Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

ReCodex: Formas e Transformações do Livro (2015-2022)



Equipa do Projeto

Coordenador:

Manuel Portela (Universidade de Coimbra)

Membros:

Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa)

Ana Maria Machado (Universidade de Coimbra)

Jorge dos Reis (Universidade de Lisboa) [colaborador]

Ana Sabino (Estudante do Programa, Bolseira FCT 2014-2018 - PD/BD/105704/2014, Doutorada em Materialidades da Literatura, 2020)

Sandra Bettencourt (Estudante do Programa, Bolseira FCT 2013-2017 - PD/BD/52251/2013; Doutorada em Materialidades da Literatura, 2018)

Sofia Escourido (Estudante do Programa; Doutorada em Materialidades da Literatura, 2020)

Ana Albuquerque e Aguilar (Estudante do Programa, Bolseira FCT 2016-2020 - PD/BD/128027/2016)

Carolina Martins (Estudante do Programa, Bolseira FCT 2015-2019 - PD/BD/113767/2015)

Catarina Figueiredo Cardoso (Estudante do Programa)

Cecília Magalhães (Estudante do Programa, Bolseira FCT 2019-2021)

Élia Ramalho (Estudante do Programa)

Giorgia Casara (Estudante do Programa, Bolseira FCT 2015-2019 - PD/BD/113769/2015)

Joana Rua (Estudante do Programa, bolseira FCT 2019-2022)

Júlia Zuza (Estudante do Programa, Bolseira CAPES, 2015-2019 - BEX 1858/2015-07)

Patrícia Reina (Estudante do Programa, Bolseira FCT, 2018-2022 - PD/BD/142770/2018)

Priscila Monteiro (Estudante do Programa)

Rui Silva (Estudante do Programa, Bolseiro FCT, 2016-2020 - PD/BD/128025/2016)

Samuel Teixeira (Estudante do Programa)

Tiago Santos (Estudante do Programa, Bolseiro FCT, 2015-2019 - PD/BD/113768/2015)



Sinopse

O projeto “ReCodex: Formas e Transformações do Livro” investiga a performatividade do livro como máquina literária, considerando quer as formas impressas, quer as formas digitais. O prefixo “Re” remete para a dinâmica retroativa de construção do objeto, isto é, uma construção que recorre ao digital para descrever o analógico, por um lado, e recorre ao analógico para descrever o digital, por outro. Assim, a relação entre digital e analógico não toma a figura de uma transição teleológica mas de um processo de intermediação que implica a copresença e coimplicação de regimes de inscrição. Esta consciência dos processos remediadores no momento atual e ao longo da história dos média manifesta-se no desenvolvimento de metodologias de análise intermédia, que tanto se aplicam a livros digitais atuais como a livros impressos do passado. Podemos por isso resumir os objetivos deste projeto em três perguntas de investigação: o que é um livro do ponto vista concetual e material? O que nos dizem os processos, formas e práticas literárias sobre o livro como dispositivo e como medium? Como participam as formas e transformações do livro nos processos de significação literária?



Objetivos

a) Descrever e analisar o códice nos processos literários, seja a partir de obras que refletem sobre a sua codificação bibliográfica, como acontece com os livros de artista, seja a partir da análise dos processos materiais de produção na interação com processos poéticos e narrativos. A análise da sintaxe combinatória do códice no livro de artista ou a análise da interação texto-imagem no livro ilustrado para crianças são exemplos que se integram neste objetivo.

b) Descrever a recodificação digital do livro, isto é, o processo através do qual as funcionalidades do códice são remediadas e transformadas através de estruturas e formas digitais. Esta refuncionalização do livro afeta quer as formas do livro digital, quer as formas do códice impresso pós-digital. A análise da intensificação da experiência do livro, a análise da virtualização do livro ou a análise das convenções gráficas do livro são exemplos que se integram neste objetivo.

c) Produzir uma base de dados sobre o livro de artista em Portugal (1960-2010).



Calendarização

O projeto desenvolve-se em duas fases, coincidindo com o financiamento plurianual do CLP: 2015-2017 (fase 1), 2018-2022 (fase 2).



Atividades

1) Colóquio interno “ReCodex: Formas e Transformações do Livro” para apresentação de resultados da investigação em curso pelos membros do projeto, juntamente com um ou dois convidados externos. Primeira edição: 11-12 de julho de 2018.

2) Missões de participação em colóquios externos (nacionais e internacionais) que versem temáticas afins do projeto.

3) Publicação de dois números da revista MATLIT dedicados a este tema de investigação: Vol. 2.1 (2014): "Livro e Materialidade", org. Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa); e Vol. 7.1 (2019): “Experimental Poetry Networks: Material Circulations”, org. Pauline Bachmann (Universität Zürich) e Jasmin Wrobel (Freie Universität Berlin).



