Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Poéticas do Post-Modernismo

Post-Modernismo nas Literaturas de Línguas Românicas

Coordenadora

Ana Paula Arnaut

Equipa

Ana Maria Binet (Universidade de Bordéus)
Ana Paula Arnaut
Carlos Reis
Maria Aparecida Ribeiro
Martine Bovo-Romoeuf (Universidade de Grenoble)
Rosa Goulart

Início do Projeto: 2010
Final do Projeto: 2013

Sinopse

Resultado da colaboração entre o Centro de Pesquisa AMERIBER (Ana Maria Binet) e o Centre d’Etudes sur l’Italie de l’Université de Grenoble (Martine Bovo-Romoeuf), o projeto de investigação sobre o Post-Modernismo nas literaturas de línguas românicas conta, também, com a participação do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (Ana Paula Arnaut). Tendo por principal objetivo debater os casos particulares das literaturas lusófonas, da literatura italiana e das literaturas hispânicas e, desse modo, contribuir para a reflexão sobre um conceito, uma expressão tipológica, desde sempre envolvido em controvérsia, o projeto já deu lugar a três colóquios, realizados na Universidade de Grenoble, em 2010, na Universidade de Bordéus, em 2011, e na Universidade de Coimbra, em 2012. Após o 1º Colóquio - “Flux et reflux de la postmodernité: du postmodernisme à la modernité liquide. Réflexions sur les cas de l’Italie et du Portugal” – e do segundo -  “Savoir et Pouvoir à l’ère de la “modernité liquide” –, organizou-se em junho de 2012 o terceiro, na UC/CLP - “Post-Modernismo e Post-Colonialismo. História, Literatura e jogos de poder". As comunicações apresentadas no 1º Colóquio encontram-se já compiladas e revistas e irão ser publicadas pela editora Peter Lang, em volume intitulado Le devenir postmoderne. La sensibilité postmoderne dans les littératures italienne et portugaise, organizado por Ana Maria Binet e Martine Bovo-Romoeuf, a quem caberá, também a tarefa de publicar as contribuições apresentadas no 2º Colóquio.

Tendo em conta que, numa perspetiva post-moderna, a ideia de Colonialismo e Post-colonialismo não pode (não deve) ser desvinculada das noções de centro e periferia, tratou-se de questionar o significado do termo e do conceito Post-Colonialismo, de problematizar as fronteiras e as ligações entre este e o Post-Modernismo, de avaliar as ligações e os jogos de poder entre os tempos histórico e literário, observando as formas e as estratégias usadas na representação do outro e abrindo a reflexão não só a questões étnicas, mas, também, a questões de género. Tratou-se, também, portanto, de avaliar o modo como as metanarrativas funcionaram (funcionam) como álibi de um destino para o ser humano, contribuindo – ou não – para a eliminação de narrativas locais, em nome de ideias progressistas e emancipatórias. A indagação sobre a possibilidade de o texto literário dar voz ao outro e o questionamento sobre quem tem autoridade para escrever como/sobre o outro ou o lugar do discurso literário em contexto post-colonial fizeram, igualmente, parte dos debates. Dado o interesse e a atualidade das linhas temáticas que norteiam este projeto internacional, prevê-se não só a sua continuidade mas também o envolvimento de outras universidades/centros de investigação, nomeadamente do Brasil.

Atividades

1º Colóquio : «Flux et reflux de la postmodernité: du postmodernisme à la modernité liquide. Réflexions sur les cas de l’Italie et du Portugal», organizado pelas Universidades de Bordéus e de Grenoble e realizado na Universidade de Grenoble nos dias 6 e 7 de Maio de 2010.

2º Colóquio: «Savoir et pouvoir à l'ère de la modernité liquide: transformations et enjeux des formes de l'engagement littéraire de la fin du XX au XXIe», Bordéus, 9 e 10 de Junho 2011.

3º Colóquio: «Post-Modernismo e Post-Colonialismo. História, Literatura e Jogos de Poder», Centro de Literatura Portuguesa, Universidade de Coimbra, 14-15 de Junho de 2012.

Publicações

Binet, Ana Maria e Martine Bovo-Romoeuf (orgs.), Flux et reflux de la postmodernité: du postmodernisme à la modernité liquide. Réflexions sur les cas de l’Italie et du Portugal, Peter Lang (2012) [no prelo].

Binet, Ana Maria e Martine Bovo-Romoeuf (orgs.), Savoir et pouvoir à l'ère de la modernité liquide: transformations et enjeux des formes de l'engagement littéraire de la fin du XX au XXIe (2013) [no prelo].

Arnaut, Ana Paula, Maria Aparecida Ribeiro e Rosa Maria Goulart (orgs.), Post-Modernismo e Post-Colonialismo. História, Literatura e Jogos de Poder (2013).