Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Atividades 2023

19 e 20 de janeiro 
3º workshop projeto Cartografar Voltaire_cartaz


3.º Workshop do projeto Cartografar Voltaire em Portugal e na literatura portuguesa – Etapas de reescrita

Realizou-se nos dias 19 e 20 de janeiro de 2023, no Centro de Literatura Portuguesa, o 3.º Workshop do projeto Cartografar Voltaire em Portugal e na literatura portuguesa, com o tema Etapas de reescrita.

O programa está disponível nesta ligação.


Voltar ao Topo
31 de janeiro 
obras proibdas


Lançamento: "Obras proibidas e censuradas no Estado Novo"

No dia 31 janeiro de 2023, às 18h00, teve lugar no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, o lançamento do catálogo da exposição "Obras proibidas e censuradas no Estado Novo", co-organizado por Manuela Rêgo, Luís Sá e por Álvaro Seiça, membro colaborador do CLP. 


Voltar ao Topo
3 e 4 de fevereiro 
webinar Garrett da raça ao oriente


Webinar "Novas leituras sobre Almeida Garrett: da raça ao oriente"

O webinar "Novas leituras sobre Almeida Garrett: da raça ao Oriente" reuniu alguns dos mais assíduos estudiosos da obra do escritor português Almeida Garrett (1799-1854), em torno, sobretudo, de temas até ao momento pouco abordados ou nunca levantados.

O Programa está disponível para consulta, nesta ligação.


Voltar ao Topo
13 de fevereiro 
playlist_Literaturas Angolana e Moçambicana


Playlist: "Literaturas Angolana e Moçambicana"

Acaba de ser criada uma playlist com os vídeos de animação dos/as estudantes da unidade curricular "Literaturas Angolana e Moçambicana", lecionada por Doris Wieser, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no primeiro período do ano letivo 2022/23. Trata-se de elementos de avaliação, realizados por estudantes de licenciatura, e como tal não são isentos de eventuais falhas. Participaram estudantes portugueses, mas também estudantes internacionais (sobretudo de Erasmus) que falam o português a vários níveis e com diferentes sotaques. A sua participação demonstra o amplo interesse pela área das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.


Voltar ao Topo
22 e 23 de fevereiro 
Aula aberta Christina Maerzhaeuser 1


Aulas abertas de Christina Märzhäuser (Univ. Ludwig Maximilian de Munique)

Christina Märzhäuser, da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, dará duas aulas abertas na FLUC.

22 de fevereiro, 11-13h, Anfiteatro IV: “O rap em crioulo cabo-verdiano - um género transnacional”

23 de fevereiro, 14-17h, Sala Jorge Faria: “As letras de rap de artistas bilingues português/cabo-verdiano”

Org.: CLP


Voltar ao Topo
3 de março 
Aula aberta Patrícia Nakagome


Aula Aberta: Identidade em questão: olhar a partir da literatura brasileira contemporânea

No dia 3 de março, pelas 17 horas, a Sala do Instituto de Estudos Franceses da FLUC acolheu a aula aberta "Identidade em questão - olhar a partir da literatura brasileira contemporânea", por Patrícia Nakagome, da Universidade de Brasília.
Org.: Centro de Literatura Portuguesa, Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda, Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa, Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa


Voltar ao Topo
9 de março 
Imagem Prémio Isabel Branco e Silva


Atribuição do Prémio Isabel Maria Aguiar Branco e Silva 2022

Fomentado pelo Centro de Literatura Portuguesa e pela Fundação Eng. António de Almeida, o Prémio Isabel Maria Aguiar Branco e Silva visa estimular a contribuição fundamental dos professores de Português para a construção de caminhos inovadores no trabalho com a literatura na sala de aula. A cerimónia teve lugar no dia 9 de março, pelas 17h30, na Sala dos Conselhos da FLUC.


Voltar ao Topo
13 de março 
o elogio da ignorância


Conferência “O elogio da ignorância: reflexões sobre o ensino da Literatura”

No dia 13 de março de 2023, pelas 17h, teve lugar na sala do CLP a conferência “O elogio da ignorância: reflexões sobre o ensino da Literatura”, proferida pela Professora Patrícia Nakagome, da Universidade de Brasília. Org.: CLP


Voltar ao Topo
23 de março 
Cartaz webinar desassossego China


Webinar “Desassossego na China”

No dia 23 de março de 2023, pelas 10h00, teve lugar o webinar “Desassossego na China”, dedicado à história da edição e tradução do Livro do Desassossego na China.