Teses de doutoramento no âmbito do Projeto

1. Ana Albuquerque e Aguilar (Bolseira FCT, 2016-2020), «Educação Literária na Era Digital: O Contributo da Literatura Eletrónica»

2. Ana Sabino (Bolseira FCT, 2014-2018), «Instruções de leitura: um estudo sobre convenções gráficas de apresentação da palavra escrita» (concluída em maio de 2020, aprovada a 22-12-2020)

3. Ana Carolina Martins (Bolseira FCT, 2015-2019), «Perspectivas da Espacialidade em Instalações de Narrativas Gráficas»

4. Catarina Figueiredo Cardoso, «Is this a book? Artist’s Books in Portugal 1960-2010»

5. Cecília Magalhães (Bolseira FCT, 2019-2021), «Fragmentos em Prática: interação, colaboração e criatividade no Arquivo LdoD»

6. Élia Ramalho, «A interação entre texto e imagem na obra ilustrada de Júlio Pomar»

7. Giorgia Casara (Bolseira FCT, 2015-2019), «As fronteiras do livro em Almada Negreiros»

8. Júlia Zuza (Bolseira CAPES, 2015-2019), «A trama do tempo no álbum ilustrado: movimento, pluralidade e subjetividade no Planeta Tangerina»

9. Priscila Monteiro, «Livros de fora para dentro: as composições poéticas e tipográficas de João Cabral de Melo Neto»

10. Rui Silva (Bolseiro FCT, 2016-2020), «A Condição de Ser Livro: o livro como artefacto e a edição como prática artística»

11. Samuel Teixeira, «Virtualização do Livro de Artista»

12. Sandra Bettencourt (Bolseira FCT, 2013-2017), «Processos de Retroação Digital na Página Impressa: Intensificação e Transformação da Experiência do Livro» (concluída em fevereiro de 2018, aprovada a 12-07-2018)

13. Sofia Escourido, «A página como possibilidade: Patrícia Portela, Joana Bértholo e Afonso Cruz» (concluída em abril de 2020, aprovada a 15-09-2020)

14. Tiago Santos (Bolseiro FCT, 2015-2019), «Arqueologia e expressividade da letra tipográfica na poesia de Augusto de Campos»



Conferências e seminários por investigadores convidados

2020
2019
2018
2017
  • Felipe Cussen (Universidad de Santiago de Chile) “Cajas“, conferência seguida de performance, 6 de outubro de 2017.
2016


Atividades do Projeto

2019
2018
2017
  • Manuel Portela (Centro de Literatura Portuguesa) e António Rito Silva (INESC-ID), Apresentação  do Arquivo LdoD: Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego. Desenvolvido entre 2012 e 2017, o Arquivo LdoD resulta de um projeto de investigação do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), tendo como instituições parceiras o INESC-ID Lisboa (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores) e a Biblioteca Nacional de Portugal.
2015
  • Simpósio"Materialidades da Literatura e Livros de Artista", Organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra e do Centro de Pesquisas William Blake, Universidade Federal de Santa Maria, FLUC, 10 de março de 2015.



