Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Lançamento de "Minerva Brasiliense. Leituras"

Publication date: 01-12-2016 14:25


Lançamento de Minerva Brasiliense



O lançamento de Minerva Brasiliense. Leituras, com organização de Lucia Maria Bastos P. Neves e Lucia Maria Paschoal Guimarães, terá lugar no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a 23 de novembro.

Breve sinopse da publicação

Nos primeiros anos da década de 1840, no alvorecer do Segundo Reinado, a imprensa periódica da Corte experimentou um relativo declínio dos jornais políticos, viabilizando o surgimento de outros tipos de publicação, a exemplo de Minerva Brasiliense, surgido no Rio de Janeiro em 1º de novembro de 1843, e que é fonte e objeto das atenções deste livro.
Para a consecução da tarefa, somaram-se esforços de diferentes áreas do conhecimento dos dois lados do Atlântico, reunindo investigadores do Rio de Janeiro, de Porto Alegre e de Coimbra. Tal abordagem possibilitou um novo olhar sobre Minerva Brasiliense, fruto da aproximação entre História e Literatura. Buscou-se, assim, captar o sentido das mensagens que nele foram publicadas, com o intuito de delinear os principais traços identitários do recém-instaurado Império, cuja unidade ainda não se encontrava plenamente consolidada.