Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Figuras da Ficção

Coordenação: Carlos Reis




1. Identificação e justificação

O  projeto de investigação Figuras da Ficção valoriza a  personagem literária, tal como tem sido elaborada na literatura ocidental, desde que a narrativa literária (e em especial o romance) assumiu a relevância  e o  aperfeiçoamento estético que lhe são reconhecidos. De um ponto de vista histórico, a personagem de que aqui se trata é a que se encontra representada sobretudo na literatura portuguesa, desde finais do século XVIII e até aos nossos dias, num lapso temporal de cerca de dois séculos. É nesse lapso temporal que se encontram as grandes narrativas em que se processou a afirmação e a consolidação da personagem.

2. Objetivos

O projeto  Figuras da Ficção assume como objetivo central  o estudo da personagem ficcional, como categoria fundamental do discurso literário e  dos textos narrativos ficcionais. O estudo  desenvolve-se tendo em atenção diversos critérios de abordagem e diferentes modos de existência da personagem ficcional. Derivadamente, o projeto contempla  relações transliterárias que a personagem ficcional permite, tendo em conta a sua existência noutros discursos, designadamente não literários. Como resultado final,  o projeto  elaborará um Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa.

3. Bases teóricas e metodológicas

Conforme é em geral reconhecido, a narratologia facultou, nas últimas três décadas, instrumentos de análise  que  são fundamentais num projecto de investigação como o presente; por isso,  ela constitui ainda uma matriz  de referência para este projeto.  A matriz narratológica completa-se com contributos  recentes,  em especial os que provêm da chamada narratologia “natural e em geral  dos estudos narrativos, campo em que se assiste a uma clara revalorização da personagem. Um momento importante do consolidação deste projeto é constituído pelo trabalho de actualização de conhecimentos que este domínio  teórico requer. Inclui-se aqui uma incursão por conceitos (figura e figuração) inscritos na denominação do projeto. 

4. Recursos humanos

O projeto Figuras da Ficção é coordenada por Carlos Reis e conta com a colaboração de 24 investigadores, de Portugal (18) e do Brasil (8). 

5. Calendário

O projeto Figuras da Ficção iniciou-se em 2012 e tem o seu termo previsto para 2018.  Neste lapso temporal tiveram e terão lugar as seguintes atividades:

•    Colóquios Internacionais (quatro: 2012, 2014, 2016 e 2018).
•    Workshops (25; cinco anuais, de 2013 a 2017).
•    Desenvolvimento do blogue Figuras da Ficção (2012-).
•    Desenvolvimento da versão eletrónica online do Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa (2016-).
•    Publicação em livro do Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa.