Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Workshop: O Satírico: a sátira e as suas modalizações

Add this event to my calendar

Publication date: 01-03-2013 13:53

Location: Sala do Centro de Literatura Portuguesa (7º Piso) - Universidade de Coimbra
Start: 22-03-2013
End: 22-03-2013
   
O Satírico - workshop 

Na sequência de anteriores Workshops dedicados a diferentes categorias estéticas, como O Grostesco, O Fantástico ou O Trágico, O CLP organiza um Workshop sobre O Satírico: a sátira e as suas modalizações, a realizar no âmbito do Grupo “Poéticas”. Associam-se a esta iniciativa o Doutoramento e Mestrado em «Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino», o Doutoramento em «Culturas e Literaturas Modernas» e o Mestrado em "Estudos Literários e Culturais».

O Satírico é um domínio artístico de grande labilidade e transversalidade, surgindo não só em diferentes géneros e diferentes tempos literários, mas também em diferentes manifestações artísticas. Deste modo, o Workshop O Satírico visa abordar este domínio categorial que se manifesta sob diversas formas nos diferentes modos literários e se apresenta numa multiplicidades de matizes quando trabalhada pelos diferentes autores.

No concernente ao questionamento teórico das potencialidades estéticas do satírico, o Workshop conta com a presença de dois conferencistas estrangeiros convidados, cujos elementos curriculares se apresentam, a seguir, de forma sucinta.

PASCAL DEBAILLY formou-se na École Normale Supérieure e é “agrégé des Lettres”. É professeur na Université de Paris Diderot-Paris 7. Sendo especialista da escrita cómica, satírica e militante da Renascença e da Época Clássica, salienta-se, entre as suas publicações, a obra La Muse indignée, tome I, La Satire en France au XVIe siècle (Paris, Classiques Garnier, 2012). Investiga e trabalha sobre a catarse cómica no teatro de Molière et de Georges Feydeau. Dirige o Grupo de Pesquisa TAM (Traditions Antiques et Modernités). É ainda um dos responsáveis pela criação e desenvolvimento do sítio da internet intitulado Satirologie.

PEDRO AULLÓN DE HARO, catedrático de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada en la Universidad de Alicante, diretor del programa de posgraduação “Metodologías Humanísticas en la Era Digital” y del “Grupo de Investigación Humanismo-Europa”, é autor de vasta obra teórica dedicada às humanidades, num leque alargado de domínios que vão da epistemologia da ciência literéria, à teoria do ensaio, ao comparatismo e à estética. Editou textos clássicos de Schiller, Jean Paul, Krause, Croce, Juan Andrés, Milá y Fontanals o Lezama Lima. De entre as suas publicações salientam-se os seguintes livros: Los géneros ensayísticos (1987), Teoría del Ensayo (1992), La Modernidad poética, la Vanguardia y el Creacionismo (2000), Schopenhauer sobre la lectura (2000), Teoría general del personaje (2001), El Jaiku en España (1985, 2002), El signo y el espacio (2002, 2003), La sublimidad y lo sublime (2006, 2007), La continuità del mondo e dell’arte (2009; ingl. 2011, esp. 2011), Estética de la lectura (2012). Coordenou ainda as seguintes publicações: Teoría de la Crítica literaria (1994), Teoría de la historia de la literatura y el arte (1994), Barroco (2004), Teoría del Humanismo (2010, 7 vols.), Metodologías comparatistas y Literatura comparada (2012). É diretor das Colecciones Mayor y Menor de Editorial Verbum.

22 de março de 2013, 10:00 - 18:00. Sala do CLP, 7º piso.