Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Projetos do Grupo Literatura Sem Fronteiras

O Grupo “Literatura sem Fronteiras” assumirá como tarefas prioritárias a investigação centrada nas literaturas nacionais mais próximas da portuguesa, nomeadamente as literaturas dos países lusófonos e dos países românicos, e o estudo das relações da literatura com as restantes artes (as artes plásticas, o cinema, o teatro, a música) e com as novas tecnologias e os novos média.

Na realidade, ainda que o CLP seja prioritariamente um Centro de Investigação na área da literatura portuguesa, tem também revelado, desde o seu nascimento, uma clara predisposição para o diálogo intercultural, não podendo, por conseguinte, alhear-se das manifestações do fenómeno literário noutros países, desde logo naqueles que se expressam literariamente em português, mas também nos que utilizam outros idiomas mais próximos ou mais afastados.

Sem deixar, pois, de reconhecer pertinência a uma noção tão patrimonial nos estudos literários, e sobretudo na história literária, como a de literatura nacional, o grupo adoptará preferencialmente uma perspectiva comparatista, a mais adequada para tentar responder às dinâmicas linguísticas, literárias e culturais da globalização, tendendo a trabalhar com unidades superiores à da literatura nacional – desde logo, e para começar, com as «literaturas de língua portuguesa». Com toda a naturalidade, o seu âmbito de estudo abrangerá ainda a relação das literaturas e culturas de língua portuguesa com as literaturas e culturas de qualquer outra área idiomática.
Com a constituição deste grupo de investigação pretende-se, assim, dar maior coerência orgânica a essa vocação intercultural e interdisciplinar, que já figurava como um dos objetivos fundamentais do Centro de Literatura Portuguesa no momento da sua fundação.

Constituirá também matéria de reflexão do grupo a interação entre literatura e sociedade, estando previstas actividades associadas a essa linha de ação, envolvendo, nomeadamente, publicações relacionadas com as formas de representação da realidade social na literatura da época contemporânea. Intimamente associada a esta reflexão, o grupo ocupar-se-á também de questões relacionadas com a difusão social da literatura, particularmente da portuguesa, dando especial atenção ao público escolar, mas sem esquecer todos os outros públicos a que a literatura se dirige.

Projetos associados ao Grupo de Investigação “Literatura sem Fronteiras”

Imagotipos Literários: Processos de (Des)Configuração na Imagologia Literária
Depois do Fim
O Naturalismo Revisitado
Literatura, Espaço, Cartografias
O Desejo de Ser: João-Maria Vilanova, Poeta Angolano
Século de Ouro




[version in English]