Participação em Colóquios

2020
  • Albuquerque e Aguilar, Ana. 2020. “Águas Turbulentas? Uma proposta para a leitura de Salt Immortal Sea nas escolas portuguesas”. 1.º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens – Crítica, Estética e Ensino (online). PUC-SP, Brazil. 22-24 September 2020.
  • Albuquerque e Aguilar, Ana. 2020. “Children’s eLit in Portugal”. Roundtable “What’s new in children’s eLit”. “(un)continuity” – Electronic Literature Organization Conference 2020 (virtual edition). University of Central Florida, USA. 16‑19 July 2020.
  • Albuquerque e Aguilar, Ana; Machado, Ana; Torres, Rui; Andrade, Júlia; Estefani, Thales. 2020. “Oralengas go to school. A first experiment”. “(un)continuity” – Electronic Literature Organization Conference 2020 (virtual edition). University of Central Florida, USA. 16‑19 July 2020.
  • Monteiro, P. O. M. (2020). "Cartas de João Cabral a Clarice". II Encontro Acadêmico de Literatura: Clarice Lispector, 100 anos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 3 e 4 dez. 2020.
  • Monteiro, P. O. M. (2020). "Porque a correspondência passiva de João Cabral de Melo Neto ajuda a compreender sua experiência tipográfica catalã". ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada, outubro 2020.
  • Santos, Tiago. 2020, 5 de novembro. “Concrete Poetry and Advertising · A Symbiotic Relationship in Post II World War”, na DIGICOM 2020 - International Conference on Design and Digital Communication, Barcelos, 5 a 7 de Novembro de 2020. Barcelos & Zoom.
2019
  • Aguilar, Ana Albuquerque e. 2019. «Literatura infantil e juvenil digital: a multimodalidade na criação de um ecossistema literário». 2.º Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura Infantil e Juvenil. Universidade de Aveiro, Portugal. April 10, 2019.
  • Aguilar, Ana Albuquerque e. 2019. «Tanger a lira eletrónica: poesia digital na aula de Português». 13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português: Percursos da Interdisciplinaridade em Português. Dos Projetos às Práticas. Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria, Portugal. April 13, 2019.
  • Aguilar, Ana Albuquerque e. 2019. «Tension, rupture and continuity: electronic literature for children and the literary canon». The Child and the Book Conference 2019 – Beyond the Canon (of Children’s Literature). University of Zadar, Croatia. May 10, 2019.
  • Aguilar, Ana Albuquerque e. 2019. «Rui Torres’ Cantiga in class – digital poetry in Portuguese schools». Electronic Literature Organization Conference 2019 – Peripheries. University College Cork, Ireland. July 16, 2019.
  • Aguilar, Ana Albuquerque e. 2019. «Through the looking glass: reflections on how Inanimate Alice entered Portuguese classrooms». Teaching Digital Literature International Conference. University of Coimbra, Portugal. July 25, 2019.
  • Aguilar, Ana Albuquerque e. 2019. «Educação literária na era digital». Literatura e(m) Meios Digitais - Ciclo de Palestras. UTFPR - Curitiba, Brazil. October 4, 2019.
  • Aguilar, Ana Albuquerque e. 2019. «Mar, caminho, peso, leveza. Uma re(scri)leitura de Sophia na poesia combinatória de Rui Torres». Colóquio Sophia de Mello Breyner Andresen -- Books & Movies VI. Biblioteca Municipal de Alcobaça, Portugal. October 19, 2019.
  • Aguilar, Ana Albuquerque e; Machado, Ana Maria. 2019. «Alice Inanimada: Tradução de literatura digital em contexto educativo». 13.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português: Percursos da Interdisciplinaridade em Português. Dos Projetos às Práticas. Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, Leiria, Portugal. April 13, 2019.
  • Aguilar, Ana Albuquerque e; Machado, Ana Maria; Andrade, Júlia Zuza. 2019. «Beyond the canon: Portuguese e-lit». The Child and the Book Conference 2019 – Beyond the Canon (of Children’s Literature). University of Zadar, Croatia. May 9, 2019.
  • Aguilar, Ana Albuquerque e; Machado, Ana Maria; Torres, Rui. 2019. «Murals and Literature: A Digital Creation for an Educational Context». Electronic Literature Organization Conference 2019 – Peripheries. University College Cork, Ireland. July 16, 2019.
  • Andrade, Júlia. 2019. ‘Picturebooks and canon: relations between multimodality and new methodological approaches’. The Child and The Book Conference. Artes. Zadar, Croácia.
  • Andrade, Júlia. 2019. ‘Para ver o tempo: relações entre recursos visuais e materiais na representação da temporalidade nos livros de imagens’. 2.º Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura para a Infância e Juventude- Literatura para a Infância e Juventude e outras Artes. Aveiro, Portugal.
  • Cardoso, Catarina Figueiredo, “Livros de Artista em Portugal: 1960-2010”. Fórum Permanente Arte Contemporânea e Museu. #01. Mapear o Território: investigações sobre o livro de artista em Portugal. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 31 de outubro de 2019.
  • Magalhães, Maria Cecília.  2019. “From literary research to collaborative practice: what is creativity in the Book of Disquiet Archive?”. IADE/UNIDCOM’s 10th International Conference Senses & Sensibility, Universidade Europeia (IADE).
  • Magalhães, Maria Cecília.  2019. “How to be an editor in the Book of Disquiet Archive: methodological challenges in the use of digital archives”. Electronic Literature Organization Conference, University College of Cork (UCC).
  • Magalhães, Maria Cecília. 2019. “Entre a literacia e o ato criativo. “Um diálogo sobre engajamento e colaboração transnacional no projeto Fragmentos em Prática”. II Ciclo de Estudos Brasileiros. Literatura e Democracia sem Condições,  Universidade de Salamanca.
  • Magalhães, Maria Cecília. 2019. “Automatic and creative: playing with algorithms and fragments in the Book of Disquiet Archive”. Moral Machines? Ethics and Politics of the Digital World, Universidade de Helsinki (Helsinki Collegium for Advanced Studies).
  • Martins, Carolina. 2019. “Moving Through the Image: Shared Animation for a Shared Physical Understanding”. Conferência Internacional da Society for Animation Studies. Universidade Lusófona. Julho 2019. 
  • Martins, Carolina. 2019. “Queering epistemic and methodological approaches to exhibiting health: an interdisciplinary graphic medicine collaboration”. Conferência Internacional de Graphic Medicine. Universidade de Brighton. Julho 2019.
