Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

A Mulher Inventada no Espelho: Literatura, Género e Identidade

Add this event to my calendar

Publication date: 05-10-2014 14:39

Location: Sala do ILLP (7º piso, Faculdade de Letras)
Start: 10-10-2014
End: 10-10-2014
   
Cartaz - A mulher inventada  Realizar-se-á no próximo dia 10 de outubro, às 14h, na Sala do ILLP (7º piso, Faculdade de Letras), uma palestra intitulada «A Mulher Inventada no Espelho: Literatura, Género e Identidade» pela Prof.ª Doutora Helena Parente Cunha (UFRJ). Atividade organizada pelo Centro de Literatura Portuguesa.

Helena Parente Cunha é Professora Emérita da UFRJ. Tem Pós-doutoramento e é Livre Docente e também pesquisadora sénior do CNPq. Bacharelou-se em Letras Neolatinas (em 1951). Fez várias especializações em Línguas e Literaturas francesa, italiana e espanhola. As suas investigações literárias focaram-se, entre outros assuntos, na teoria literária, literatura de autoria feminina, género, pós-modernidade e violência simbólica. Além disso, é uma escritora que publicou conto, romance e poesia. A sua obra literária e ensaística totaliza uma trintena de livros. Colaborou em mais de uma centena de livros colectivos. Ganhou vários prémios e distinções, com o reconhecimento dos seus pares escritores e também das universidades. O romance mais conhecido, Mulher no espelho, chegou, no ano passado, à 10ª edição, dizendo António Houaiss, no prefácio (de 1982), que a autora, com ele, assegurou “um lugar eminente” na literatura brasileira. Saliente-se ainda a sua abordagem da literatura brasileira com uma “visão psicanalítica, descompromissada e interdisciplinar de textos literários na voz masculina”, nos dois volumes de Mulheres inventadas, 2ª ed., rev. e ampl., Rio, Tempo Brasileiro, 1997.