Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Lançamento do livro "A Guerra Interior, de Matias de Andrade (1743)"

Add this event to my calendar

Publication date: 14-03-2013 15:29

Location: Sala do Centro de Literatura Portuguesa (7º Piso) - Universidade de Coimbra
Start: 22-03-2013
End: 22-03-2013
   
Capa - A Guerra Interior de Mathias de Andrade (1743) Sara Augusto 

Apresentação do livro A Guerra Interior, de Matias de Andrade (1743) (Quartzo Editora/CLP), com estudo e edição de Sara Augusto e com prefácio de Marta Teixeira Anacleto. O lançamento terá lugar no próximo 22 de março às 17h30 no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e contará com a presença do Coordenador do Centro de Literatura Portuguesa, a Quartzo Editora e a Autora.

"Editar, em 2012, o manuscrito da Guerra Interior, escrito em 1743 pelo Padre Matias de Andrade da Congregação do Oratório de Freixo de Espada à Cinta, pode, à partida, parecer um exaustivo exercício académico ou um gesto de erudição enquadrado num percurso de investigação individual. Porém, o minucioso Estudo introdutório, apresentado por Sara Augusto, também Editora do texto, deixa antever a modernidade do manuscrito e, sobretudo, o significado da sua criação no âmbito da literatura barroca portuguesa: «Esta edição da Guerra Interior do padre Matias de Andrade vem fazer justiça a um homem e a uma obra que correspondem plenamente ao espírito do seu tempo. Integra-se no conjunto da vasta produção de espiritualidade, de ficção alegórica e exemplar, que abundantemente preencheu o século XVIII, tanto no panorama português como europeu» (p. 30).

Dois desideratos distintos, mas complementares, podem, desde logo, ser identificados nestas palavras de Sara Augusto: a celebração do autor, um espírito erudito, com informação enciclopédica excecional, entre os membros da Congregação do Oratório, através da edição de um texto até agora confinado a uma versão manuscrita existente no Fundo Antigo da Biblioteca Municipal de Viseu; a avaliação estética de um escritor setecentista, no contexto do culto da prosa espiritual barroca portuguesa e europeia".

Marta Teixeira Anacleto, Prefácio (p. 9).

Sala do Centro de Literatura do CLP (7º piso, FLUC), 22 de março 17h30.