  • Martins, Carolina. 2019. “Can animation take your breath away? Shared Animation for a Shared Physical Understanding”. Colóquio da Society for Animation Studies. Universidade de Winchester. Junho 2019.
  • Martins, Carolina. 2019. “To Inhabit Metalepsis: spatial availability as a way of narrative expansion”. Colóquio Internacional Metalepse e Transmedia. Universidade do Porto. Abril 2019.
  • Monteiro, P. O. M. (2019) "A perspectiva da Teoria Social da Edição para desbravar a obra tipográfica de João Cabral de Melo Neto". Poéticas (d)e Internacionalização - VIII Colóquio Internacional Sul de Literatura Comparada. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, outubro de 2019.
  • Reina, Patrícia; Estefani, Thales. 2019. «(Im)probabilidade literária: texto-objeto-feijão-mágico e o processo combinatório na leitura». Colóquio Matemática e Literatura IV. Festival Literário FOLIO 2019, Museu Abílio De Mattos e Silva. 13 Oct 2019.
  • Reina, Patrícia; Estefani, Thales. 2019. «Texto-objeto-feijão-mágico: O duplo processo de metaleitura da palavra programada». Conferência Ana Hatherly: Programabilidade e Criação. Centro Cultural de Cascais, Lisboa. 29 de June 2019.
  • Reina, Patrícia. 2019. «Ler o que não se vê: as contraformas das letras e a experiência de Dentro». EnIAD 2019: Encontro de Investigação — Arte e Design. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa. 1 Oct 2019.
  • Santos, T. (2019,  junho de 2019). A re/configuração da leitura em/(na poesia) de Augusto de Campos. Conferência Ana Hatherly: Programabilidade e Criação. Cascais.
2018
  • Escourido, Sofia Madalena G.  (2018). «Jogar analogicamente com o digital: Wasteband, de Patrícia Portela.» Recodex: Formas e Transformações do Livro. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 11-12 julho de 2018.
  • Magalhães, Maria Cecília; Portela, Manuel. "The Book of Disquiet Digital Archive as a role-playing experiment". Trabalho apresentado em ELO 2018 MIND THE GAP!, Universidade do Québec, Montreal, Canadá, Agosto de 2018.
  • Magalhães, Maria Cecília. "Novo contexto, novo mecanismo: produção de sentido nas práticas do Arquivo LdoD". Trabalho apresentado em Colóquio ReCodex: Formas e Transformações do Livro, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal, 11-12 de julho de 2018.
  • Sabino, Ana. «Ler um livro sem o abrir». ReCodex: Formas e Transformações do Livro, Universidade de Coimbra. 11-12 de Julho de 2018
  • Silva, Rui. “Livros, bibelôs e obeliscos: As possibilidades heurísticas da função imprópria de um artefacto de estante”. Recodex: Formas e Transformações do Livro. Centro de Literatura Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 11-12 julho de 2018.
  • Silva, Rui. “The anti-book as a political artifact”. Relational Forms IV Literature and the Arts since the 1960s: Protest, Identity and the Imagination. CETAPS, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 15-17 novembro de 2018.
  • Teixeira, Samuel.“Acaso e Rasura: O fragmento como catalisador em A Humument: A Treated Victorian Novel.” Recodex: Formas e Transformações do Livro. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 11-12 julho de 2018.
2017
    • Escourido, Sofia Madalena G. «Possivelmente Acácio Nobre: encenar, inscrever, inventariar e catalogar um anónimo.» Colóquio Ex Machina: Inscrição e Literatura. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 31 março de 2017.
    • Escourido, Sofia Madalena G.  (2017). «Possivelmente Acácio Nobre: encenar, inscrever, inventariar e catalogar uma personagem.» Congresso Internacional Figuras da Ficção 5: Dinâmicas da Personagem. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20-22 novembro de 2017.
    • Escourido, Sofia Madalena G. (2017). «“E fiz do teu perfil as formas de arte” – de Joana Bértholo a René, de René Bertholo a António Variações.» Variações sobre António. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 7-8 dezembro de 2017.
    • Martins, Carolina.  «Characters Through Spaces: Moving Inside and Outside the Book/Screen/Gallery.». Figures of Fiction: 5th International Conference. Universidade de Coimbra (FLUC), Portugal. Novembro 2017.
    • Martins, Carolina, e Diogo Marques. «PALAVROFAGIA: variações: mastigar o número para digerir a palavra». TEAR (Territórios Artísticos com a Matemática) - 1º Encontro Luso-Brasileiro. Universidade Aberta, Portugal. Novembro 2017.
    • Martins, Carolina. «Vertigo and Competition in Hypercomics: author-driven ludicity and user-generated narrative». CONFIA 2017 - 5th International Conference on Illustration and Animation. IPCA, Portugal. Julho 2017.
    • Martins, Carolina. «You are Here: moving away from the book or entering it? A Reflection on Marc-Antoine Mathieu’s S.E.N.S.». Reproduction17 - International Graphic Novel and Comics Conference. Universidade de Lausanne. Suiça. Julho 2017.
    • Martins, Carolina.  «There’s More Where That Came From: unfolding and crossing diegetic/discursive levels within the ‘augmented space’ of the gallery». Borders17 - International Graphic Novel and Comics Conference Universidade de Dundee. UK. Junho 2017.
    • Martins, Carolina. «Todas as Estradas vão dar a Roma? Competição e Vertigem nos Hypercomics». Colóquio Ex-Machina. Universidade de Coimbra. Portugal. Março 2017.REINA, Patrícia Esteves. 2017. «Dentro: tipografia da contraforma». 8º Encontro de Tipografia. Universidade do Algarve, Portugal, 3-4 Novembro 2017.
    • Reina, Patrícia Esteves. «Dentro: tipografia da contraforma». 8º Encontro de Tipografia. Universidade do Algarve, Portugal, 3-4 Novembro 2017.
    2016
    • Martins, Carolina. «You are Here: Movement and Vision in Marc-Antoine Mathieu’s SENS». Transitions 7: New Directions in Comics Studies — Simpósio que integra o Comica – The London International Comics Festival. Org. Birkbeck College, Studies in Comics, European Comic Art, Journal of Graphic Novels and Comics, Comics Grid and The Contemporary Fiction Seminar, 18 de novembro de 2016.
    • Portela, Manuel. “The Book of Disquiet Digital Archive as a role-playing experiment”, conferência no Maryland Institute for Technology in the Humanities, Universidade de Maryland, 29 de março de 2016.

