Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Conferências: Maria Jesús Fernández García e Enrique Santos Unamuno

Add this event to my calendar

Publication date: 22-11-2012 10:21

Location: Sala 11 da Faculdade de Letras da UC
Start: 07-12-2012
End: 07-12-2012
   
Cartaz - Maria Jesús Fernández García y Enrique Santos Unamuno  

Conferência da Profª María Jesús Fernández García intitulada "Imag.i.beria: Grupo de estudios de Imágens de la identidad y la ateridad luso-españolas" e conferência do Prof Doutor Enrique Santos Unamuno intitulada "La Imagología ante el giro espacial y visual en las ciencias humanas".

María Jesús Fernández García é professora doutorada do Departamento de Lenguas Modernas y Literaturas Comparadas da Universidade de Extremadura - Cáceres, na área das Filologías Gallega y Portuguesa, lecionando as disciplinas Lengua Portuguesa e “Literatura Portuguesa (siglos XX y XXI)”. É coordenadora do grupo de investigação Imag.i.beria que desenvolve o “Proyecto de Investigacíon Imag.i.beria”, financiado pela Junta de Extremadura e sediado na Universidad de Extremadura.

Enquanto investigadora e coordenadora do Imag-i-beria, Maria Jesús Fernandez García falará sobre os objetivos do grupo e do projeto de investigação, das principais linhas de pesquisa implementadas pelos diferentes investigadores do grupo, das mais importantes atividades desenvolvidas e dos trabalhos a desenvolver no futuro.

O Professor Doutor Enrique Santos Unamuno é professor doutorado do Departamento de Lenguas Modernas y Literaturas Comparadas da Universidade de Extremadura - Cáceres, na área da Teoría de la Literatura y Literatura Comparada, onde leciona as diciplinas “Teoría y Práctica de la Literatura Comparada” e “Historia del Pensamiento Literario”.

Na sua intervenção, irá “traçar um breve panorama dos caminhos de possíveis conexões entre os estudos imagológicos e os denominados giro visual e giro espacial nas Humanidades, nas últimas décadas”, bem como “uma visão de conjunto dos reptos e inquietudes subjacentes a perspectivas teóricas como a geocrítica, a geossimbólica ou a historiografia geoliterária”. Deter-se-á “no pensamento etnográfico ocidental e nas suas relações com os processos imagotípicos de base nacional, com especial incidência na teoria dos climas e no uso de mapas elaborados a partir de estereótipos étnicos e nacionais”. Refletirá em seguida “sobre as origens culturais da referida espacialização/visualização dos estereótipos nacionais”.

Sexta-feira, dia 7 de dezembro de 2012, 09h00.

Sala 11 (FLUC)

Esta atividade é organizada pelo CLP.