 e as 24h00, para apresentar o Arquivo LdoD e o mais recente trabalho no âmbito deste projeto.


Voltar ao Topo
24 de outubro

Oficina Vozes em aula


Oficina "Vozes em aula", por António Augusto Barros

No dia 24 de outubro, a Sala do Centro de Literatura Portuguesa acolheu a Oficina "Vozes em aula", por António Augusto Barros, encenador da Escola da Noite.


Voltar ao Topo
24 de outubro

vera lúcia_24 outubro 22


Conferência: 'Fronteiras da Literatura: Expansões e Deslocamentos'

No dia 24 de outubro de 2022, às 15h00, Vera Lúcia Follain de Figueiredo (PUC-Rio) apresentará a conferência «Fronteiras da Literatura: Expansões e Deslocamentos», na Sala do Centro de Literatura Portuguesa (FLUC, 7º piso).

Organização: Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, MATLITLAB: Laboratório de Humanidades e Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Voltar ao Topo
26 e 28 de outubro

Os Lusíadas na escola e na sociedade_imagem


Congresso: Os Lusíadas na escola e na sociedade

Para assinalar os 450 anos da publicação de Os Lusíadas, o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, em parceria com o Centro de Literatura Portuguesa e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, tomou a iniciativa de organizar o colóquio “Os Lusíadas na escola e na sociedade”.


Voltar ao Topo
2 de novembro

Grafatorio no IEB


O Grafatório e Fernando Pessoa: uma apresentação

O Instituto de Estudos Brasileiros acolherá no próximo dia 2 de novembro, pelas 16h, na sua sala, uma sessão de apresentação de um volume de Fernando Pessoa com o título Escrever é Esquecer, uma edição de Diego Giménez com chancela do Grafatório. A sessão contará com a presença de Felipe Melhado, do Grafatório, e Diego Giménez, investigador do CLP.


Voltar ao Topo
18 e 19 de novembro

Os Lusíadas na Escola


Congresso: Os Lusíadas na Escola

Com a duração de 13 horas em regime presencial, a presente ação é acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua e releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200, 210, 220 e 300.

Organização e parcerias: CFAE Beira Mar, Centro de Literatura Portuguesa, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Apoio: Câmara Municipal da Figueira da Foz.


Voltar ao Topo
21 a 25 de novembro

IluEstrada_IEB


IluEstrada. Um itinerário com ilustradores brasileiros

A iniciativa consistiu numa exposição de trabalhos de seis ilustradores/as brasileiros/as residentes em Portugal, no átrio do Teatro Paulo Quintela, entre os dias 21 e 25 de novembro; e numa jornada, no dia 25, na sala do IEB, que incluiu duas mesas-redondas com os/as ilustradores/as em causa.


Voltar ao Topo
23 de novembro

Homenagem 100 anos Agustina Bessa-Luís


Sessão de homenagem: “Agustina Bessa-Luís 100 anos”

No dia 23 de novembro, pelas 15h45, teve lugar no Anfiteatro II (4º piso da FLUC) a sessão de homenagem “Agustina Bessa-Luís 100 anos”.

Esta sessão contou com intervenções de Maria Helena Santana, Marta Teixeira Anacleto e Osvaldo Manuel Silvestre, e com uma conversa dinamizada por Mário Cláudio e Ana Maria Machado.


Voltar ao Topo
24 de novembro

Convite Frei Luis de Sousa_24nov2022


Lançamento da edição crítica de Frei Luís de Sousa

No dia 24 de Novembro, pelas 18h00, teve lugar na Biblioteca Nacional (Loja da Imprensa Nacional - Casa da Moeda) a sessão de lançamento do volume Frei Luís de Sousa da Edição Crítica das Obras de Almeida Garrett. A sessão foi apresentada por Maria João Brilhante e contou com a presença de Maria Helena Santana, coordenadora da coleção, e de João Dionísio, autor desta edição.


Voltar ao Topo
28 de novembro

Cartaz Richard Zenith novembo 2022


Seminário com Richard Zenith: 'O biógrafo é um fingidor?'

No dia 28 de novembro, às 16h00, o Anfiteatro III da FLUC acolheu um seminário/conferência por Richard Zenith, editor, tradutor e biógrafo de Fernando Pessoa. A sessão, intitulada 'O biógrafo é um fingidor?', foi moderada pelo Professor Manuel Portela.


Voltar ao Topo
28 de novembro

Palestra Assis Pacheco


Aula Aberta: Fernando Assis Pacheco, da FLUC para o país

No dia 28 de novembro, às 16h00, o Anfiteatro III da FLUC acolheu um seminário/conferência por Richard Zenith, editor, tradutor e biógrafo de Fernando Pessoa. A sessão, intitulada 'O biógrafo é um fingidor?', foi moderada pelo Professor Manuel Portela.


Voltar ao Topo
29 de novembro

Imagologia e Mobilidade


Publicação: Imagologia e Mobilidade. Movidas e Migrações Figuradas

Acaba de ser publicado o volume Imagologia e Mobilidade: Movidas e Migrações Figuradas. Com coordenação de Maria João Simões e edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, o livro encontra-se disponível em acesso aberto.


Voltar ao Topo
30 de novembro

senhor ventura imagem


Publicação: Senhor Ventura, de Miguel Torga

Foi recentemente publicada a retextualização da novela O Senhor Ventura, de Miguel Torga. Trata-se de uma versão adaptada da obra homónima no âmbito do projeto Literatura no Ensino de Português Língua Estrangeira do CLP e CELGA/ILTEC, coordenado por Ana Maria Machado. O projeto LEPLE tem como principal objetivo introduzir a leitura extensiva de contos retextualizados da literatura portuguesa dos séculos XIX-XXI, no ensino de Português como língua estrangeira.


Voltar ao Topo
5 a 10 de dezembro

Workshop Contactos Culturais em língua portuguesa


Workshop "Contactos culturais em língua portuguesa: negociações de convivência"

Na semana de 5 a 10 de dezembro teve lugar o Workshop "Contactos culturais em língua portuguesa: negociações de convivência", no âmbito do projeto de cooperação científica entre a Universidade de Colónia e a Universidade de Coimbra.


Voltar ao Topo
9 e 10 de dezembro

curso breve combinatória


Curso breve: Combinatória e Geração Textual

Nos dias 9 de dezembro (18h-22h) e 10 de dezembro de 2022 (10h-14h), Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa) e Bruno Ministro (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa) lecionaram à distância o Curso Breve “Combinatória e Geração Textual”.

Trata-se de uma organização do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa, coordenada por Ana Maria Machado, dirigida a estudantes da Universidade de Coimbra e a Professores do Ensino Básico de Português e Informática.


Voltar ao Topo

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.