    • Portela, Manuel. “The Book of Disquiet as a web 2.0 experiment”, conferência no Rochester Institute of Technology, 19 de abril de 2016.
    • Bettencourt, Sandra. “The Book of Portraiture: o livro arqueológico digital”, Colóquio "Narrativa, Média e Cognição 2016", Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 30 junho e 1 julho de 2016.
    • Bettencourt, Sandra. “Romances em “trans-ação”. Uma cibertextualidade pós-digital”, no "CONGRESSO DE CIBERCULTURA. Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento", Universidade do Minho, 13 e 14 de outubro de 2016.
    2015
    • Sabino, Ana. “O tipógrafo como crítico literário”, no "6º Encontro de Tipografia", Universidade de Aveiro, de 4 a 5 de dezembro de 2015.
    • Cardoso, Catarina Figueiredo. "Os Livros das Cores: as iluminuras analógico-digitais de Isabel Baraona", Simpósio Materialidades da Literatura e Livros de Artista. Organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra e do Centro de Pesquisas William Blake, Universidade Federal de Santa Maria. Coimbra (Portugal), 10 de março de 2015.

    • Portela, Manuel. "Simulation of Literary Performativity: A Digital Archive of the Book of Disquiet by Fernando Pessoa", Center for Digital Humanities, University of Gothenburg, 24 September 2015.

    • Portela, Manuel, e António Rito Silva. 2015. “Uses of the LdoD Archive: The Critical Reception of the Book of Disquiet as a Knowledge Management Problem”, international conference “Congresso de Humanidades Digitais em Portugal”, School of Humanities and Social Sciences, Nova University, Lisbon, October 8-9, 2015.
    • Portela, Manuel. “From Representation to Simulation: Beyond the Bibliographical Horizon in the Book of Disquiet Archive”, keynote lecture, no colóquio “Consilience and Inclusion: Scientific and Cultural Encounters, Centro de História da Sociedade e da Cultura, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, organização: Association of History, Literature, Science, and Technology, 19-21 de novembro de 2015.
    • Portela, Manuel. “O Arquivo Digital do Livro do Desassossego como Performance Literária”. Encontro “On/Off: navegando pelas culturas digitais”, organizado pela Secção “Arte, Cultura e Comunicação” da Associação Portuguesa de Sociologia, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 26 de novembro de 2015.

    • Portela, Manuel. “Livros Iluminados Digitais: Autógrafo e Reprodução em The William Blake Archive”, conferência de abertura no “III Seminário de Estudos Blakeanos”, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, 15 de dezembro de 2015.

    • Monteiro, Priscila. “The Poetic Work Beyond the Text: João Cabral de Melo Neto’s Handmade Experiences in Literature” no colóquio "In Concert: Literature and the Other Arts", organizado pela South Atlantic Modern Language Association, Durham, North Carolina, USA, de 13 a 15 de novembro de 2015.
    • Bettencourt, Sandra. “Iluminuras Digitais Impressas: os Imagotextos de Steve Tomasula”,  Simpósio Materialidades da Literatura e Livros de Artista. Organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra e do Centro de Pesquisas William Blake, Universidade Federal de Santa Maria. Coimbra (Portugal), 10 de março de 2015.
    • Bettencourt, Sandra. “Digital and Material Feedbacks in Steve Tomasula’s Printed Novels”, no painel ‘Digital Materialities of the Literary Text’ organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura no colóquio internacional "Digital Material", National University of Ireland, Galway,  21-22 de maio de 2015.
    • Bettencourt, Sandra. "Is it just a little bit late for the future of electronic literature?", no painel  organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura no colóquio internacional “ELO 2015: The End(s) of Electronic Literature”, na Universidade de Bergen, Noruega, de 5 a 7 de agosto de 2015.
    2014
    • Teixeira, Samuel. “Remediation of Artists’ Books”, no colóquio “Print, Produce, Publish“, organizado pela College Book Art Association,  Utah University,  Salt Lake City 2-4 de janeiro de 2014.
    2013
    

    Publicações do Projeto

    2020

    Edição de revista

    • Albuquerque e Aguilar, Ana; Machado, Ana Maria (eds.). 2020. MATLIT: Materialities of Literature Vol. 8, N. 1 – “Teaching Digital Literature”, 326 pp. e-ISSN: 2182-8830.
    • Santos, Tiago; Cunha, P.; Moreira, P. (Eds.). Revista Fusões no Cinema. Edições Caminhos do Cinema Português. [no prelo]

