Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Poéticas da Idade Média

Coordenadora: Ana Maria Machado

A. Encontros de Literatura Medieval

Equipa

Albano Figueiredo
Ana Maria Machado
Elsa Branco
Maria do Rosário Ferreira
Marta Teixeira Anacleto
Paulo Meneses
Rip Cohen

Início do Projeto: 2008
Final do Projeto: 2013

Sinopse

A iniciativa, congregando os investigadores medievalistas do CLP, visa lançar um conjunto coeso de Encontros – os «Encontros de Literatura Medieval» – com periodicidade regular, subordinados a temáticas diversas inscritas no âmbito dessa área de estudos, tentando neles problematizar e refletir sobre o «estado da questão» de cada um dos domínios abordados. A esses momentos de debate dá sequência a Coleção Cadernos de Literatura Medieval-CLP, acolhida pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

Atividades

1. Encontros realizados
7 de novembro de 2008
«I Encontro de Literatura Medieval: O Contexto Hispânico da Historiografia Portuguesa nos séculos XIII e XIV». Coordenação Maria do Rosário Ferreira.

24 de abril de 2009
«II Encontro de Literatura Medieval: A Prosa Didáctica Medieval». Coordenação de Elsa Branco, com a colaboração de Fernando Gómez Redondo (Univ. de Alcalá de Henares), Margarida Madureira (FLUL), João Dionísio (FLUL), Paulo Pereira (Univ. de Aveiro).

27 de novembro de 2010
«III Encontro de Literatura Medieval: A Hagiografia Medieval». Coordenação de Ana Maria Machado.

  • Conferência de José Aragüés Aldaz (Universidade de Saragoça).
  • Mesa-redonda moderada por António Rebelo (Universidade de Coimbra), com a participação de Cristina Sobral (Universidade de Lisboa), Isabel Rosa Dias (Universidade do Algarve), Gilberto Coralejo Moiteiro (Instituto Politécnico de Leiria) e Ana Maria Machado (Universidade de Coimbra).


25 de novembro de 2011
«IV Encontro de Literatura Medieval: Crónicas Régias». Coordenação de Albano Figueiredo.

20 de abril de 2012
«V Encontro de Literatura Medieval: A Lírica Medieval». Coordenação de Paulo Meneses.

2. Encontros a realizar

abril de 2013
«VI Encontro de Literatura Medieval: o Cancioneiro Geral»

novembro de 2013
«VII Encontro de Literatura Medieval: o romance de cavalaria»

Publicações

Ferreira, Maria do Rosário (org.), Cadernos de Literatura Medieval – CLP. O Contexto Hispânico da Historiografia Portuguesa nos Séculos XIII e XIV,  Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.

Anacleto, Marta Teixeira e Elsa Branco (orgs.), Cadernos de Literatura Medieval – CLP. A Prosa Didáctica Medieval, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011.   

Machado, Ana Maria (org.), Cadernos de Literatura Medieval – CLP. Hagiografia Medieval, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra (no prelo).

Figueiredo, Albano (org.), Cadernos de Literatura Medieval – CLP. A Cronística Medieval, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra (a publicar em 2012).

Meneses, Paulo (org.), Cadernos de Literatura Medieval – CLP. A Lírica Medieval, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra (a publicar em 2013).



B. Medievalismo e Novas Humanidades

Equipa

Ana Maria Machado
Elsa Branco
Paulo Meneses
Rip Cohen

Investigadores Colaboradores
Albano Figueiredo
Rosário Ferreira

Início do Projeto: 2012
Final do Projeto: 2015

Sinopse

A iniciativa visa estudar a receção da Idade Média nos séculos ulteriores (sobretudo XIX a XXI), tanto na vertente criativa como erudita. Mediante um cruzamento disciplinar, pretende-se considerar a referência à Idade Média na literatura, cinema, música, pintura, história, política, arquitetura, banda desenhada, jogos de computadores. Neste estudo, o diálogo do medievista com especialistas de outras áreas é essencial e favorece a perceção da memória que hoje se constrói por vezes à margem da alteridade medieval. Do ponto de vista teórico e metodológico, a literatura comparada, com o estudo da alteridade das permanências, ou, mais precisamente, a imagologia, treinada a desocultar as autoimagens que as heteroimagens revelam, fornece um importante contributo para o Medievalismo. As sessões, de periodicidade bianual, selecionam um tema, facto ou figura medievais cujas representações posteriores lancem novas interrogações tanto ao passado quanto ao presente. As comunicações apresentadas serão publicadas em e-book.
NB: Ver também a página Medievalismo e Novas Humanidades.

Atividades

1ª Sessão: O Sétimo Selo e a Idade Média (22 de março de 2012)

2ª Sessão: Hamlet e a Idade Média (31 de maio de 2012)

3ª Sessão: Inês de Portugal (março de 2013)

4ª Sessão: Francisco, Arauto de Deus (outubro de 2013)