Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

O Desejo de Ser: João-Maria Vilanova, Poeta Angolano

Coordenador: José Luís Pires Laranjeira

Equipa

Alberto Sismondini (FLUC)
Lola Geraldes Xavier (Escola Superior de Educação de Coimbra)
Pires Laranjeira (FLUC) 

Início do projeto: 2009
Termo do projeto:
2010

Caracterização

João-Maria Vilanova é o nome de escritor de um personagem que viveu entre 1933 e 2005, tendo-se suicidado nos arredores do Porto. Publicou dois livros de poesia angolana, textos dispersos e deixou obra na gaveta pronta, ou quase pronta, para publicação. Não deu entrevistas, nem se publicaram fotos suas. Quis sempre que se desse atenção somente à sua poesia, enquanto poeta angolano, portanto, desvalorizando a biografia. Quis permanecer como autor angolano. O que significa isso, no seu caso e em geral, de “ser autor angolano”? Quem foi João-Maria Vilanova, poeta e pessoa, que obra deixou e o que significou e significa “querer ser” algo, contra as determinações das “raízes” de origem e formação?Este projecto visa investigar quem foi, na realidade histórica e literária de língua portuguesa, tanto quanto possível, a pessoa e o autor que assinava com o nome de João-Maria Vilanova e re-situar João-Maria Vilanova na literatura angolana e na cultura de língua portuguesa. Por outro lado, esta investigação visa também reflectir sobre questões de identidade, nomeadamente angolana, em literatura como na vida, e sobre o desejo de identidade, nomeadamente sobre as práticas que forjam e forçam a oscilação de identidades tidas como estabelecidas e imutáveis. Nesse contexto, que significado tem o seu suicídio? O que representa, em comparação com outros suicídios de autores de língua portuguesa?

O “caso de João-Maria Vilanova” – com pontos de contacto com António Quadros/João Pedro Grabato Dias/Mutimati Barnabé João e outros, desde logo Fernando Pessoa – o que pode acrescentar à teoria da literatura, à teoria do sujeito, das identidades, à literatura angolana e às literaturas de língua portuguesa?

Este projecto pretende contribuir para algumas respostas a essas perguntas.

Atividades

21 de maio de 2010: Colóquio «João-Maria Vilanova: O Desejo de (Não) Ser».

Preparação da edição de novos livros de poesia.

Preparação da edição de outros textos.