Este painel contou com três intervenções: Cristina ZHOU (Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra), “Livro do Desassossego na China: uma visão panorâmica”; Xinyi JIN (Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim), “Traduzir um poeta multifacetado: o caso do Livro do Desassossego em chinês (2022)”; e Yujia ZHANG (Universidade Normal de Shandong), “Análise das traduções em chinês do Prefácio do Livro do Desassossego sob a perspetiva da teoria do construal“. Org.: CLP


Voltar ao Topo
24 de março 
Em busca de todas as áfricas


Publicação | Em busca de todas as áfricas do mundo: homenagem a Pires Laranjeira

Topa, Francisco; Wieser, Doris (org) (2023). Em busca de todas as áfricas do mundo: homenagem a Pires Laranjeira. Porto: Cátedra Agostinho Neto. 317 páginas. ISBN 978-989-53997-0-3

Em busca de todas as áfricas do mundo reúne a quase totalidade das comunicações apresentadas no colóquio de 2021. Abre com um texto do novel jubilado, seguindo-se uma série de depoimentos e ensaios e ainda um catálogo bibliográfico acompanhado de alguns desenhos.


Voltar ao Topo
31 de março 
cartaz TEI crop


Curso breve: Introdução à codificação de manuscritos com T.E.I.

31 de março de 2023, das 9h00 às 1h00, sala do CLP. Curso breve ministrado por Diego Giménez,  pensado como uma introdução à codificação informática de textos manuscritos e de textos literários. O curso destinou-se a estudantes e membros do CLP interessados adquirir competências em linguagem de marcação XML. Org.: CLP


Voltar ao Topo
12 e 13 de abril 
Curso breve Thales Faria


O Imaginário Mestiço na Literatura Brasileira

Nos dias 12 e 13 de abril Talles Faria deu um curso breve no Instituto de Estudos Brasileiros da FLUC sobre o tema "O Imaginário Mestiço na Literatura Brasileira". Talles Faria é Doutor em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas pela Universidade do Minho, com uma tese intitulada "O Sertão e a Montanha: Imagens de Minas Gerais entre os séculos XVIII e XX". Org.: IEB e CLP


Voltar ao Topo
17 de abril 
Jornada Guineense 1


Jornada de Literatura e Teatro Guineenses

Decorreu, no dia 17 de abril, no Anfiteatro III da FLUC, a “Jornada de Literatura e Teatro Guineense”, que contou com a presença de três escritores guineenses, Abdulai Sila, Tony Tcheka e Amadú Dafé, além do diretor da Nimba Edições, Luís Vicente.

Org.: CLP


Voltar ao Topo
21 de abril 
Palestra Mark Amerika


Palestra "My Life as an Artificial Creative Intelligence", por Mark Amerika

No dia 21 de abril 2023, às 11h00,  no Anfiteatro III (FLUC, 3º piso), Mark Amerika (University of Colorado, Boulder), proferiu a palestra "My Life as an Artificial Creative Intelligence". Esta palestra, centrada no último livro do autor (Stanford University Press, 2022), foi moderada por Diogo Marques (Universidade do Porto).

Organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, MATLIT LAB e Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.


Voltar ao Topo
26 e 27 de abril 
Aula aberta Luciana Leal 1


Aulas abertas de Literaturas Africanas com Luciana Brandão Leal

Nos dias 26 e 27 de abril de 2023, a Professora Doutora Luciana Brandão Leal (Universidade Federal de Viçosa) lecionou duas aulas abertas:

1. Feições poéticas de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Jorge Barbosa e Francisco José Tenreiro (Quarta-feira, 26/04/2023, 11-13h, Anf. IV)

2. Feições poéticas de Angola e Moçambique: Alda Lara e Rui Knopfli (Quinta-feira, 27/04/2023, 14-16h, Sala Jorge Faria)

Org.: CLP


Voltar ao Topo
2 de maio 
Deuses no Olimpo


Conferência "Astros e deuses n' Os Lusíadas", por Carlota Simões

No dia 2 de maio, às 16 horas, decorreu na sala 12 (6º piso) a Conferência intitulada "Astros e deuses n' Os Lusíadas", proferida por Carlota Simões (FCTUC). Org.: CLP


Voltar ao Topo
12 de maio

Conferência Voltaire por NIcholas Cronk


Conferência "Voltaire et la Littérature mondiale", por Nicholas Cronk

No dia 12 de maio teve lugar no Anfiteatro III da FLUC a conferência  "Voltaire et la Littérature mondiale", por Nicholas Cronk, Diretor da Voltaire Fondation for Enlightenment Studies.

