Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Cânone

Coordenador: Carlos Reis

Equipa

Ana Paula Arnaut
António Apolinário Lourenço
Carlos Reis
Cristina Robalo Cordeiro
José Augusto Cardoso Bernardes
Mafalda Ferin da Cunha

Início do Projeto:
2008
Termo do Projeto: 2015

Caraterização

A série “Cânone” destina-se a publicar um conjunto de cerca de 15 títulos, contemplando individual e monograficamente grandes escritores da literatura portuguesa. A seleção desses escritores visa aqueles que podem ser considerados integrantes do cânone literário português ou, sob um outro ângulo de apreciação, clássicos, numa acepção que não exclui produções literárias modernas e contemporâneas. O propósito genérico da série é facultar ao público-alvo – estudantes e professores do ensino superior, professores do ensino secundário, mas também estudiosos de áreas do saber que confinam com os estudos literários – uma iniciação circunstanciada à produção literária de um escritor, iniciação que tratará também de abrir caminhos de reflexão e de aprofundamento autónomos. 

Os volumes a editar obedecem a um padrão gráfico próprio, apelativo e ajustado aos objetivos enunciados. Cada título tem uma extensão que oscila entre as 150 e as 170 páginas e integra oito secções: Nota prévia, Apresentação, Lugares seletos, Discurso direto, Discurso crítico, Abecedário, Representações e Bibliografia.

Volumes publicados

José Saramago, Ana Paula Arnaut
Eça de Queirós, Carlos Reis
Gil Vicente, José Augusto Cardoso Bernardes
António Lobo Antunes, Ana Paula Arnaut
Fernando Pessoa, António Apolinário Lourenço
Padre António Vieira, Mafalda Ferin da Cunha