Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

LEA! (Lire en Europe Aujourd' hui)

http://www.ru.nl/lea

Coordenadora: Maria de Jesus Cabral

Equipa


Início do Projeto:
setembro de 2009
Final do Projeto: setembro de 2012

Sinopse

LÉA! é um grupo de investigação inter-universitária em Estudos Literários cujas atividades iniciaram em Setembro 2009 por um período de três anos. É coordenado pela universidade de Nimega (NL) e apoiado pelo Programa IRUN (International Research Universities Network). O seu principal objetivo é de contribuir para a difusão da investigação dos Estudos literários a nível europeu. O Grupo LÉA! reúne professores e/ou investigadores oriundos de uma vasta rede universitária – Holanda, Bélgica, França, Suíça, Itália, Espanha e Portugal –, desenhando assim um eixo Norte/Sul da investigação europeia. Diretores ou membros de laboratórios e de centros de investigação de renome, todos são especialistas de literatura francesa, francófona ou comparada dos séculos XIX e XX, sem esquecer o extremo contemporâneo. Os seus campos de investigação e os autores sobre os quais trabalham formam um corpo diversificado: romance, novela, teatro, ensaio, teoria da leitura, teoria da ficção, poética do romance, estudos de género, escrita interventiva… Perante aquilo que, talvez apressadamente, se chamou o “declínio” das ciências humanas e que se traduz, um pouco por toda a Europa, por situações institucionais muitas vezes críticas, estes investigadores que interagiam já no âmbito de programas de intercâmbio ou que estão atualmente ligados através de outros projetos, decidiram concertar os seus esforços no sentido de contribuir para a irradiação internacional da literatura e dos estudos literários. O seu objeto comum é a Literatura francesa e francófona, mas vista de outro ângulo, desde as margens se assim se pode definir. Sejam eles investigadores europeus de tradição românica, defendendo o lugar da língua e da literatura francesas face à hegemonia da cultura anglo-saxónica, ou investigadores franceses que, de acordo com a sua especialidade ou objeto de estudo respetivos, examinam a literatura francesa nas suas relações com as outras literaturas ou com outras artes, todos se preocupam em fomentar uma dinâmica intercultural e intertextual da res literária, um encontro nas margens e nas fronteiras, contrariando abordagens confinadas a um olhar “franco-francês”. Avessos à diluição da reflexão sobre a literatura e o seu ensino no “todo cultural” (comunicação, estudos culturais), os membros LÉA! privilegiam a investigação teórica e crítica. Os encontros fundadores do grupo (Nimega, 2007, Aveiro, 2008) constituíram momentos em que se pôde verificar o enriquecimento trazido pelo cruzamento de abordagens e métodos.

Atividades

1. IP- Programa Intensivo «L'Avenir des études littéraires: critique et globalisation», 1-13 de julho de 2010, Université de Paris-Ouest Nanterre.

2. Colóquio «Parole de salaud. Fictions dérangeantes et narrateurs non fiables», 11 de dezembro de 2010, Universidade de Antuérpia, Bélgica. 

3. Colóquio «Lire, de près de loin. Close reading versus Distant reading», 22-23 de setembro de 2011,  ILC Margarida Losa – Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CLP- Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

4. IP- Programa Intensivo «L'histoire littéraire aujourd'hui», 15-26 de junho de  2011, Universidade de Nimega, Holanda.

5. Colóquio «Fins et confins de la Littérature», outubro de 2012, Universidade de Cádiz.