Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Imagotipos Literários: Processos de (Des)Configuração na Imagologia Literária

  
Projeto Imagotipos 

Coordenadora: Maria João Simões

Equipa

Alberto Sismondini
Alexia Dotras Bravo
Ana Maria Machado
Gianluca Miraglia
João Domingues
Lola Xavier
Margarida Cardoso
Maria João Simões
Rosário Cunha 

Início do projeto: 2008
Termo do projeto: 2010

  

Caracterização

Objectivos Gerais

Este projecto de trabalho visa estudar a especificidade das representações do Outro no domínio literário e mais concretamente em narrativas ficcionais de diversos autores. Pretende-se estudar a figuração do Outro representado como Diferente na variedade das suas dimensões, no que diz respeito à representação da sua função social tornada relevante em termos ficcionais, no concernente à sua inserção na complexidade do jogo ficcional entre personagens num determinado universo romanesco e, obviamente, no tocante às estratégias e aos processos literários utilizados na composição representacional. No estudo sobre obras de diversos autores, a pesquisa incidirá sobretudo nas representações estereotipadas do Outro enquanto ponto de confrontação de fronteiras culturais e nos processos de configuração e/ou desmontagem da estereotipia. Como resultado desta pesquisa prevê-se a reunião em livro dos estudos desenvolvidos.

Finalidade

Execução de um volume colectivo que reúna os trabalhos desenvolvidos pelos diversos investigadores, no seguimento das discussões teóricas que servirão de ponto de partida comum aos trabalhos.

Objectivos específicos

Tratar-se-á de estudar, em textos narrativos, a configuração ficcional de determinadas personagens representativas de grupos sociais ou nacionalidades considerados diferentes, estranhos ou estrangeiros e explicar como se processa a sua composição literária. Pretender-se-á explicar como se engendra o jogo ficional entre essas personagens e a complexidade que envolve, ou seja, inserir os imagotipos identificados na complexidade romanesca — o que pode implicar a crítica aos estereótipos ou a análise dos procedimentos que levam ao contrariar desses esterótipos. Será imprescindível diagnosticar quais os procedimentos literários utilizados: caracterização de personagens, tipos de personagens, mas também outros elementos compositivos e estilísticos, como o registo satírico, o pastiche, a caricatura, etc..
Privilegiar-se-ão os imagotipos do emigrante, do estrangeiro ou do deslocado, mas também da personagem que se apresenta como estranha e diferente. O objectivo não será o de procurar figurações do nacional português, embora estas figurações não estejam excluídas. O objectivo será estudar a figuração literária do Outro enquanto símbolo de um choque cultural cujas dimensões importa compreender, tanto mais que essa figuração implica o accionar de processos ficcionais estético-literários cujo agenciamento é fundamental perceber.

Equipa de trabalho

Um conjunto diferenciado de investigadores ligados a domínios literários diferentes integrará a equipa de trabalho da pesquisa acima referida. A maior parte dos investigadores pertence ao Centro de Literatura Portuguesa ou desenvolve trabalhos com investigadores do CLP. Este trabalho visa, assim, congregar à volta de uma área de estudos — a Imagologia — um conjunto de investigadores, procurando deste modo desenvolver a coesão de esforços de pesquisa dentro do CLP. Desde o início integraram esta equipa os seguintes investigadores: Maria João Simões, Alberto Sismondini, João Domingues, Alexia Dotras Bravo, Margarida Cardoso, Rosário Cunha, Lola Xavier, Gianluca Miraglia, Ana Maria Machado. Esta equipa acolherá outros investigadores que entendam poder colaborar neste projecto e que fundamentem a suas propostas de trabalho dentro da linhas traçadas para a pesquisa.

Metodologia

O trabalho desenvolvido pela equipa de investigadores partirá da leitura de um conjunto de textos teóricos fundamentais do domínio da Imagologia e do estudos de estereótipos, de modo a estabelecer um fundo comum em termos de utensilagem teórica. Estes textos teóricos poderão e deverão ser completados por outros que os investigadores entendam ser relevantes para o estudo em causa. Os membros da equipa procederão à discussão destes estudos teóricos em pequenos encontros a realizar no CLP (gerais ou parcelares), ou utilizando formas de discussão via “e-mail”. Em Março deverá ocorrer uma primeira apresentação de cada um dos artigos que constituirá a colaboração dos investigadores. Entende-se que as possíveis interrogações colocadas nos sucessivos encontros, nos diferentes processos de trabalho e na apresentação colectiva dos trabalhos ajudarão à concretização dos textos a apresentar definitivamente em Outubro de 2008.

Calendarização

Os encontros de discussão decorrerão em dois momentos preferenciais: no final de Novembro, no final de Janeiro e em Maio. As propostas de colaborações específicas devem ser formalmente apresentadas a toda a equipa em Julho. O volume que reunirá os trabalhos do projecto deverá estar concluído até ao final de 2010.


Publicação

Simões, Maria João (org.), Imagotipos Literários: Processos de (Des)configuração na Imagologia Literária, Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa, 2011.