Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Século de Ouro

Coordenação de António Apolinário Lourenço e Alexia Dotras Bravo

Equipa

Alexia Dotras Bravo 
António Apolinário Lourenço
Paulo Silva Pereira

Início do projeto: 2009
Termo do projeto:
2013

Objetivos

Na sequência da contratação de uma investigadora doutorada, especializada em Literatura Espanhola do Século de Ouro, no âmbito do programa Ciência 2008, foi decidido criar um projeto consagrado ao estudo do Século de Ouro espanhol e às suas relações com a cultura e a literatura portuguesas. Foram fixadas como fronteiras cronológicas as comemorações do IV Centenário de Arte Nuevo de Hacer Comedias en este Tiempo, de Lope de Vega, e das Novelas Ejemplares, de Cervantes. Pretende-se também estabelecer parcerias com centros de investigação e universidades estrangeiras.

Atividades

16 de novembro de 2009 - «Lo Trágico Y Lo Cómico Mezclado» Colóquio Internacional Lope de Vega: IV Centenário de Arte Nuevo de Hacer Comedias

26-27 de novembro de 2010 - Congresso Internacional «La crítica del Poder en el mundo Ibérico (siglos XVI y XVII)» (em colaboração com as universidades de Oxford, Munster e Navarra (GRISO).

31 de março de 2011 - Conferência por José Montero Reguera, Professor da Universidade de Vigo: “Um poeta ilustre o al menos magnifico: Perspectivas de la poesía cervantina”.

12-14 de dezembro de 2011 - Participação de quatro investigadores do CLP no colóquio «Imagen y realidad: el universo simbólico del poder en el Siglo de Oro», que tem lugar na Universidade de Navarra. As comunicações deste colóquio serão publicadas conjuntamente com as do colóquio que se realizou em Coimbra em 2010.