Esta iniciativa insere no âmbito do projeto "Cartografar Voltaire em Portugal e na Literatura Portuguesa", coordenado por Marta Teixeira Anacleto.


Voltar ao Topo
17 de maio



Sá de Miranda - Edição da Poesia - Ação de formação

No dia 17 de maio realizou-se a ação de formação “Sá de Miranda reaparecido: uma nova edição de toda a Poesia”, na Casa da Cultura/Biblioteca Municipal de Coimbra. Nesta sessão, organizada por José Bernardes, esteve presente o autor da edição crítica, José Camões.


Voltar ao Topo
15 de maio



Publicação: Brasil / Portugal: Diálogos sobre Literatura

Foi recentemente publicada da obra Brasil / Portugal: Diálogos sobre Literatura , coordenada por Maria Aparecida Ribeiro (CLP/UC), Vagner Camilo (FFCH/USP) e Vânia Pinheiro Chaves (CLEPUL).

O livro pode ser consultado através do link: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/57330


Voltar ao Topo
6 e 7 de junho



Colóquio Internacional 'A Teoria da Literatura no Brasil'

O colóquio foi uma iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Brasileiros e do Centro de Literatura Portuguesa (CLP), com apoio da Fundação Eng.º António de Almeida, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos (CIEC) e do DLLC.

+info


Voltar ao Topo
23 de junho

estado da arte 2023_1


Estado da Arte: Tópicos de Investigação em Materialidades da Literatura 3

Realizou-se no dia 23 de junho de 2023, na Sala do ILLP, o colóquio “Estado da Arte: Tópicos de Investigação em Materialidades da Literatura 3”. Esta é a 21ª edição deste encontro semestral, que se realiza desde 2013. Concebido para apresentação e discussão do trabalho em curso nos diferentes projetos de doutoramento, o Estado da Arte passou a ter a forma de um colóquio aberto à comunidade académica. Mais informação aqui:  https://matlit.wordpress.com/2023/06/21/estado-da-arte-topicos-de-investigacao-em-materialidades-da-literatura-3/


Voltar ao Topo
17 de maio

Protocolo Bib. Genebra CLP


A Biblioteca de Genebra e a Universidade de Coimbra assinam uma parceria para a investigação sobre Voltaire

A Universidade de Coimbra, através do Centro de Literatura Portuguesa, está a desenvolver uma investigação sobre a receção de Voltaire em Portugal e na literatura portuguesa entre os séculos XVIII e XXI.

Coordenado pela Professora Marta Anacleto Teixeira, o projeto Cartografar Voltaire, apoiado pela FCT e composto por cerca de trinta investigadores internacionais, visa identificar todas as traduções (impressas e manuscritas) em português. As coleções existentes em Genebra são uma das principais fontes de identificação das traduções das obras de Voltaire. Foi neste contexto que foi assinado um acordo de parceria entre as duas instituições no terceiro workshop de investigação realizado em Coimbra. Os resultados desta cartografia permitir-nos-ão compreender o contexto histórico, cultural e literário das traduções de Voltaire para a língua portuguesa.


Voltar ao Topo
17 de maio

Curso breve poéticas do ensaio


Curso breve: "Ensaio literário: uma poética do pensamento"

Aconteceu, de 26 a 29 de junho, na Sala ILLP, o Curso breve "Ensaio literário: uma poética do pensamento", ministrado por Carolina Zuppo Abed.

Organização: Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura; Mestrado em Escrita Criativa; Centro de Literatura Portuguesa.