    Artigos

    • Albuquerque e Aguilar, Ana; Machado, Ana Maria. 2020. “Teaching digital literature: Alice Inanimada in Portugal”. MATLIT: Materialities of Literature Vol. 8, N. 1 – “Teaching Digital Literature”, 217-240. e-ISSN: 2182-8830.
    • Albuquerque e Aguilar, Ana; Machado, Ana Maria; Matsuda, Alice Atsuko. 2020. “Is there a gap in the classroom?”. In Gervais, Bertrand & Marcotte, Sophie (eds.) Mind The Gap! Thinking electronic literature in a digital culture / Attention à la marche! Penser la littérature électronique en culture numérique. Montréal: Les presses de l’écureuil – ALN/NT2. p. 477-490. ISBN : 979-10-384-0004-7
    • Casara, Giorgia. «Uma biblioteca (para)filosófica. Estudo sobre a Biblioteca Particular de Almada Negreiros e pré-inventário dos livros de interesse filosófico», in Orpheu e a filosofia, Centro de Filosofia da UL, Lisboa [no prelo]
    • Magalhães, Cecília; Portela, Manuel (2020). “The Book of Disquiet Digital Archive as a role-playing experiment”. In: ELO 2018 Proceedings/Actes du Colloque ELO 2018. (Aguarda publicação.) Disponível em: http://nt2.uqam.ca/en/elo-2018
    • Martins, Carolina. ‘VAST/O Exhibition (De)Construction: Exploring the Potentials of Augmented Abstract Comics and Animation Installations as a Method to Communicate Health Experiences.’ edited collection Seeing Comics through Art History: Alternative Approaches to the Form. London: Palgrave. [em revisão]
    • Monteiro, P. (2020). "Como o código bibliográfico ajuda a reconhecer a importância das materialidades dos textos". Revista Odisséia, v. 5, p. 144-160.
    • Monteiro, P. O. M. (2020) "A perspectiva da Teoria Social da Edição para desbravar a obra tipográfica de João Cabral de Melo Neto". Poéticas e internacionalização. Cinara Ferreira, Andrei Cunha (org.). Porto Alegre
    • Reina, Patrícia. 2020. « Noise, please: let the body of the text unsettle your readings». Revista MATLIT, 8.1 (Out/2020): 301-305. DOI: 10.14195/2182-8830_8-1_17
    • Santos, Tiago. 2020. «Concrete Poetry and Advertising · A Symbiotic Relationship in Post II World War» in Martins & Brandão (org.) (2020) Advances in Design and Digital Communication - Proceedings of the 4th International Conference on Design and Digital Communication, Digicom 2020, Springer Nature, 473-488.
    • Silva, Rui. 2020. «Vegetarian carcasses, ubiquitous buying and prescribed reading». MATLIT: Materialidades da Literatura VOL. 8 N.º 1 (2020). 317-321. ISSN: 2182-8830

    Capítulos de livros

    • Reina, Patrícia. 2020. «Espaços (im)permanentes: os paradoxos na conceção dos objetos científicos e outros processos de investigação criativa». In: Marques, Diogo and Ana Gago (eds.). Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia. Porto, Publicações Fernando Pessoa, 163-170. Disponível em linha: http://hdl.handle.net/10284/8875
    • Silva, Rui. 2020. «The anti-book as a political artefact». Almeida e Pinho, Jorge &Lemos, Márcia (ed.). Literature and the Arts since the 1960s: Protest, Identity and the Imagination. 267-288. ISBN: 1-5275-5698-0

    Outras publicações

    2019

    Edição de revista

    • Cardoso, Catarina Figueiredo (ed.), Portuguese Small Press Yearbook 2019. Lisboa: Portuguese Small Press, 2019.

    Artigos

    • Aguilar, Ana Albuquerque e; Torres, Rui; Machado, Ana Maria; Andrade, Júlia; Estefani, Thales; Pereira, Luís Lucas. 2019. «Literatura eletrónica para crianças: o caso do projeto “Murais e Literatura: A Criação Digital em Contexto Educativo». Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.37, n.75, p.39-66.
    • Casara, Giorgia.2019. «Uma biblioteca “para-filosófica”. Estudo sobre a Biblioteca Particular de Almada Negreiros e pré-inventário dos Livros de Interesse Filosófico», in Orpheu Filosófico, Centro de Filosofia da UL, Lisboa, (no prelo).
    • Magalhães, Cecília. 2019. “Entre recortes, montagens e costuras: o mundo imaginado é um mosaico”. In: Revista Matraga, Dossiê Interações Mediadas por Tecnologia. Rio Janeiro: UERJ, v.26, n.47, p.300-318, mai./ag. 2019. https://doi.org/10.12957/matraga.2019.38090
    • Magalhães, Cecília; Portela, Manuel (2019). “The Book of Disquiet Digital Archive as a role-playing experiment”. In: ELO 2018 Proceedings/Actes du Colloque ELO 2018. (no prelo)
    • Martins, Carolina. ‘Extending realities, expanding readings? — spatial reconfigurations and activated presence in XR comics’ experiences.’, Text&Image [no prelo]
    • Martins, Carolina. ‘Can Animation Take Your Breath Away? Expanded Animation For a Shared Physical Understanding.’, International Journal of Film and Media Art [no prelo]
    • Reina, Patrícia. 2019. «No bounds for the bound book: a digital refresh to reload the page». Revista MATLIT, 7.1 (Nov/2019): 258-261. DOI: 10.14195/2182-8830_7-1_16
    • Santos, T. (2019). «Micro e Maco Expressão Tipográfica na Obra de Augusto de Campos». 9ET - Encontro de Tipografia - Livro de Atas. 406-419. Atipo - Associação de Tipografia de Portugal: Tomar.

