Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Literatura, Espaço, Cartografias

Coordenador: Osvaldo Manuel Silvestre

Equipa



Início do Projeto: 2009

Termo do Projeto: 2011


Caracterização

Num famoso texto, Jorge Luís Borges imaginou um império cuja arte da cartografia conseguira o milagre de fazer um mapa tão vasto que coincidia, ponto por ponto, com o território representado. O mapa ambicioso e impossível, que gerações posteriores declarariam inútil, condenando-o ao abandono e à ruína, resume talvez as ambições, limites e aporias dos propósitos representacionais da literatura enquanto cartografia rigorosa dos territórios da imaginação.

Nos últimos anos, o impacto conjugado da «geografia crítica» de Edward W. Soja, David Harvey ou Doreen Massey; da globalização e da necessidade de passar a unidades de trabalho mais vastas do que as contidas nas fronteiras da nação; do pós-colonialismo e do seu redesenhar dos mapas e dos fluxos da dependência cultural; da recodificação da literatura comparada em função de um objecto recuperado ao último Goethe – a Weltliteratur – como indispensável ao repensar da disciplina na nova era global; da cultura do virtual com a sua produção de um poderoso avatar do espaço fenomenal – tudo isso concorreu para um privilégio crescente concedido à categoria do espaço e às suas representações cartográficas.

O colóquio internacional «Literatura, Espaço, Cartografias», a realizar no ano de 2010, abordará, numa perspectiva interdisciplinar e interartística, estas questões, tentando repensar a relação da literatura com as disciplinas do espaço – a geografia, a arquitectura, a antropologia do espaço – e com as artes que têm na representação espacial o seu foco primordial.

O colóquio terá um temário, a divulgar em data próxima, e usará, como línguas de trabalho, o português, o espanhol e o inglês.

Publicação

Lourenço, António Apolinário e Osvaldo Manuel Silvestre (orgs.), Literatura, Espaço, Cartografias, Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa, 2011.