Org.: CLP


Voltar ao Topo
1 a 26 de julho

CLP Summer School 2023_1


CLP SUMMER SCHOOLS 2023

CLP Summer Schools é um projeto de extensão do Centro de Literatura Portuguesa que tem como objetivo a partilha dos saberes produzidos por este centro de investigação com a comunidade académica e não académica. O projeto congrega uma série de ações formativas de diversos tipos, ligadas por um eixo temático comum: Narrativas e Representações em Língua Portuguesa. Os cursos presenciais são acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, com carga horária de 15 horas. Org.: CLP


Voltar ao Topo
12 a 15 de julho

poster ELO 2023


CLP SUMMER SCHOOLS 2023

A “ELO Conference 2023 - Overcoming Divides: Electronic Literature and Social Change” teve lugar em Coimbra, de 12 a 15 de julho de 2023, no Convento São Francisco e foi dedicada ao desmantelamento de barreiras económicas, políticas, linguísticas e culturais, com ênfase na relação entre arte e sociedade, bem como no potencial subversivo da literatura eletrónica. A ELO 2023 teve extensões no Exploratório-Centro de Ciência Viva de Coimbra e no Teatro Académico de Gil Vicente. Org.: CLP


Voltar ao Topo
19 a 23 de setembro



Deslocamentos literários: a língua portuguesa em movimento

A secção “Deslocamentos literários: a língua portuguesa em movimento”do 15º Congresso Alemão de Lusitanistas, teve lugar na Universidade de Zwickau, na Alemanha, entre os dias 19 e 23 de setembro. Org.: CLP

+info


Voltar ao Topo
27 de setembro



Publicação: Literatura e outras artes em diálogo. Contributos para uma Didática Transversal

Obra coordenada por:

Ana Maria Machado (CLP)

Coimbra, IUC: 2023

+info


Voltar ao Topo
2 e 3 de outubro 
A crítica ao espelho_imagem


A Crítica ao Espelho. Encontro Nacional de Críticos Literários

CLP Summer Schools é um projeto de extensão do Centro de Literatura Portuguesa que tem como objetivo a partilha dos saberes produzidos por este centro de investigação com a comunidade académica e não académica. O projeto congrega uma série de ações formativas de diversos tipos, ligadas por um eixo temático comum: Narrativas e Representações em Língua Portuguesa. Os cursos presenciais são acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, com carga horária de 15 horas.


Voltar ao Topo
10 de outubro

Aula aberta Viriato Cruz


Aula aberta: Viriato da Cruz

No 10 de outubro, teve lugar na Sala 12 uma aula aberta para assinalar os 50 anos da morte do poeta angolano Viriato da Cruz, com a participação de Zetho Cunha Gonçalves e Pires Laranjeira.


Voltar ao Topo
10 de outubro

Pessoa 3.0_dia10


Pessoa e os Arquivos Digitais

 A primeira sessão dos seminários "Pessoa 3.0", dedicada aos arquivos digitais, teve lugar no 10 de outubro, às 18h00. Online.

Participaram no seminário Ulrike Henny-Krahmer, professora de Humanidades Digitais na Universidade de Rostock que, desde 2014, colabora no estabelecimento da Edição Digital de Fernando Pessoa. Projectos e Publicações (http://www.pessoadigital.pt/), e Manuel Portela, diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, docente no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas e coordenador, com António Rito Silva, do Arquivo LdoD: Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego (https://ldod.uc.pt/).


Voltar ao Topo
20 de outubro

Guerra Junqueiro FLUC 20out2023


Guerra Junqueiro - Congresso Internacional 'Memória de um Século (1923-2023)'

No dia 20 de outubro decorreu na sala do CLP o Congresso Internacional Guerra Junqueiro Memória de um Século (1923-2023). 

Este evento foi uma organização conjunta da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (CLP e CECH), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica Portuguesa - Porto.

A FLUC acolheu uma sessão, no dia 20 de Outubro, entre as 14h e as 17h, na sala do CLP.


Voltar ao Topo
20 de outubro



Mário Cláudio, Teoria das Nuvens

No dia 20 de outubro de 2023, às 18h, Biblioteca do Seminário Maior de Coimbra recebeu a apresentação do livro de Mário Cláudio, Teoria das Nuvens, a cargo de Francisco Braguês Gomes Pereira (OCD).

Org.: José Cardoso Bernardes (CLP) e Martinho Soares (CECH).

+info


Voltar ao Topo
23 de outubro

Seminário Aberto Ana Aguilar 2023


Seminário Aberto “Literatura digital no ensino do português: do currículo às práticas letivas”

No dia 23 de outubro, das 14 às 17 horas, decorreu na Sala do Instituto de Estudos franceses o Seminário Aberto “Literatura digital no ensino do português: do currículo às práticas letivas”, por Ana Albuquerque e Aguilar. Org. CLP


Voltar ao Topo
25 de outubro

Literatura e imaginário alimentar_25out23


Ciclo de palestras 'Literatura e Etc.'