    Recensões críticas

    • Santos, T. (2019). «Intemporal Futura» Recensão crítica de Petra Eisele, Annette Ludwig e Isabel Naegele. Futura: The Typeface. London: Laurence King Publishing, 2017. 519 pp. MatLit - Materialidades da Literatura, (7).1. 297-300. Coimbra: Portugal
    • Santos, T. (2019). «What is Anti-Literature?» Recensão crítica de Adam Joseph Shellhorse, Anti-Literature: The Politics and Limits of Representation in Modern Brazil and Argentina, Pittsburg: University of Pittsburg Press, 2017. 258 pp. MatLit - Materialidades da Literatura, (7).1. 268-272. Coimbra: Portugal.

    Outras publicações

    • Reina, Patrícia; Estefani, Thales; Silveira, Francisco; Meireles, Nuno; Valentim, Pedro Sá. 2019. Catálogo da Exposição Caminhos da Literatura no MATLIT LAB: um laboratório de humanidades. 21ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra. 6-8 Mar 2019. Disponível em: https://matlit.files.wordpress.com/2019/03/expo_catalogo_matlit-lab_2019-2.pdf
    2018

    Artigos

    • Escourido, Sofia Madalena G. “A página como possibilidade hiperficcional da nova literatura portuguesa: Patrícia Portela, Joana Bértholo e Afonso Cruz.” Revista de Estudos Literários, 8 (2018): 45-74. ISSN 2183-847X. Disponível em: http://impactum-journals.uc.pt/rel/article/view/6169
    • Martins, Carolina. «Unfolding and crossing the augmented space: metaleptic tools and processes within graphic narrative installations». Studies in Comics 9.2. (2017): 193-207. DOI: 10.1386/stic.9.2.193_1.

    Recensões críticas

    • SILVA, Rui. “A Vanguarda Invisível do Livro-objecto: prémio de design de livro dglab 2018”.  MATLIT: Materialities of Literature 6.3 (2018):173-178. ISSN 2182-8830.
    2017

    Artigos

    • Bettencourt, Sandra. “The Book of Portraiture: O Livro Arqueológico Digital.” Filipe Martins (ed.). Trajetos da Narratividade. Ensaios sobre Narrativa, Média e Cognição. Porto: Universidade do Porto, 2017. 133-146.
    • Martins, Carolina. «Vertigo and Competition in Hypercomics: author-driven ludicity and user-generated narrative». P. Tavares, P. M. Teixeira (Coord.). CONFIA: 5ª Conferência Internacional em Ilustração e Animação, Guimarães, IPCA, pp. 515-522. ISBN: 978-989-99861-3-8.
    • Reina, Patrícia Esteves. «Tipografia e contraforma: a formação da imagem da palavra». Revista Educação Gráfica, 21(3) (Dez/2017): 372-384. ISSN 2179-7374.
    • Dinis, Tiago; Reinra, Patrícia; Petiz, Pedro. «Typelab: tipografia à mão». Proceedings of the I International Conference on Digital Design & Communication (Dez/2017): 63-72. ISBN 978-989-99861-5-2.

    Bibliografia anotada

    • Bettencourt, Sandra. “EMERSON, Lori. Reading Writing Interfaces: From the Digital to the Bookbound.” Joseph Tabbi (ed.). The Bloomsbury of Electronic Literature. London: Bloomsbury Academic, 2017. 428-429. ISBN: 9781474230254.
    • Teixeira, Samuel. 2017. Flusseriana: An Intellectual Toolbox. Joseph Tabbi (ed.). The Bloomsbury Handbook of Electronic Literature. London; Oxford; New York: Bloomsbury, 2017, 428-29. ISBN: 9781474230254.
    2016

    Artigos

    • Martins, Carolina. «Liberdade condicional: A performance do leitor em Building Stories, de Chris Ware». P. Tavares, P. M. Teixeira (Coord.): CONFIA: 4ª conferência Internacional em Ilustração e Animação, Barcelos, IPCA, 2016, pp. 255-263.
    • Portela, Manuel. “Topologia Digital da Página Impressa no Arquivo Digital da PO.EX”, Colóquio/Letras, Nº 193 (Set. 2016): 28-38. ISSN 0010-1451.

    • Portela, Manuel e António Rito Silva. “Fernando Pessoa's Book of Disquiet as a Dynamic Digital Archive”, in Edizioni Critiche Digitali: Edizioni a Confronto / Digital Critical Editions: Comparing Editions, Ed. Paola d’Italia. Roma: Università di Roma, La Sapienza, 2016: 23-35.

    • Portela, Manuel.  “A Simulação da Performatividade Literária no Arquivo LdoD”, Cultura e Digital em Portugal. Org. José Luís Garcia, António Teixeira Lopes e Teresa Duarte Martinho, Porto: Afrontamento, 2016. 89-101.

