Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Jean-Pierre Balpe: «Qu’est le texte génératif?»

Add this event to my calendar

Publication date: 06-05-2014 13:44

Location: Sala 6 (4º piso da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
Start: 15-05-2014
End: 15-05-2014
   
Cartaz - Jean-Pierre Balpe: «Qu’est le texte génératif?»  Jean-Pierre Balpe lecionará um seminário transversal intitulado «Qu’est le texte génératif?», no próximo dia 15 de maio de 2014, pelas 15h00, na Sala 6 (4º piso, FLUC). Este seminário é uma organização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura (Programa Doutoral FCT). As inscrições para a sessão serão limitadas, podendo os interessados inscrever-se pelo correio eletrónico do programa em Materialidades da Literatura: materialidades.da.literatura@gmail.com

Jean-Pierre Balpe, oficial da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa, é Professor Emérito da Universidade de Paris VIII, tendo sido um dos precursores na criação e teorização da literatura eletrónica desde a década de 1970. Dedicou grande parte da sua carreira académica à investigação da relação entre literatura e computador. Foi diretor do departamento de hipermédia da Universidade de Paris VIII, entre 1990 e 2005, co-diretor do Centro de Investigação Interdisciplinar em Estética Digital (Paris VIII), e co-fundador, com Maurice Benayoun, do CITU (Création Interactive Transdisciplinaire Universitaire), que co-dirigiu até 2005. Foi também coordenador do Laboratoire Paragraphe entre 1990 e 2004. Jean-Pierre Balpe é autor de poesia, ficção e ensaio. A sua extensa obra de literatura eletrónica carateriza-se pela exploração da geratividade, quer em formas textuais, quer em formas multimédia. Publicadas em suportes digitais autónomos, distribuídas em linha ou apresentadas em instalações multimédia, muitas das suas obras resultam da permutação e recombinação automática de outros textos. Jean-Pierre Balpe é igualmente autor de diversos geradores textuais automáticos. Recebeu o Grande Prémio Multimédia da Société des Gens de Lettres em 1999 pelo romance La Toile (éd. CYLIBRIS). Da sua investigação teórica, destaque-se o livro Contextes de l’art numérique (éd. Hermés, 2000).