A primeira sessão do Ciclo de Palestras 'Literatura e Etc.', dedicada ao tema “Literatura e imaginário alimentar”, esteve a cargo de Albano Figueiredo, Diretor da FLUC e investigador do CLP, e decorreu no dia 25 de outubro, no restaurante Loggia (Museu Machado de Castro).


Voltar ao Topo
3 de novembro



Seminário Aberto: “O Ensino de Camões: fundamentos, dificuldades e objetivos”

No dia 3 de novembro decorreu na Sala do Instituto de Estudos Franceses o Seminário aberto “O Ensino de Camões: fundamentos, dificuldades e objetivos”, por José Augusto Cardoso Bernardes.

+info


Voltar ao Topo
9 de novembro 


Ana C.: escrita em performance

A Professora Annita Costa Malufe, da PUC de São Paulo e da Universidade de Salamanca, lecionou nos dias 8 e 9 de novembro um curso breve no Instituto de Estudos Brasileiros, sobre Ana Cristina César, autora reconhecidamente central da poesia brasileira contemporânea. Org.: IEB e CLP.

+info


Voltar ao Topo
14 de novembro



Pessoa 3.0: Pessoa, Copy & Paste e Inteligência Artificial

No dia 14 de novembro teve lugar asegunda sessão dos seminários “Pessoa 3.0”. Participaram no seminário Ana Marques, investigadora no Centro de Literatura Portuguesa, e Bruno Ministro, investigador no Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (U. Porto).

+info


Voltar ao Topo
24 de novembro



Aula Aberta: "O lugar da leitura de obras integrais no quadro curricular do ensino secundário"

No dia 24 de novembro teve lugar a Aula Aberta "O lugar da leitura de obras integrais no quadro curricular do ensino secundário", por Rui Mateus, investigador do CLP, entre as 10h00 e as 13h00, na Sala do Instituto de Estudos Franceses.

+info


Voltar ao Topo
28 de novembro 


Literatura e Etc.: 2ª sessão

O 2º encontro do Ciclo "Literatura e Etc." foi dedicado ao tema Literatura e Saúde e teve como convidada Rosário Mariano, com a palestra "Representações da Patologia Mental em Obras Literárias Oitocentistas".

O encontro aconteceu no dia 28 de novembro na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.

Org.: Albano Figueiredo, Ana Paula Arnaut e Ana Teresa Peixinho (CLP).

+info


Voltar ao Topo
29 de novembro



Publicação: Revista da Estudos Literários n.º13: Reescrita e memória: Diálogos, cruzamentos e sobreposições

Foi publicado o n.º 13 da Revista de Estudos Literários, coordenado por Marta Teixeira Anacleto e Rita Bueno Maia, e dedicado ao tema Reescrita e memória: Diálogos, cruzamentos e sobreposições.

A REL está integralmente disponível na seguinte ligação: https://impactum-journals.uc.pt/rel

+info


Voltar ao Topo
7 de dezembro 


Seminário Aberto: “Ensinar Pessoa / Aprender com Pessoa”

No dia 7 de dezembro decorreu na Sala do Instituto de Estudos Espanhóis o Seminário Aberto “Ensinar Pessoa / Aprender com Pessoa”, por António Apolinário Lourenço, investigador do CLP.

+info


Voltar ao Topo
12 de dezembro



Literatura e Etc.: 3.ª sessão

A terceira sessão do Ciclo Literatura e Etc. decorreu no dia 12 de dezembro, às 18h, na Capela de São Miguel, e foi dedicada ao tema Literatura e Religião. 

Frederico Lourenço proferiu a conferência "Para uma Arte Poética dos Evangelhos do Novo Testamento".

+info


Voltar ao Topo
12 de dezembro



Publicação: Medievalismo literário português em contexto europeu

Foi publicado o volume Medievalismo literário português em contexto europeu, coordenado por Ana Maria Machado (CLP) e publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra.Mais informação: http://books.uc.pt/book?book=1323

Acesso aberto: http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/410

+info


Voltar ao Topo

[Página em manutenção.]