    Recensões críticas

    • Bettencourt, Sandra. Publicação da recensão “Tornar Público: As Redes e os Contextos de uma Teoria da Publicação.”  [Recensão crítica de BHASKAR, Michael. The Content Machine: Towards a Theory of Publishing from the Printing Press to the Digital Network. London, New York and Delhi: Anthem Press, 2013]. MATLIT: Materialidades da Literatura 4.1 (2016): 212-215. Web. DOI:http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_17
    • Bettencourt, Sandra. “Publicação em Acesso Aberto ou Não, Eis a Questão.” [Recensão crítica à obra de Martin Paul Eve, Open Access and the Humanities: Contexts, Controversies and the Future. Cambridge University Press, 2014]. MATLIT: Materialidades da Literatura 4.2 (2016): 312-315. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-2_21
    • Portela, Manuel.“Designing Digital Editions”. [Review of Elena Pierazzo, Digital Scholarly Editing: Theories, Models and Methods. Farnham, UK: Ashgate, 2015], MATLIT: Materialidades da Literatura 4.2 (2016): 283-287. Web. DOI:http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-2_15
    • Sabino, Ana. «Ler para ver»[Recensão a Peter Mendelsund, What we see when we read. New York: Vintage Books, 2014, 448 pp]. MATLIT: Materialities of Literature [Online], 4.1 (2016): 216-219. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_18

    Outras publicações

    • Bettencourt, Sandra. “‘The novel as multimedia, networked book’: An Interview with Steve Tomasula.” MATLIT: Materialidades da Literatura 4.1 (2016): 155-166. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_9
    • Cardoso, Catarina Figueiredo. «Sonnabend em Portugal». Artecapital – Magazine de Arte [em linha], Mai/2016.
    2015

    Artigos

    • Bettencourt, Sandra. “O Arquivo de Babel. Os Espaços Infinitos do Livro em Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges.” Variaciones Borges 40 (2015): 65-83.
    • Teixeira, Samuel. ‘The Virtualization of Artists’ Books: The Rationale of Remediation’, Betwixt & Between (‘The Artist’s Book and Materiality / Het Kunstenaarsboek en Materialiteit’), Volume 36 (2015): 37-50. ISSN 0921-5026. ISBN 978-90-823018-2-3.

    Recensões críticas

    • Bettencourt, Sandra. "O Literário Será Sempre Moderno? O Novo Nostálgico da Literatura Eletrónica." MATLIT: Materialities of Literature [Online], 3.1 (2015): 256-260. Web.DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_18

    Outras publicações

    • Cardoso, Catarina Figueiredo, & Isabel Baraona (orgs.). Portuguese Small Press Yearbook 2015, Lisboa: PSPY, 2015.
    2014

    Edição de revista

    Artigos

    Recensões críticas

    • Bettencourt, Sandra. "Superfícies em Desconstrução: Uma Arqueologia Crítica das Interfaces da Literatura." MATLIT: Materialities of Literature [Online], 2.1 (2014): 199-202. Web. DOI:  http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_14

    Outras publicações

    • Baptista, Abel Barros. "‘Vem de longe a marca do suporte material’: Uma Entrevista com João Luís Lisboa." MATLIT: Materialities of Literature [Online], 2.1 (2014): 159-164. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_8
    • Cardoso, Catarina Figueiredo, & Isabel Baraona (orgs.). Portuguese Small Press Yearbook 2014, Lisboa: PSPY, 2014.
    • Cardoso, Catarina Figueiredo, & Isabel Baraona. "Tipo.PT e Portuguese Small Press Yearbook". Revista Estúdio, Artistas sobre outras Obras, vol. 5 (2014): 214-221.
    2013

    Livros

    • Portela, Manuel. Scripting Reading Motions: The Codex and the Computer as Self-Reflexive Machines, Cambridge, MA: MIT Press.

    Recensões críticas

    • Teixeira, Samuel. "The Art of Demediation: Conceptual Materialities of the Book(-)work." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 1.1 (2013): 204-207. Web. DOI http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_11

    Outras publicações

    • Cardoso, Catarina Figueiredo, & Isabel Baraona (orgs.). Portuguese Small Press Yearbook 2013, Lisboa: PSPY, 2013.
    • Portela, Manuel, Catarina Figueiredo Cardoso, John D. Mock, & Ana Paula Dantas,"‘Eye-Mind-Design-Production’: An Interview with Johanna Drucker". MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 169-177. Web. URL: https://impactum.uc.pt/en/node/91314
    • Portela, Manuel (trad.). Johanna Drucker, "Modelando a Funcionalidade: Do Códice ao Livro Electrónico", Cibertextualidades, 5 (2013): 135-146. ISSN 1646-4435.
    • Portela, Manuel. "Materialidades da Literatura e Livros de Artista". Catarina Figueiredo Cardoso (Org.), Portuguese Small Press 2013. Lisboa: Portuguese Small Press Yearbook, 15-22.
    • Teixeira, Samuel. "Artists’ Books as Virtual Machine: A Speculative Approach".  Catarina Figueiredo Cardoso (org.), Portuguese Small Press 2013. Lisboa: Portuguese Small Press Yearbook, 31-41.